No seguimento da minha apresentação, e após fazer umas contas cá em casa estamos decididos a comprar um VE para os trajectos mais "longos" da semana de trabalho.
Como carro principal vamos manter o Toyota Auris Ts híbrido.
Como secundário temos um smart fortwo (que anda a mulher com ele). Importa referir que a esposa faz cerca de 5km/dia. Eu faço cerca de 60km/dia.
Ora os meu percurso normal de 60km dia, inclui subidas boas

Posso eventualmente (as vezes 1x semana fazer um adicional de viagem)

Ao fim de semana ir a casa dos sogros - o provável será ir de Toyota

Para o dia a dia, como se percebe qualquer uma das versões, segundo o simulador de viagens, serve perfeitamente. Ja a ida aos sogros é que é bem esticado... (A subida A25 para a Guarda ui ui...)
Da vossa experiencia com VE, em especial Leaf, como é a questão de autonomia em subidas com algum esforço? - O regresso a casa, é funcional com metade do percurso com descida, que no hibrido consigo fazer 14km com gasto de 0.1l/100

Depois tenho a questão da retoma do Smart.
Ainda so fui a stand, e como aceitam retoma - valor inicial muito baixo como é logico.
Para conformo de km, e retoma de Smart, ponderamos o Novo Leaf (dependendo do valor final de retoma como é lógico).
Estamos mais inclinados para a versao de 30Kwh, mas mais difíceis de arranjar, ou entao a preço que seja funcional (ou seja, nas nossas contas ponderamos a versão de 30Kwh a cerca de 20k máximo, isto porque: Novo = +/- 32k. Se subtrair o que nos dá o stand de retoma do smart (+/- 8-10k) e menos uns pós de ser usado = disponíveis a dar até 20k.
Ja a versão de 24kwh penso que entre 15-17mil será o ideal. Mas a opção da versão 24kwh é a ultima. Estamos a analisar mercado.
Ao nível de custos actuais - Eu ando mais com o Auris. Gasto actualmente cerca de 8.5€/100km. (se andasse de smart no meu dia a dia, andava na casa dos 11€/100km) Iuc do Smart = 100€ + Revisão anual = +/- 250€
Face ao exposto e pela vossa experiência o que me podem ajudar?
Ajudas serão sempre bem vindas.
Obrigado
Edit . Coloquei a altitude das viagens nas imagens que nao se via