
Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
- mjr
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
200Wh/km a 110km/h no ABRP parece-me (muito) exagerado. Talvez 170Wh/km seja mais realista.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- migle
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Eles dão várias margens de segurança, e usam km/h reais. Os valores são elevados para todos os carros. Além disso, ainda assumem sempre degradação da bateria.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
No destino refere em Vila Real?
Se tiver possibilidade de carregar em casa e no trabalho, então julgo que o leaf40 chega perfeitamente e poupa uns milhares de €.
Mesmo que em algum momento, haja algum constrangimento de carga no local habitual, tem lá um PCR que não o deixará ficar mal.
Mas isso vai sempre da sua opção. Claro que um carro com mais bateria dá aparentemente mais descanso, mas custa bem mais. Para valores (€) semelhantes ao do Leaf60, existe também o Kia e-niro, kia soul, hyunday Kona. E todos eles têm mais autonomia. Não sei se já os analisou.
Importante é que tenha optado por um carro elétrico. Vai ver que é uma decisão sem retorno e que o carro rapidamente vai passar para carro principal e para todas as viagens. Vai poupar imenso dinheiro com essa viagem diária e vai tirar todo o prazer de conduzir um VE.
Última edição por kony76 em 06 jul 2020, 12:15, editado 1 vez no total.
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Quando falei no meio estava-me a referir a Vila Real. É carregamento no trabalho?
De qualquer forma se conseguir garantir carregamento em Vila Real não vejo porque não o Leaf 40, mas claro que um 62 dá mais descanso, até para outras alturas. No entanto se vai ponderar o de 62, porque não dar uma vista de olhos nos outros que kony76 referiu?
Ok, mas vai dar ao mesmo, se calhar o resultado ainda não é muito fiável.
Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: ↑06 jul 2020, 11:12[Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Quanto à distancia: 90 + 90 km de AE de montanha no LEAF 60 é brincadeira

O limite do carro creio estar nos 150 +150 km de AE de montanha.
Atenção! Tem de ter carregador de pelo menos 4 kW para carregar com segurança os 30-40 kwH que vai gastar diariamente!
Apesar de ser dono de um LEAF 60 também acho que merece considerar outras coisas: TM3 SR+ (se o € der para esticar), Zoe 50, Kona, 208e, E-niro. Todos estes creio que também fazem a viagem e tem preço semelhante (menos o TM3...)
Mas se o tamanho, formato e o carro em geral te enchem as medidas, força.
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
O Hyundai não gosto mesmo. E custa dar 40 mil € ou mais por um veículo que tenho de virar a cara (por dentro e por fora), custa...
O Kia e-Niro gosto (último restyling) , mas não têm para entrega, nem sequer previsão de chegada.
O Tesla 3 SR+, neste momento, são mais 10.000€ que o Leaf.
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
A minha única preocupação é como chegará a temperatura da bateria não refrigerada a Vila Real, depois de ir "a abrir" num dia como hoje com mais de 35°C...
Obrigado pela ajuda de todos.
O Kia e-Niro gosto (último restyling) , mas não têm para entrega, nem sequer previsão de chegada.
O Tesla 3 SR+, neste momento, são mais 10.000€ que o Leaf.
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
A minha única preocupação é como chegará a temperatura da bateria não refrigerada a Vila Real, depois de ir "a abrir" num dia como hoje com mais de 35°C...
Obrigado pela ajuda de todos.
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Já notou algum problema pelo facto de as baterias não terem refrigeração ativa?LAbreu Escreveu: ↑06 jul 2020, 13:54O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: ↑06 jul 2020, 11:12[Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Quanto à distancia: 90 + 90 km de AE de montanha no LEAF 60 é brincadeiraMesmo de Inverno (ai gasta uns 230W/km).
O limite do carro creio estar nos 150 +150 km de AE de montanha.
Atenção! Tem de ter carregador de pelo menos 4 kW para carregar com segurança os 30-40 kwH que vai gastar diariamente!
Apesar de ser dono de um LEAF 60 também acho que merece considerar outras coisas: TM3 SR+ (se o € der para esticar), Zoe 50, Kona, 208e, E-niro. Todos estes creio que também fazem a viagem e tem preço semelhante (menos o TM3...)
Mas se o tamanho, formato e o carro em geral te enchem as medidas, força.
Obrigado!
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
O aquecimento da bateria não vai ser problema só pelo andamento. O aquecimento acontece após o 2 carregamento rápido na mesma viagem, o que não vai ser o caso. E o que acontece é uma proteção do carro que corta velocidade de carregamento e/ou potência ao carro para diminuir velocidade. Não danifica a bateria.ruicvt Escreveu: ↑06 jul 2020, 19:00O Hyundai não gosto mesmo. E custa dar 40 mil € ou mais por um veículo que tenho de virar a cara (por dentro e por fora), custa...
O Kia e-Niro gosto (último restyling) , mas não têm para entrega, nem sequer previsão de chegada.
O Tesla 3 SR+, neste momento, são mais 10.000€ que o Leaf.
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
A minha única preocupação é como chegará a temperatura da bateria não refrigerada a Vila Real, depois de ir "a abrir" num dia como hoje com mais de 35°C...
Obrigado pela ajuda de todos.
Mas... o que é “ir a abrir”?
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Não. Nada... A bateria nunca passou do meio do mostrador de temperatura (mas tenho alguns cuidados).ruicvt Escreveu: ↑06 jul 2020, 19:04Já notou algum problema pelo facto de as baterias não terem refrigeração ativa?LAbreu Escreveu: ↑06 jul 2020, 13:54O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: ↑06 jul 2020, 11:12[Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Quanto à distancia: 90 + 90 km de AE de montanha no LEAF 60 é brincadeiraMesmo de Inverno (ai gasta uns 230W/km).
O limite do carro creio estar nos 150 +150 km de AE de montanha.
Atenção! Tem de ter carregador de pelo menos 4 kW para carregar com segurança os 30-40 kwH que vai gastar diariamente!
Apesar de ser dono de um LEAF 60 também acho que merece considerar outras coisas: TM3 SR+ (se o € der para esticar), Zoe 50, Kona, 208e, E-niro. Todos estes creio que também fazem a viagem e tem preço semelhante (menos o TM3...)
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Obrigado!
1- O meu carro pernoita em garagem na cidade da Guarda (aos 1000m de altimetria está menos 5º que nas redondezas...).
Já notei que a garagem fica mais quente. Por vezes opto por abrir a porta da garagem (que fica em predio) para arrefecer. Mas também la dentro só esta o carro e o EVSE. Só aqui arrefece muito.
2- Uso o protector refletor do tablier praticamente sempre.
3- Se houver sombra, agora no verão, uso sempre.
O arrefecimento só traz problema com as cargas rapidas, coisa que não uso regularmente.
No Alentejo, Douro interior e Beira baixa, onde a sombra e pouca e o Sol escaldante acretido que haja problema com a temperatura nos 40º.
Para alem disso, a bateria demora muito a arrefecer, mas em uso normal tambem demora a aquecer...