
DB Leaf 40 PeMiFer
- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
No meu Leaf anterior fiz os passos indicados no Leaf Spy, aqueles passos de encher determinada pressão para cada pneu.
No Leaf atual penso que o Leaf Spy não deteta a pressão sem a nossa "ajuda".
Posso reinstalar novamente para ver se as pressões aparecem sem qualquer ação...
No Leaf atual penso que o Leaf Spy não deteta a pressão sem a nossa "ajuda".
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Hoje lembrei-me desta pergunta.Tens isso em PSI's...isso equivale a quantos bar?
Cá está a resposta!
- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Este fim de semana fiz uma viagem Lisboa - Fátima, deixo aqui os pormenores.
O que tem de interessante uma viagem tão curta?
Não muito!
O mais interessante foi a parte final da viagem em que eu decidi aproveitar o SOC baixo para descarregar a bateria até parar.
À saída de casa estava assim.


Isto é óbvio mas eu nunca tinha reparado antes. Fica a imagem para os distraídos como eu.
Com 100% de SOC as barras de regeneração são só 2.

Com 99% de SOC as barras ainda são só 3.

Com 93% as barras são 5. Infelizmente não reparei qual foi a percentagem em que as barras todas ficaram disponíveis.

Este é o gráfico da velocidade do troço Lisboa - PCR de Santarém, corresponde a 110km/h no Pro-Pilot.

Estes são os dados à chegada ao PCR de Santarém



O carregamento rápido começou bem, a 43kW.




Acabou a 19kW.



Parei apenas para tomar um cafézinho e dar um cheirinho de carga ao carro.
A viagem não justifica.
Não percebo como para tomar um simples cafézinho se demora 25 minutos...

Era assim que estava à saída.


O que tem de interessante uma viagem tão curta?
Não muito!
O mais interessante foi a parte final da viagem em que eu decidi aproveitar o SOC baixo para descarregar a bateria até parar.
À saída de casa estava assim.


Isto é óbvio mas eu nunca tinha reparado antes. Fica a imagem para os distraídos como eu.
Com 100% de SOC as barras de regeneração são só 2.

Com 99% de SOC as barras ainda são só 3.

Com 93% as barras são 5. Infelizmente não reparei qual foi a percentagem em que as barras todas ficaram disponíveis.

Este é o gráfico da velocidade do troço Lisboa - PCR de Santarém, corresponde a 110km/h no Pro-Pilot.

Estes são os dados à chegada ao PCR de Santarém



O carregamento rápido começou bem, a 43kW.




Acabou a 19kW.



Parei apenas para tomar um cafézinho e dar um cheirinho de carga ao carro.
A viagem não justifica.
Não percebo como para tomar um simples cafézinho se demora 25 minutos...

Era assim que estava à saída.


- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
À chegada a Fátima estava assim.


Este era o gráfico da temperatura até Fátima.

Gráfico das velocidades PCR de Santarém - Fátima.
110km/h no Pro-Pilot.



Este era o gráfico da temperatura até Fátima.

Gráfico das velocidades PCR de Santarém - Fátima.
110km/h no Pro-Pilot.

- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
As minhas viagens não correm como planeado.
Tinha planeado carregar outra vez no PCR de Santarém e comecei a viagem a andar à vontade sem preocupações de consumo.
Ao aproximarmo-nos do PCR de Santarém a minha mulher diz-me "Se tivermos autonomia, não pares".
Eu pensei: "Lá dar, dará! Mais vai ser à conta"
Tive de optar por uma velocidade mais moderada.
E realmente o Leaf é um carro que não engana...

Caso não tivesse reparado no primeiro aviso aparece outro na navegação.

Entretanto o carro deixa de indicar a autonomia e mostra os famosos ---

Apesar de não ter mudado o valor do consumo no Leaf Spy (até está mais alto), este diz-me que ainda tenho muitos quilómetros de autonomia.

Finalmente em casa. Chego com 2% e --- de autonomia.

Desta vez com um valor de consumo mais perto do real (real 16.3kWh/100km; Leaf Spy 168Wh/km), o Leaf Spy indica ainda 17.8km de autonomia.
Indica ainda 11% de SOC.


Estas foram as velocidades praticadas, comecei a registar já na A1, lá está o começo mais rápido e depois a moderação.

Este é o gráfico das temperaturas de toda a viagem
A indicação das horas no gráfico está incorreta.
O salto para cima que se vê foi quando desliguei o Leaf Spy para ir tomar café e voltei no fim do carregamento.
O salto para baixo que se vê foi enquanto o carro esteve parado.

Estes são os dados desde o carregamento no PCR de Santarém, ida a Fátima e regresso a Lisboa.
A pouca quantidade de quilómetros feita (170km), com 90% deve-se ao fato de, a determinada altura, como referi, ter feito bastantes quilómetros a velocidades altas.

Esta é a informação da totalidade da viagem.

Indicador de temperatura um passinho acima de meio.

O carro diz que serão precisas 18 horas para carregar até 100%

Tinha planeado carregar outra vez no PCR de Santarém e comecei a viagem a andar à vontade sem preocupações de consumo.
Ao aproximarmo-nos do PCR de Santarém a minha mulher diz-me "Se tivermos autonomia, não pares".
Eu pensei: "Lá dar, dará! Mais vai ser à conta"
Tive de optar por uma velocidade mais moderada.
E realmente o Leaf é um carro que não engana...

Caso não tivesse reparado no primeiro aviso aparece outro na navegação.

Entretanto o carro deixa de indicar a autonomia e mostra os famosos ---

Apesar de não ter mudado o valor do consumo no Leaf Spy (até está mais alto), este diz-me que ainda tenho muitos quilómetros de autonomia.

Finalmente em casa. Chego com 2% e --- de autonomia.

Desta vez com um valor de consumo mais perto do real (real 16.3kWh/100km; Leaf Spy 168Wh/km), o Leaf Spy indica ainda 17.8km de autonomia.
Indica ainda 11% de SOC.


Estas foram as velocidades praticadas, comecei a registar já na A1, lá está o começo mais rápido e depois a moderação.

Este é o gráfico das temperaturas de toda a viagem
A indicação das horas no gráfico está incorreta.
O salto para cima que se vê foi quando desliguei o Leaf Spy para ir tomar café e voltei no fim do carregamento.
O salto para baixo que se vê foi enquanto o carro esteve parado.

Estes são os dados desde o carregamento no PCR de Santarém, ida a Fátima e regresso a Lisboa.
A pouca quantidade de quilómetros feita (170km), com 90% deve-se ao fato de, a determinada altura, como referi, ter feito bastantes quilómetros a velocidades altas.

Esta é a informação da totalidade da viagem.

Indicador de temperatura um passinho acima de meio.

O carro diz que serão precisas 18 horas para carregar até 100%

- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Uma vez que já estava com a bateria tão descarregada porque não aproveitar para saber quais são os limites.
O primeiro limite foi o da tartaruga que apareceu aos 16GIDs.

Entre os 2% e a tartaruga foram feitos 9km a puxar o máximo!
Com a tartaruga só estão disponíveis 2 traços de aceleração!

Esta é a mensagem que aparece com a tartaruga.
Quando apareceu a primeira vez não consegui fotografar.

Finalmente a bateria completamente descarregada.
Como de costume aparece uma mensagem assustadora.

Afinal descarreguei a bateria ou avariei o carro? Outra mensagem assustadora!

Paragem total aos 9GIDs, 0.7kWh.
O indicador de autonomia do Leaf Spy acertou!
Reparem no consumo que estava a fazer para gastar o máximo de bateria possível.

A "malandra" que fez parar o carro foi a célula 32 com 2.822V. All Cells OK!

Cada célula tem a sua voltagem. Histograma muito diferente do habitual.

Houve um aquecimento na fase final.
Andar a esticar o carro para descarregar mais depressa aquece a bateria.

Com aquelas mensagens assustadoras é melhor verificar os DTCs.
Afinal até há 2 erros!

Cá estão os famosos --- quer na bateria quer na autonomia.
E esta mensagem de tempo de carregamento? (Mais de 24 hr)

Afinal não são "Mais de 24 horas", 17:08 chegam perfeitamente.

O primeiro limite foi o da tartaruga que apareceu aos 16GIDs.

Entre os 2% e a tartaruga foram feitos 9km a puxar o máximo!
Com a tartaruga só estão disponíveis 2 traços de aceleração!

Esta é a mensagem que aparece com a tartaruga.
Quando apareceu a primeira vez não consegui fotografar.

Finalmente a bateria completamente descarregada.
Como de costume aparece uma mensagem assustadora.

Afinal descarreguei a bateria ou avariei o carro? Outra mensagem assustadora!

Paragem total aos 9GIDs, 0.7kWh.
O indicador de autonomia do Leaf Spy acertou!
Reparem no consumo que estava a fazer para gastar o máximo de bateria possível.

A "malandra" que fez parar o carro foi a célula 32 com 2.822V. All Cells OK!

Cada célula tem a sua voltagem. Histograma muito diferente do habitual.

Houve um aquecimento na fase final.
Andar a esticar o carro para descarregar mais depressa aquece a bateria.

Com aquelas mensagens assustadoras é melhor verificar os DTCs.
Afinal até há 2 erros!

Cá estão os famosos --- quer na bateria quer na autonomia.
E esta mensagem de tempo de carregamento? (Mais de 24 hr)

Afinal não são "Mais de 24 horas", 17:08 chegam perfeitamente.

- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Primeiro carregamento a começar imediatamente e a acabar à 1:50 para carregar até 20%. O outro há de ser entre as 4 e as 8.
Começa um bocado fraquinho, só 1584W.

Eventualmente está tambem a carregar a bateria de 12V, mas estão a entrar cerca de 1900W.

Começa um bocado fraquinho, só 1584W.

Eventualmente está tambem a carregar a bateria de 12V, mas estão a entrar cerca de 1900W.

- Filipe
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mais uma vez, obrigado por esta CICLÓPICA informação. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Passadas 3 horas vou fazer uma verificação...
Será que os DTCs foram bem limpos? Ou pior, são mesmo erros?
Afinal não há DTCs.

As voltagens das células estão com ótimo aspecto, todas balanceadinhas.

Passadas 3 horas as "Mais de 24 horas" já vão em 18:30.

Agora a potência que entra na bateria já é mais próxima da que entra no carregador.

O histograma de voltagens voltou ao seu aspecto normal.

1779W a entrar na bateria, a temperatura já mais baixa, tudo normal.

O gráfico das temperaturas do dia todo.

Para fazer contas fui medir a tensão na arrecadação.
Quer dizer que a intensidade do carregamento é 7.91A

Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar.

Está quase na hora do carregamento parar... como será que o carregamento está a correr?

Como programado parou à 1:50.
Será que ficou com os 20%?

Na mouche!

Será que os DTCs foram bem limpos? Ou pior, são mesmo erros?
Afinal não há DTCs.

As voltagens das células estão com ótimo aspecto, todas balanceadinhas.

Passadas 3 horas as "Mais de 24 horas" já vão em 18:30.

Agora a potência que entra na bateria já é mais próxima da que entra no carregador.

O histograma de voltagens voltou ao seu aspecto normal.

1779W a entrar na bateria, a temperatura já mais baixa, tudo normal.

O gráfico das temperaturas do dia todo.

Para fazer contas fui medir a tensão na arrecadação.
Quer dizer que a intensidade do carregamento é 7.91A

Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar.

Está quase na hora do carregamento parar... como será que o carregamento está a correr?

Como programado parou à 1:50.
Será que ficou com os 20%?

Na mouche!

- pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
E no dia seguinte?
Estava assim:







Estava assim:






