Leitor de Bateria com erro

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frankesousa
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 13 mai 2024, 09:15

civic Escreveu:
13 mai 2024, 09:00

Quanto ao rapidgate tenho uma teoria, o 30 só não o tem porque a bateria é pequena, o 24 ainda é melhor nesse capitulo, dificilmente chega a esse nivel, aliás, quando fiz viagens grandes nunca tive muito presente esse problema do rapidgate porque simplesmente não usava a bateria toda, ou seja, carregava muito antes de chegar a niveis demasiado baixos. Aliás, podes ver bem a quantidade de LEAFs vendido para a praça, o 40 vendeu mais num ano do que o 30 nos seus anos todos, como sabes, queres mesmo comparar os universos dos 2 e a forma como foram utilizados?

Os problemas de celulas desbalanceadas têm aparecido sobretudo em casos que não conheces o historial do carro, tenho visto carros com mais de 200k, 300k com comportamentos impecáveis e quase nenhuma degradação, gostava de ver isso num 30. ;)

A minha opinião em relação aos 2 é que o 30 tem uma degradação constante, independenetemente de como trates o carro, já o 40 como tem uma autonomia maior e tempos de carga maiores faz com que esteja mais tempo a descarregar/carregar o que faz aumentar muito a temperatura, na minha opinião é o tamanho de bateria mais prejudicial, pois é grande o suficiente para aquecer muito na carga/descarga, tanto pelo tempo como pela capacidade, já um de 60 carrega a menos de 1C. Agora em termos de celulas não duvido que as do 40 sõ bem mehores que as do 24, 30.
Vamos esperar mais uns anos para tirar conclusões.

O leaf 40 faz mais km sem problemas pelo simples facto de ter uma bateria maior, portanto para os mesmos ciclos de carga faz mais km.
Também tendo mais autonomia liberta os utilizadores para fazer mais km em menos anos.
Na minha opinião nada mais que isso.

O meu leaf 30 também teve um comportamento bom até aos 6, depois disso começou a cair a pique.

Infelizmente é isso mesmo que me parece ser o destino de todos os leaf, aproximando-se dos 8 anos vão ceder.
Azar para os utilizadores é o facto do leaf 40 mais facilmente atingir os 160.000km antes dessa data e portanto poucos ou nenhuns vão "para a fila de espera" na troca de bateria em garantia.

Sobre os "leafs que conheces" com 200 ou 300 mil km, quais são? Sabes o histórico deles? Não é que eu procure isso mas nunca vi assim nenhum com esses km e com o histórico do mesmo dono a confirmar que nunca teve problemas nem levou baterias novas.
Atenção, não estou a desconfiar do que dizes, gostava era de saber mais sobre esses casos também para poder ter uma opinião mais fundada sobre o assunto.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 mai 2024, 09:27

frankesousa Escreveu:
13 mai 2024, 09:15


Vamos esperar mais uns anos para tirar conclusões.

O leaf 40 faz mais km sem problemas pelo simples facto de ter uma bateria maior, portanto para os mesmos ciclos de carga faz mais km.
Também tendo mais autonomia liberta os utilizadores para fazer mais km em menos anos.
Na minha opinião nada mais que isso.

O meu leaf 30 também teve um comportamento bom até aos 6, depois disso começou a cair a pique.

Infelizmente é isso mesmo que me parece ser o destino de todos os leaf, aproximando-se dos 8 anos vão ceder.
Azar para os utilizadores é o facto do leaf 40 mais facilmente atingir os 160.000km antes dessa data e portanto poucos ou nenhuns vão "para a fila de espera" na troca de bateria em garantia.

Sobre os "leafs que conheces" com 200 ou 300 mil km, quais são? Sabes o histórico deles? Não é que eu procure isso mas nunca vi assim nenhum com esses km e com o histórico do mesmo dono a confirmar que nunca teve problemas nem levou baterias novas.
Atenção, não estou a desconfiar do que dizes, gostava era de saber mais sobre esses casos também para poder ter uma opinião mais fundada sobre o assunto.
O LEAF 40 está a chegar aos 7 anos e não conheço nenhum caso de quem o trate como um carro normal do dia a dia, seja aqui neste forum, seja no Novaenergia, seja no Facebook... que tenha algum problema de degradação precoce...Coisa que no 30 ao fim de uns 3 anos já se começava a falar que iam morrer na praia em termos de degradação. ;)

Conheço 2 taxis com quilometragem entre os 200 e os 300k sem qualquer problema (um deles já passou os 300), claro que não são UBERs que andam 24 horas com a temp no vermelho, o meu já vai com 150 000 kms e 6 anos, achas que no 30 com as condições do meu seria a regra ou a exepção?
Nos proprios grupos do Facebook existem alguns casos de quem os tem com quilometragens elevadas sem problemas de maior, claro que o pessoal só se foca nos que têm problemas, esses casos por norma são de quem tem algum cuidado com a temperatura.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 13 mai 2024, 09:44

civic Escreveu:
13 mai 2024, 09:27
O LEAF 40 está a chegar aos 7 anos e não conheço nenhum caso de quem o trate como um carro normal do dia a dia, seja aqui neste forum, seja no Novaenergia, seja no Facebook... que tenha algum problema de degradação precoce...Coisa que no 30 ao fim de uns 3 anos já se começava a falar que iam morrer na praia em termos de degradação. ;)

Conheço 2 taxis com quilometragem entre os 200 e os 300k sem qualquer problema (um deles já passou os 300), claro que não são UBERs que andam 24 horas com a temp no vermelho, o meu já vai com 150 000 kms e 6 anos, achas que no 30 com as condições do meu seria a regra ou a exepção?
Nos proprios grupos do Facebook existem alguns casos de quem os tem com quilometragens elevadas sem problemas de maior, claro que o pessoal só se foca nos que têm problemas, esses casos por norma são de quem tem algum cuidado com a temperatura.
150.000km em ciclos é o equivalente a uns 111.000km no leaf 30, o meu com esses km (2 que tinha, agora só tenho 1) estava impecável também

Espero bem não ter razão, mas a idade parece-me o fator principal.

Sempre achei que 300.000km seria perfeitamente alcançável numa bateria de 37kWh úteis, com consumos de 15 não são mais que 1300 ciclos. Supostamente abaixo dos "normais" 1500 ciclos de vida que se "lê por aí". Agora a idade, esses táxis já têm os 6 anos?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 mai 2024, 09:51

frankesousa Escreveu:
13 mai 2024, 09:44


150.000km em ciclos é o equivalente a uns 111.000km no leaf 30, o meu com esses km (2 que tinha, agora só tenho 1) estava impecável também

Espero bem não ter razão, mas a idade parece-me o fator principal.

Sempre achei que 300.000km seria perfeitamente alcançável numa bateria de 37kWh úteis, com consumos de 15 não são mais que 1300 ciclos. Supostamente abaixo dos "normais" 1500 ciclos de vida que se "lê por aí". Agora a idade, esses táxis já têm os 6 anos?
São os 2 LEAFs do lançamento (2017) aliás o grnade boom de vendas deste carro foi logo no lançamento.

O teu podia estar impecável, mas já notavas alguma degradação, coisa que nos 40 isso não aocntece, alem de que essa matemática não é tão simples assim, o meu tem feito ciclos grandes, ou seja, a maioria dos kms foi com viagens maiores que 200 kms de cada vez (cerca de 80% da bateria), basta o teu fazer viagens inferiores a 100 kms e esse argumento do tamanho da bateria cai por terra, ou seja, o teu teria que fazer teoricamente mais ciclos que o meu.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 13 mai 2024, 10:27

civic Escreveu:
13 mai 2024, 09:51
São os 2 LEAFs do lançamento (2017) aliás o grnade boom de vendas deste carro foi logo no lançamento.

O teu podia estar impecável, mas já notavas alguma degradação, coisa que nos 40 isso não aocntece, alem de que essa matemática não é tão simples assim, o meu tem feito ciclos grandes, ou seja, a maioria dos kms foi com viagens maiores que 200 kms de cada vez (cerca de 80% da bateria), basta o teu fazer viagens inferiores a 100 kms e esse argumento do tamanho da bateria cai por terra, ou seja, o teu teria que fazer teoricamente mais ciclos que o meu.

Não percebi bem o que querias dizer. Um ciclo são +- 27kWh no leaf 30 e +- 37kWh no leaf 40

Ora com consumos de 15, o leaf 30 faz 27/15*100= 180km e o leaf 40 faz 37/15*100= 246km

Ao fim de 1300 ciclos no leaf 30 são 234.000km e no leaf 40 são 319.000km.

Claro que são contas por alto, mas com os dados em falta de "detalhe cientifico" que o comportamento das baterias apresentam, os erros associados a este calculo são, no meu entendimento, mais que aceitáveis e portanto podemos usar facilmente este resultado para comparar ambos.

Por isso normalmente afirmo que um carro com bateria de >= 50kWh terá uma vida útil de perto de 1/2 milhão de km (a parte não cientifica volta a ser a degradação da bateria por tempo, que infelizmente não vem "no manual" dos carros)

Até ver, ainda não encontrei grandes argumentos para contrariar esta minha teoria, e o que leio das duração das baterias vem invariavelmente ligado ao numero de ciclos.

Se estás a referir-te ao "uso" de um ciclo profundo vs pequenos "ciclos", na "média" os carros devem ter uma utilização muito parecida nessa matéria ao ponto de pouca diferença deve fazer essa variável.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 mai 2024, 11:04

frankesousa Escreveu:
13 mai 2024, 10:27



Não percebi bem o que querias dizer. Um ciclo são +- 27kWh no leaf 30 e +- 37kWh no leaf 40

Ora com consumos de 15, o leaf 30 faz 27/15*100= 180km e o leaf 40 faz 37/15*100= 246km

Ao fim de 1300 ciclos no leaf 30 são 234.000km e no leaf 40 são 319.000km.

Claro que são contas por alto, mas com os dados em falta de "detalhe cientifico" que o comportamento das baterias apresentam, os erros associados a este calculo são, no meu entendimento, mais que aceitáveis e portanto podemos usar facilmente este resultado para comparar ambos.

Por isso normalmente afirmo que um carro com bateria de >= 50kWh terá uma vida útil de perto de 1/2 milhão de km (a parte não cientifica volta a ser a degradação da bateria por tempo, que infelizmente não vem "no manual" dos carros)

Até ver, ainda não encontrei grandes argumentos para contrariar esta minha teoria, e o que leio das duração das baterias vem invariavelmente ligado ao numero de ciclos.

Se estás a referir-te ao "uso" de um ciclo profundo vs pequenos "ciclos", na "média" os carros devem ter uma utilização muito parecida nessa matéria ao ponto de pouca diferença deve fazer essa variável.
O que quis dizer em relação aos ciclos é que se uma bateria faz 1000ciclos completos, faz 4000 ciclos de 50%, são numeros meramente exemplificativos... O seja, um LEAF 30 pode fazer mais ciclos teoricos do que um LEAF 40, isto conforme a utilização. Um 30 que faça 100kms por carga terá uma longevidade expectável maior do que um 40 que faça 200kms, a serem celulas precisamente iguais ;)
Dei o meu exemplo, que não é de todo uma forma cuidadosa de usar um EV, e mesmo assim não lhe noto perca significativa de autonomia...

E discordo totalmente quandos dizes que pouca diferença pode fazer, é facilmente perceptivel que os LEAF40 são usados de forma mais profunda do que os 30, até porque o seu grande boom de vendas se deu porque a bateria tinha mais capacidade e por isso eram perfeitamente utilizados na praça ou como carro principal, coisa que nos 30 raramente aconteceu. O LEAF 30 foi principalmente comprado como segundo carro, e para deslocações mais pequenas, o LEAF 40 foi comprado como carro que servia para tudo, e por isso muito mais abusado na sua utilização, esta é a ideia/percepção que tenho entre os 2 modelos, Claro que existem exepções para ambos os casos.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Filipe » 13 mai 2024, 11:14

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 13 mai 2024, 11:29

Entendo e concordo com o que dizes da utilização do leaf 40.

Mas não percebo o assunto dos ciclos. Um ciclo é 0-100%, ou a carga-descarga da energia equivalente a capacidade completa da bateria.
Portanto um ciclo é um ciclo seja em que bateria for. Se esta tem 27kWh são esses 27, se tem 37kWh então são esses 37.

Claro está que o efeito degradação desvia a bateria mais pequena "mais cedo" em km ficando um ciclo "cada vez mais pequeno em km", mas um ciclo continua a ser um ciclo.

Essa dos 1000 ciclos completos ou 4000 de 50% (admitindo que estas a dizer utilizar 4000 x os 37kWh se de cada ciclo usas 2x 50%) parece-me muiiiito otimista. Quando chegar aos 4000 x 37kWh já nem para meter em casa vai servir.

Depois dizes que os leaf 40 são utilizados com ciclos mais profundos, então deviam "arrear" mais cedo que os leaf 30, o que estas sempre a dizer que não é o caso e são apenas casos isolados. Portanto os leaf 30 fazem viagens citadinas, pequenas, ciclos curtos, deviam duram "uma vida" (olha 4000 ciclos eram 720.000km :D )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 mai 2024, 11:51

frankesousa Escreveu:
13 mai 2024, 11:29
Entendo e concordo com o que dizes da utilização do leaf 40.

Mas não percebo o assunto dos ciclos. Um ciclo é 0-100%, ou a carga-descarga da energia equivalente a capacidade completa da bateria.
Portanto um ciclo é um ciclo seja em que bateria for. Se esta tem 27kWh são esses 27, se tem 37kWh então são esses 37.

Claro está que o efeito degradação desvia a bateria mais pequena "mais cedo" em km ficando um ciclo "cada vez mais pequeno em km", mas um ciclo continua a ser um ciclo.

Essa dos 1000 ciclos completos ou 4000 de 50% (admitindo que estas a dizer utilizar 4000 x os 37kWh se de cada ciclo usas 2x 50%) parece-me muiiiito otimista. Quando chegar aos 4000 x 37kWh já nem para meter em casa vai servir.

Depois dizes que os leaf 40 são utilizados com ciclos mais profundos, então deviam "arrear" mais cedo que os leaf 30, o que estas sempre a dizer que não é o caso e são apenas casos isolados. Portanto os leaf 30 fazem viagens citadinas, pequenas, ciclos curtos, deviam duram "uma vida" (olha 4000 ciclos eram 720.000km :D )
O que estou sempre a dizer é que os LEAFs 40 que mais arream não é por degradação, mas sim por isolamento, inchamento leva à deformação das proteções da bateria, muito diferente de degradação precoce, que o que se tem visto em termos de desbalanceamento é casos em que raramente sabemos os historial do carro. E sim, os LEAFs 30 que mesmo com a vida facilitada arream primeiro que os 40, por isso acho que quimica dos 40 é melhor.
O que acho também, é que estes que arream pelo isolamento passam pela oficina e levam com modulos diferentes dos existentes, o que leva ao desbalanceamento das celulas, depois vão para um stand de usados e logo a seguir aparecem no Facebook, acho que é esta a história da maioria dos casos, mas é apenas uma opinião.


Essa dos ciclos completos vs 50% tenho até ideia que estou a ser pessimista, mas é apenas como disse, um numero para exemplificar nada cientifico. ;)

Só agora reparei na tua assinatura, o teu LEAF com menos idade do meu, com menos km já tinha perdido 2 barras???
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 14 mai 2024, 09:16

civic Escreveu:
13 mai 2024, 11:51

...

Essa dos ciclos completos vs 50% tenho até ideia que estou a ser pessimista, mas é apenas como disse, um numero para exemplificar nada cientifico. ;)

Só agora reparei na tua assinatura, o teu LEAF com menos idade do meu, com menos km já tinha perdido 2 barras???
Na verdade estive a verificar bem no meu DB e a 2 barra do meu leaf azul 2016 caiu a 10/2020 com 101.000km e SOH 78.6% (já atualizei esta info na assinatura). Isto é, tinha o carro 4 anos e 1/2.

Relembrar que comprei o carro com 30mil km e 2 anos e nunca lhe dei "má vida" e sempre teve utilização com ciclos de 50% max (claro que agora já é mais, ele já mal faz os 80km diários)
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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