Tive uma situação parecida mas disse-me que não retirava o carro porque ia à missa. Chamei a polícia municipal e quando saiu da missa o carro já tinha sido rebocado...cfvp Escreveu: ↑18 ago 2019, 21:09Já tinha lido na altura o que tinham escrito mas não cheguei a dizer nada. Obrigado pelas dicas. Como eu mal uso o EVSE e quando uso é na rua (em casa), não vejo muita necessidade de trancar o cabo no capô, dado que a minha rua é tranquila e também vou controlando a situação. Nos postos públicos também só tenho ligado os cabos e nunca aconteceu nada, mas pronto, é até ao dia em que acontece.
Também ainda não fiquei apeado! Fogo, isto só a mim...![]()
Estou a brincar mas qualquer dia ainda fico mesmo.
A vantagem de carregar nos postos normais públicos é que não se paga ainda, como sabem, por isso nos últimos meses o custo tem sido quase 0, mas também não faço muitos kms (tenho por volta de 1700km no total), portanto acabo por nem poupar grande coisa.
Bem mas eu vinha falar de uma situação caricata que me aconteceu hoje quando fui por o carro a carregar num posto público. Segundos depois de ter estacionado o carro para pôr a carregar, vem um carro a combustão e estaciona ao meu lado, ou seja, num lugar de carregamento para VEs. Eu decidi, educadamente, dizer ao senhor que aquele lugar era para os VEs carregarem. A reacção não foi boa. Ele primeiro começou por me perguntar se o meu era eléctrico e eu disse que sim. Já não tenho a certeza mas acho que ele chegou a perguntar onde estava o "depósito". Então eu disse-lhe que tinha os cabos na mala e a porta para carregar era à frente. Quando ele se apercebeu que eu não estava a fazer nada incorrecto como ele, pôs-se a dizer que só ia buscar pão e eram só 5 min. A minha resposta foi dizer que podia aparecer alguém para carregar e por estar ali o carro a bloquear já não dava (eu até lhe ia dizer a seguir que nesse caso não me importava visto serem só 5min mas não consegui dizer-lhe isso, porque ele mal me deixou falar). Nisto ele começa a dizer que podiam estacionar atrás do dele, ou seja, na faixa de rodagem e claro que eu disse-lhe que não podiam deixar o carro a carregar no meio da faixa
. Penso que foi mais ou menos aqui que ele se começou a enervar e a dizer que era bem educado mas eu já o estava a irritar.
Depois começou com uma história de que o país estava mal por causa dos "se's" (isto é, se aparecesse alguém, se isto acontecesse, etc) e eu disse-lhe que se calhar por ninguém pensar nos "se's" é que o país estava mal lol. Às tantas eu decidi ignorá-lo e dizer-lhe que não ia perder mais tempo com ele, mas ele lá continuou a dizer já não sei bem o quê, acho que era algo do género "se eu quero estacionar aqui estaciono", até que eu só lhe disse que se chamasse a policia naquele momento ele era multado e aí foi quando a situação ficou ainda pior, com ele a dizer que eu não era homem para chamar a polícia.
![]()
Pouco tempo depois de mandar mais uns bitaites lá se foi embora.
Enfim, há com cada personagem na estrada... Desculpem o testamento.

DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Certo, obrigado.
Enfim, que descaramento, fez bem em chamar a polícia, era o que eu faria provavelmente. Não viu a reacção dele depois de sair da missa? Era giro ter visto.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Pode tentar comprar um OBD no eBay mas nem todos os OBD dão.
Pode comprar a este senhor. Ele tem um Leaf e testa-os.
https://www.olx.pt/anuncio/konnwei-903- ... BJaAO.html
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Apesar das unidades serem diferentes, elas podem ser alteradas no Leaf Spy, dá para ver que o carro mostrava consumo de 8km/kwh, eu alterei o consumo no Leaf Spy com os botões "+", "-" que se vêem na imagem.
O carro indicava 26km de autonomia, o Leaf Spy indicava 17,5km até 5% de bateria para o mesmo consumo.
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Apesar das unidades serem diferentes, elas podem ser alteradas no Leaf Spy, dá para ver que o carro mostrava consumo de 8km/kwh, eu alterei o consumo no Leaf Spy com os botões "+", "-" que se vêem na imagem.
O carro indicava 26km de autonomia, o Leaf Spy indicava 17,5km até 5% de bateria para o mesmo consumo.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
E fontes divinas confiscaram os bens materiais... Por outras palavras a polícia rebocou o carro...
A má notícia que a polícia me deu é que não rebocava veículo elétricos quando têm o cabo. Já tiveram problemas de indenizações pelo que agora não rebocam. O polícia contou-me que sabia dum caso duma advogada com um Zoe que estacionava todos os dias num carregador no bairro alto...
No comments
A má notícia que a polícia me deu é que não rebocava veículo elétricos quando têm o cabo. Já tiveram problemas de indenizações pelo que agora não rebocam. O polícia contou-me que sabia dum caso duma advogada com um Zoe que estacionava todos os dias num carregador no bairro alto...
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Obrigado. A ver se na próxima semana mando vir um para experimentar o LeafSpy.pemifer Escreveu: ↑31 ago 2019, 19:58Pode tentar comprar um OBD no eBay mas nem todos os OBD dão.
Pode comprar a este senhor. Ele tem um Leaf e testa-os.
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Apesar das unidades serem diferentes, elas podem ser alteradas no Leaf Spy, dá para ver que o carro mostrava consumo de 8km/kwh, eu alterei o consumo no Leaf Spy com os botões "+", "-" que se vêem na imagem.
O carro indicava 26km de autonomia, o Leaf Spy indicava 17,5km até 5% de bateria para o mesmo consumo.
Se entendi bem o +/- alterou o valor para @8.05 km/kWh e isso actualizou o valor para 17.5km -> 5%. Só não entendi o porquê de ser até 5%?
Outra dúvida é porque é que neste caso o carro não dá a mesma estimativa de kms que o LeafSpy, já que ambos supostamente estão a usar a mesma média para o cálculo?
Pois já tinha lido relatos no facebook a dizer que não rebocavam.caz Escreveu: ↑02 set 2019, 22:01A má notícia que a polícia me deu é que não rebocava veículo elétricos quando têm o cabo. Já tiveram problemas de indenizações pelo que agora não rebocam. O polícia contou-me que sabia dum caso duma advogada com um Zoe que estacionava todos os dias num carregador no bairro alto...
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Por falar nos postos públicos, alguém sabe se se pode retirar sem problemas um cabo quando a tomada está a verde? Mais concretamente nos postos da KLC de 22kW. No outro dia apanhei um já carregado (supostamente), mas tinha lá o cabo ligado.
Ainda sobre esses postos da KLC, qual é a melhor forma de iniciar a carga? Eu sempre me baseei num tutorial da Mobie, mas era para os postos antigos, embora nestes novos também dê para fazer o mesmo, mas não sei se será a melhor forma. Isto é, eu primeiro passo o cartão e só depois é que ligo os cabos. Será que é melhor fazer ao contrário?
Para finalizar nos últimos dias tenho tido alguns problemas com a app da Nissan (NIssanConnect EV) para Android. Por norma a app é lenta, mas ultimamente não tenho conseguido ligar a climatização e às vezes nem a carga consigo ver. O que ainda tem funcionado melhor é a app My Leaf, mas também tenho tido dificuldades com ela, naturalmente.
Alguém tem notado o mesmo problema?
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
O calculo no Leaf de 2013 dava mais ou menos o mesmo, no Leaf de 2018 notei ao principio que o desvio era grande e por isso deixei de prestar atenção.cfvp Escreveu: ↑04 set 2019, 01:23Obrigado. A ver se na próxima semana mando vir um para experimentar o LeafSpy.
Se entendi bem o +/- alterou o valor para @8.05 km/kWh e isso actualizou o valor para 17.5km -> 5%. Só não entendi o porquê de ser até 5%?
Outra dúvida é porque é que neste caso o carro não dá a mesma estimativa de kms que o LeafSpy, já que ambos supostamente estão a usar a mesma média para o cálculo?
Entretanto parece-me que houve uma correção e que os valores já estarão mais realistas para o Leaf 40 (ainda não analisei com atenção).
Os 5% era o limite mínimo no Leaf de 24. O carro pára aos 5%. A bateria NUNCA descarrega até 0%. Daí o LeafSpy mostrar a autonomia até 5% que é mais realista do que até 0%, podemos dizer que é a autonomia "utilizável".
De qualquer maneira no Leaf Spy essa percentagem é configurável.
Eu ponho sempre o cabo primeiro e depois trato do resto. Ao principio tentava seguir as indicações do posto mas nem sempre conseguia por o cabo no tempo que o posto dá para o efeito. De qualquer maneira é indiferente pois o posto só começa o carregamento depois de o cabo estar posto. O que interessa se pôs o cabo antes de passar o cartão ou depois? Nada.cfvp Escreveu: ↑04 set 2019, 01:23Por falar nos postos públicos, alguém sabe se se pode retirar sem problemas um cabo quando a tomada está a verde? Mais concretamente nos postos da KLC de 22kW. No outro dia apanhei um já carregado (supostamente), mas tinha lá o cabo ligado.
Ainda sobre esses postos da KLC, qual é a melhor forma de iniciar a carga? Eu sempre me baseei num tutorial da Mobie, mas era para os postos antigos, embora nestes novos também dê para fazer o mesmo, mas não sei se será a melhor forma. Isto é, eu primeiro passo o cartão e só depois é que ligo os cabos. Será que é melhor fazer ao contrário?
Quando em carregamento o cabo fica preso ao posto (a não ser que o trinco esteja danificado).
Tenho notado mais intermitência no funcionamento da APP ultimamente. Ainda no dia 28, salvo erro, tentei ligar o AC por diversas vezes, em locais diferentes, e não consegui, apesar da App estar, aparentemente, a trabalhar.cfvp Escreveu: ↑04 set 2019, 01:23Para finalizar nos últimos dias tenho tido alguns problemas com a app da Nissan (NIssanConnect EV) para Android. Por norma a app é lenta, mas ultimamente não tenho conseguido ligar a climatização e às vezes nem a carga consigo ver. O que ainda tem funcionado melhor é a app My Leaf, mas também tenho tido dificuldades com ela, naturalmente.
Alguém tem notado o mesmo problema?
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Está realmente muito má a APP, quase que não se pode confiar de todo.
Esta semana tentei ligar 2 vezes o AC pela APP, e até ligou, mas só 1 hora depois quando cheguei a casa



Estava o carro já em casa quando o ouvi a ligar o AC e recebi a notificação na APP
É mesmo uma vergonha esta APP/ serviço da Nissan
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Por acaso ainda recentemente li um post a queixarem-se do mau funcionamento da App do i3...frankesousa Escreveu: ↑05 set 2019, 11:49Está realmente muito má a APP, quase que não se pode confiar de todo.
Esta semana tentei ligar 2 vezes o AC pela APP, e até ligou, mas só 1 hora depois quando cheguei a casa![]()
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Estava o carro já em casa quando o ouvi a ligar o AC e recebi a notificação na APP
É mesmo uma vergonha esta APP/ serviço da Nissan
Parece que é mal geral tirando a Tesla.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Pois isso não sei, não anda muito por dentro do assunto i3, mas pior que a da Nissan, não é nada fácil!
Digamos que (nos últimos tempos) a APP da Nissan não funciona! Assim se funcionar até ficamos contentes

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