
Melhor tratamento para a bateria
- mjr
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Nos Leafs até ao mk1 24kW.h, pelo menos, ele recalcula as células a descarregar 20 minutos após desligar o carro e se alguma célula tiver mais de 4,000V.
Convém pelo menos uma vez por semana ir até aos 100%, pois as células têm comportamento diferente entre si para o mesmo SOC.
Convém pelo menos uma vez por semana ir até aos 100%, pois as células têm comportamento diferente entre si para o mesmo SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Acho que em geral o carregamento não termina de repente, mas sim a potência de carregamento vai abrandando durante alguns minutos até chegar a zero, e estava convencido que era nessa fase que se fazia a gestão de equalização das células.
Mas a cada máquina a sua mania...
Mas a cada máquina a sua mania...

Re: Melhor tratamento para a bateria
Pelo que tenho lido o LEAf balanceia as células a partir dos 4volts de cada,o que quer dizer que esse valor anda pelos 75% a 80% de carga, o que quer dizer que é por aí que se devem fazer os carregamentos diários para pouca autonomia necessária, certo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Boas,
Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
Como já foi dito anteriormente, o desgaste vai existir, e compramos (carro de empresa) o carro para utilizar como qualquer outro... portanto a segurança que temos é a segurança da HYUNDAI, 200.000Km ou 8 anos de garantia para a bateria e motor...
Sinceramente, cabe também a nós (utilizadores dos VE´s) não mistificar o assunto baterias... Pois se nós utilizadores habituados já criamos procedimentos e outros demais para a utilização de um VE (neste caso como carregar...), quem ainda não está convencido, também não ficará... Eu sou apologista de utilizar/carregar a bateria para suprimir as reais necessidades do meu dia-a-dia e não, ser dependente do cuidado a ter bateria (dentro do que é considerado uma utilização normal e regular)...
Que construtor automóvel de ICE's dá 8 anos de garantia do motor ou se responsabiliza pelo combustível e da forma como atestas o depósito?
Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
Como já foi dito anteriormente, o desgaste vai existir, e compramos (carro de empresa) o carro para utilizar como qualquer outro... portanto a segurança que temos é a segurança da HYUNDAI, 200.000Km ou 8 anos de garantia para a bateria e motor...
Sinceramente, cabe também a nós (utilizadores dos VE´s) não mistificar o assunto baterias... Pois se nós utilizadores habituados já criamos procedimentos e outros demais para a utilização de um VE (neste caso como carregar...), quem ainda não está convencido, também não ficará... Eu sou apologista de utilizar/carregar a bateria para suprimir as reais necessidades do meu dia-a-dia e não, ser dependente do cuidado a ter bateria (dentro do que é considerado uma utilização normal e regular)...
Que construtor automóvel de ICE's dá 8 anos de garantia do motor ou se responsabiliza pelo combustível e da forma como atestas o depósito?
- BrunoAlves
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Fantástico, excelente exemplo de uma utilização bem intensiva de um VE.
Podias abrir um DB e relatar algumas dessas experiências? Temos cá poucos ioniq
Podias abrir um DB e relatar algumas dessas experiências? Temos cá poucos ioniq

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
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Re: Melhor tratamento para a bateria
faço exactamente o mesmo, saio de casa a 100% para fazer 150km/dia, como a capacidade da bateria é baixa (ronda os 19kwh) tenho fazer uma carga rápida todos os dias no regresso a casa, quando chego ao PCR nunca tenha mais de 5% de bateria.LXPR Escreveu:Boas,
Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
Como já foi dito anteriormente, o desgaste vai existir, e compramos (carro de empresa) o carro para utilizar como qualquer outro... portanto a segurança que temos é a segurança da HYUNDAI, 200.000Km ou 8 anos de garantia para a bateria e motor...
Sinceramente, cabe também a nós (utilizadores dos VE´s) não mistificar o assunto baterias... Pois se nós utilizadores habituados já criamos procedimentos e outros demais para a utilização de um VE (neste caso como carregar...), quem ainda não está convencido, também não ficará... Eu sou apologista de utilizar/carregar a bateria para suprimir as reais necessidades do meu dia-a-dia e não, ser dependente do cuidado a ter bateria (dentro do que é considerado uma utilização normal e regular)...
Que construtor automóvel de ICE's dá 8 anos de garantia do motor ou se responsabiliza pelo combustível e da forma como atestas o depósito?
Preferia aproveitar o tempo em que o carro está parado para carregar, mas como não é possível, é assim que tenho de gerir o que o carro me disponibiliza.
As garantias dão algum conforto e depois desse período certamente que existirá alternativa de upgrades a valores perfeitamente aceitáveis e que já foram recuperados com as poupanças na utilização do VE.
- Nonnus
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Re: Melhor tratamento para a bateria
O meu leaf faz todos os dias 120km e como tal os carregamentos são sempre 100% para que no dia seguinte esteja pronto para mais 120km. Muitos dias chega a casa com menos de 20% (depende da velocidade a que são feitos esses 120km). Tal como já foi dito, também acho que devemos dar o uso as baterias como de um carro normal se trata-se. Oito anos na minha opinião, dá tempo suficiente para se o uso que damos ao carro não for o mais correcto este se manifestar e accionar-mos a garantia. Com isto não estou a dizer que a questão levantada pelo autor do tópico não faça sentido, digo é que não devemos dar maior importância do que a devida.
Depois temos que ter em mente que com a evolução, as baterias daqui a 8 anos não vão ser como as de agora (mal estava-mos se assim for), até lá vai aparecer mais baterias para o leaf e pelo menos um restyle do 2.0 e provavelmente o 3.0. Com isto não estou a dizer que vamos todos daqui a 8 anos trocar os nossos carros, mas 8 anos é tempo de muita evolução.
Vamos imaginar que daqui a 9 anos as baterias do meu Leaf davam o estoiro, o que é que eu ia fazer, por as baterias no meu leaf com mais capacidade que existirem na altura (que seja compatível, claro). Até podemos considerar um upgrade.
A evolução das baterias tem de passar por mais capacidade -> menor tempo de carga -> menor custo de produção (menor custo na aquisição) e durante os próximos 8 anos vamos assistir a esta evolução. Assim espero eu.
Depois temos que ter em mente que com a evolução, as baterias daqui a 8 anos não vão ser como as de agora (mal estava-mos se assim for), até lá vai aparecer mais baterias para o leaf e pelo menos um restyle do 2.0 e provavelmente o 3.0. Com isto não estou a dizer que vamos todos daqui a 8 anos trocar os nossos carros, mas 8 anos é tempo de muita evolução.
Vamos imaginar que daqui a 9 anos as baterias do meu Leaf davam o estoiro, o que é que eu ia fazer, por as baterias no meu leaf com mais capacidade que existirem na altura (que seja compatível, claro). Até podemos considerar um upgrade.
A evolução das baterias tem de passar por mais capacidade -> menor tempo de carga -> menor custo de produção (menor custo na aquisição) e durante os próximos 8 anos vamos assistir a esta evolução. Assim espero eu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Melhor tratamento para a bateria
A pergunta deste tópico obviamente que se prende com uma utilização muito menos intensiva do que estes exemplos, não se trata de andar com o carro ao colo, mas ao não ter tanta necessidade de cargas completas e se podemos aumentar a longevidade das baterias, porque não fazer cargas incompletas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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