Certo, mas a diferença não será tanto assim, até porque o que se vê é que os packs que berram são os que são muito abusados e as celulas têm comportamentos uniformes até ao erro de isolamento, se fosse como dizes irias ver as celulas mais sujeitas a essas diferenças de temperatura a terem comportamentos diferentes, e isso não se observa antes do erro porque carga de água se iria notar depois do erro?Nonnus Escreveu: ↑16 out 2022, 12:55
Desde a saída do Leaf de 40 que temos tido várias discussões acerca dos erros cometidos pela Nissan. Lembra-te que uma das coisa que falamos várias vezes é que a temperatura dentro do pack não é uniforme o que leva a querer que as células que expandem são as que estão sujeitas a maiores temperaturas. Não é defeito das células em questão é mesmo o mau design do pack.
No caso do telemovel é diferente, acho que é mesmo um erro de concepção daquele modelo de bateria, ou do telemovel (do software) porque aconteceu a duas baterias diferentes.
Aliás, se não fosse uniforme termicamente as celulas iriam degradando de forma diferente durante a sua vida, e hoje no meu LEAF vejo os mesmo cerca de 20mV a 30mV de diferenças no pack que via aquando novo, costumo ver estes valores em funcionamento e não depois de algum balanceamento, não vejo grandes alterações quase a chegar aos 130 000kms.

Eu sempre disse que achava que homogeneidade termica era pior num Soul ou ioniq, por exemplo, do que num LEAF, o ar forçado não chega igual a todas as zonas do pack...Aliás, o Bjon já começou a achar o mesmo, na altura riu-se quando eu afirmava isto, mas os testes que tem feito ao Soul fizeram-no mudar de ideias.