+1BrunoAlves Escreveu: ↑17 set 2018, 18:38Assim já respondi de forma diferente
Idealmente teria 2 EVSE igual ao meu, um deles numa caixa maior e, fundamentalmente, fixo. Uma das coisas espectaculares da experiência do eléctrico é chegar à garagem e ligar o cabo, que lá está. Não é preciso ir buscar à mala, esticar, enrolar, nada. Ligar e está.
Mas como não tenho t€mpo, tenho o portátil montado como fixo e, quando vou para fora, levo-o

Que combinação de EVSE é a ideal
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Então mas assim temos de andar com um busca pólos e antes de ligar o que quer que seja temos de ver onde anda o neutro. Todas as fichas que usam mais de dois pinos (trifasica 3 pinos por exemplo) pode acontecer o neutro estar fora do lugar. O que é uma grande irresponsabilidade por parte de quem fez a instalação eléctrica, não ter tido em atenção a esse pormenor técnico. Era a mesma coisa que eu que não percebo nada de electricidade e fiz as várias conversões de fichas, não ter tido em atenção onde era o neutro as fases e a terra e ter ligado aquilo ao calhas.


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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Nas trifásicas o neutro não pode estar fora do sítio, isso na minha opinião é uma não questão... Se houver uma tomada industrial ligada dessa forma, muito provavelmente outros equipamentos já deram berros antes
Agora, se podem haver azares? Claro que sim, o Fil apanhou 400V numa schuko...

Agora, se podem haver azares? Claro que sim, o Fil apanhou 400V numa schuko...

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Que combinação de EVSE é a ideal
A minha situação foi a mais caricata possível. Se alguém lá tivesse ligado outro aparelho qualquer, provavelmente teria morrido. Graças a Deus que liguei primeiro na tomada e não no carro, senão não sei se não ía o carregador ao ar também.
Ao menos ninguém se magoou. Ainda bem que tenho também dois evse portáteis e não um fixo. Senão tinha que ficar por lá até chegar outro evse.
Ao menos ninguém se magoou. Ainda bem que tenho também dois evse portáteis e não um fixo. Senão tinha que ficar por lá até chegar outro evse.
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Ora nem mais. Há coisas tão básicas que só quando elas acontecem é que nos lembramos.
Sendo que qualquer portátil pode ficar fixo, não percebo a insistência num fixo de raiz que não dá para absolutamente mais nada em caso de eventual necessidade.
Mas isso sou eu...
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Já apanhei 1 situação dessas numa pequena oficina onde a tomada e a ficha da máquina foi montada pelo dono,liga cor com cor e tá a funcionar.Sabem lá eles o que é o L1 ,L2......Nonnus Escreveu: ↑17 set 2018, 23:51Então mas assim temos de andar com um busca pólos e antes de ligar o que quer que seja temos de ver onde anda o neutro. Todas as fichas que usam mais de dois pinos (trifasica 3 pinos por exemplo) pode acontecer o neutro estar fora do lugar. O que é uma grande irresponsabilidade por parte de quem fez a instalação eléctrica, não ter tido em atenção a esse pormenor técnico. Era a mesma coisa que eu que não percebo nada de electricidade e fiz as várias conversões de fichas, não ter tido em atenção onde era o neutro as fases e a terra e ter ligado aquilo ao calhas.![]()
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Em instalações industriais possivelmente esta tudo correto,
Agora em pequenos armazéns e oficinas é de desconfiar
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Eu também tenho essa opinião. O ideal será um portátil que tenha um acessório para o tornar fixo facilmente, com arrumação do cabo. Se tiver algumas funções especiais como controlo da corrente de acordo com o consumo da casa, etc, então seria perfeito. No fundo o ideal seria um EVSE híbrido, com as funções habituais dos portáteis e dos fixos, incluindo as proteções contra correntes residuais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Eu também sou dessa opinião.mjr Escreveu: ↑18 set 2018, 10:45Eu também tenho essa opinião. O ideal será um portátil que tenha um acessório para o tornar fixo facilmente, com arrumação do cabo. Se tiver algumas funções especiais como controlo da corrente de acordo com o consumo da casa, etc, então seria perfeito. No fundo o ideal seria um EVSE híbrido, com as funções habituais dos portáteis e dos fixos, incluindo as proteções contra correntes residuais.
Basicamente foi o que fiz. Abri uma caixa no muro dentro dessa caixa fiz um suporte em metal para a caixa do EVSE, que além de suportar o EVSE serve para enrolar o cabo e fica tudo selado com uma porta de correr em acrílico. Depois como é o EVSE feito pelo Apr tem essas funções de controlo de corrente e muitas mais


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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Embora compreenda os benefícios de um EVSE portátil e as vantagens do que tem sido desenvolvido pelo Apr, a minha situação não se coaduna com o uso de um EVSE portátil:
- Na minha garagem, tenho de colocar 2 carros, sendo que até bem pouco tempo, o Leaf era o que ia primeiro lá para dentro. Assim, ia ficar encostado do lado direito e a traseira também de todo, para poder colocar o outro carro. Isto implicava que todos os dias antes de o estacionar, teria de tirar o EVSE do carro, desenrolar o cabo e colocá-lo na parede e ligar à tomada e depois no dia seguinte fazer tudo ao contrário, com a agravante do tempo perdido de manhã para isto.
Assim, tive de optar por um EVSE fixo na garagem. Além disso, não tiro grandes benefícios das funcionalidades do EVSE desenvolvido pelo Apr (não tenho painéis solares e consigo fazer uma boa gestão do consumo durante a noite.
Para portátil, ainda menos vantagens iria tirar dessas funcionalidades, de modo que além do que veio com o Leaf, construí outro que me permite ir até aos 16A, com a electrónica dentro da ficha J1772. Recentemente comecei a pensar na necessidade de saber a energia exacta consumida por este EVSE, de modo que pensei em modificá-lo. Acabei no entanto por encomendar um chinoca (https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/) por um bom preço para as funcionalidades que tem
- Na minha garagem, tenho de colocar 2 carros, sendo que até bem pouco tempo, o Leaf era o que ia primeiro lá para dentro. Assim, ia ficar encostado do lado direito e a traseira também de todo, para poder colocar o outro carro. Isto implicava que todos os dias antes de o estacionar, teria de tirar o EVSE do carro, desenrolar o cabo e colocá-lo na parede e ligar à tomada e depois no dia seguinte fazer tudo ao contrário, com a agravante do tempo perdido de manhã para isto.
Assim, tive de optar por um EVSE fixo na garagem. Além disso, não tiro grandes benefícios das funcionalidades do EVSE desenvolvido pelo Apr (não tenho painéis solares e consigo fazer uma boa gestão do consumo durante a noite.
Para portátil, ainda menos vantagens iria tirar dessas funcionalidades, de modo que além do que veio com o Leaf, construí outro que me permite ir até aos 16A, com a electrónica dentro da ficha J1772. Recentemente comecei a pensar na necessidade de saber a energia exacta consumida por este EVSE, de modo que pensei em modificá-lo. Acabei no entanto por encomendar um chinoca (https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/) por um bom preço para as funcionalidades que tem

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Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Eu tenho 2 EVSE portáteis e, para mim, é a combinação ideal.
Já partilhei este video diversas vezes em que uso o EVSE Nissan como EVSE fixo. Até porque ele é mesmo fixo! (em termos de potência
)
Uma wallbox seria interessante se fosse muito mais barata que um EVSE portátil.
Nunca vi tal coisa! (exceto aquelas tomadas que apareceram no Ebay a 90€, se não me engano, e que desapareceram rapidamente)
Perdoem-me se estou a dizer uma barbaridade mas as wallbox não são sempre mais caras do que EVSE portáteis?
O EVSE regulável que comprei ao Apr é o que anda comigo no carro (mais uma extensão de 50m
)
Penso que há EVSEs, fixos ou portáteis, que permitem comunicações, o que é interessante.
Mas para mim não têm utilidade porque no meu lugar de garagem não apanho rede de telemóvel.
Talvez um EVSE portátil com comunicações seja engraçado para ser usado fora de casa mas fora de casa só carrego em PCRs.
Já partilhei este video diversas vezes em que uso o EVSE Nissan como EVSE fixo. Até porque ele é mesmo fixo! (em termos de potência

Uma wallbox seria interessante se fosse muito mais barata que um EVSE portátil.
Nunca vi tal coisa! (exceto aquelas tomadas que apareceram no Ebay a 90€, se não me engano, e que desapareceram rapidamente)
Perdoem-me se estou a dizer uma barbaridade mas as wallbox não são sempre mais caras do que EVSE portáteis?
O EVSE regulável que comprei ao Apr é o que anda comigo no carro (mais uma extensão de 50m

Penso que há EVSEs, fixos ou portáteis, que permitem comunicações, o que é interessante.
Mas para mim não têm utilidade porque no meu lugar de garagem não apanho rede de telemóvel.
Talvez um EVSE portátil com comunicações seja engraçado para ser usado fora de casa mas fora de casa só carrego em PCRs.