Melhor tratamento para a bateria
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Melhor tratamento para a bateria
Nos Leafs até ao mk1 24kW.h, pelo menos, ele recalcula as células a descarregar 20 minutos após desligar o carro e se alguma célula tiver mais de 4,000V.
Convém pelo menos uma vez por semana ir até aos 100%, pois as células têm comportamento diferente entre si para o mesmo SOC.
Convém pelo menos uma vez por semana ir até aos 100%, pois as células têm comportamento diferente entre si para o mesmo SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Acho que em geral o carregamento não termina de repente, mas sim a potência de carregamento vai abrandando durante alguns minutos até chegar a zero, e estava convencido que era nessa fase que se fazia a gestão de equalização das células.
Mas a cada máquina a sua mania...
Mas a cada máquina a sua mania...

Pelo que tenho lido o LEAf balanceia as células a partir dos 4volts de cada,o que quer dizer que esse valor anda pelos 75% a 80% de carga, o que quer dizer que é por aí que se devem fazer os carregamentos diários para pouca autonomia necessária, certo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Boas,
Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
Como já foi dito anteriormente, o desgaste vai existir, e compramos (carro de empresa) o carro para utilizar como qualquer outro... portanto a segurança que temos é a segurança da HYUNDAI, 200.000Km ou 8 anos de garantia para a bateria e motor...
Sinceramente, cabe também a nós (utilizadores dos VE´s) não mistificar o assunto baterias... Pois se nós utilizadores habituados já criamos procedimentos e outros demais para a utilização de um VE (neste caso como carregar...), quem ainda não está convencido, também não ficará... Eu sou apologista de utilizar/carregar a bateria para suprimir as reais necessidades do meu dia-a-dia e não, ser dependente do cuidado a ter bateria (dentro do que é considerado uma utilização normal e regular)...
Que construtor automóvel de ICE's dá 8 anos de garantia do motor ou se responsabiliza pelo combustível e da forma como atestas o depósito?
Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
Como já foi dito anteriormente, o desgaste vai existir, e compramos (carro de empresa) o carro para utilizar como qualquer outro... portanto a segurança que temos é a segurança da HYUNDAI, 200.000Km ou 8 anos de garantia para a bateria e motor...
Sinceramente, cabe também a nós (utilizadores dos VE´s) não mistificar o assunto baterias... Pois se nós utilizadores habituados já criamos procedimentos e outros demais para a utilização de um VE (neste caso como carregar...), quem ainda não está convencido, também não ficará... Eu sou apologista de utilizar/carregar a bateria para suprimir as reais necessidades do meu dia-a-dia e não, ser dependente do cuidado a ter bateria (dentro do que é considerado uma utilização normal e regular)...
Que construtor automóvel de ICE's dá 8 anos de garantia do motor ou se responsabiliza pelo combustível e da forma como atestas o depósito?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Fantástico, excelente exemplo de uma utilização bem intensiva de um VE.
Podias abrir um DB e relatar algumas dessas experiências? Temos cá poucos ioniq
Podias abrir um DB e relatar algumas dessas experiências? Temos cá poucos ioniq

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
faço exactamente o mesmo, saio de casa a 100% para fazer 150km/dia, como a capacidade da bateria é baixa (ronda os 19kwh) tenho fazer uma carga rápida todos os dias no regresso a casa, quando chego ao PCR nunca tenha mais de 5% de bateria.LXPR Escreveu:Boas,
Preferia aproveitar o tempo em que o carro está parado para carregar, mas como não é possível, é assim que tenho de gerir o que o carro me disponibiliza.
As garantias dão algum conforto e depois desse período certamente que existirá alternativa de upgrades a valores perfeitamente aceitáveis e que já foram recuperados com as poupanças na utilização do VE.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
O meu leaf faz todos os dias 120km e como tal os carregamentos são sempre 100% para que no dia seguinte esteja pronto para mais 120km. Muitos dias chega a casa com menos de 20% (depende da velocidade a que são feitos esses 120km). Tal como já foi dito, também acho que devemos dar o uso as baterias como de um carro normal se trata-se. Oito anos na minha opinião, dá tempo suficiente para se o uso que damos ao carro não for o mais correcto este se manifestar e accionar-mos a garantia. Com isto não estou a dizer que a questão levantada pelo autor do tópico não faça sentido, digo é que não devemos dar maior importância do que a devida.
Depois temos que ter em mente que com a evolução, as baterias daqui a 8 anos não vão ser como as de agora (mal estava-mos se assim for), até lá vai aparecer mais baterias para o leaf e pelo menos um restyle do 2.0 e provavelmente o 3.0. Com isto não estou a dizer que vamos todos daqui a 8 anos trocar os nossos carros, mas 8 anos é tempo de muita evolução.
Vamos imaginar que daqui a 9 anos as baterias do meu Leaf davam o estoiro, o que é que eu ia fazer, por as baterias no meu leaf com mais capacidade que existirem na altura (que seja compatível, claro). Até podemos considerar um upgrade.
A evolução das baterias tem de passar por mais capacidade -> menor tempo de carga -> menor custo de produção (menor custo na aquisição) e durante os próximos 8 anos vamos assistir a esta evolução. Assim espero eu.
Depois temos que ter em mente que com a evolução, as baterias daqui a 8 anos não vão ser como as de agora (mal estava-mos se assim for), até lá vai aparecer mais baterias para o leaf e pelo menos um restyle do 2.0 e provavelmente o 3.0. Com isto não estou a dizer que vamos todos daqui a 8 anos trocar os nossos carros, mas 8 anos é tempo de muita evolução.
Vamos imaginar que daqui a 9 anos as baterias do meu Leaf davam o estoiro, o que é que eu ia fazer, por as baterias no meu leaf com mais capacidade que existirem na altura (que seja compatível, claro). Até podemos considerar um upgrade.
A evolução das baterias tem de passar por mais capacidade -> menor tempo de carga -> menor custo de produção (menor custo na aquisição) e durante os próximos 8 anos vamos assistir a esta evolução. Assim espero eu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
A pergunta deste tópico obviamente que se prende com uma utilização muito menos intensiva do que estes exemplos, não se trata de andar com o carro ao colo, mas ao não ter tanta necessidade de cargas completas e se podemos aumentar a longevidade das baterias, porque não fazer cargas incompletas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's