A ser verdade, é um nojento retrocesso da evolução que parecia estar a tomar forma...

Ora vejam:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
por isso eles têm a tarifa tri-horaria que a meu ver muito dificilmente compensará a algum cliente. Mas deve haver alguns a irem para a tri-horaria na esperança de poupar uns centimos.mjr Escreveu:![]()
pois em muitos dias eles têm prejuízo no período de ponta nos consumidores de baixa tensão.
Essiemme Escreveu:É triste e revoltante.
A ser verdade, é um nojento retrocesso da evolução que parecia estar a tomar forma...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ora vejam:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
Circula uma teoria de que as barragens com bombagem que andam a construir agora, não são tanto para armazenar energia renovável com o intuito de prescindir das centrais a gás mas sim com o intuito de conseguirem encher os bolsos praticando especulação energética: só as empresas que gerem essas barragens vão poder comprar energia mais barata em período de vazio (de origem eólica, térmica e nuclear) e depois vende-la cara durante o dia.jfreire Escreveu:Atenção que isto é uma não-notícia.
Não se está a dizer que a tarifa bi-horária vai acabar, apenas se está a dizer que a tarifa regulada vai acabar, o que já se sabia.
A obrigação de ter uma tarifa bi-horária como quer a Quercus, por si, também não vale nada, porque se o valor em vazio for apenas ligeiramente inferior ao valor em cheio, pode nem valer a pena o esforço de programar os equipamentos para a noite.
Faz todo sentido que as várias empresas ofereçam uma tarifa mais barata à noite, uma vez que para essas empresas também vai ser mais barata a compra ao fornecedor (REN), que vai ter centrais térmicas que não pode desligar, e geradores eólicos que continuam a produzir.
Alias, se a tarifa bi-horária acabar, não estou imaginar a nossa (frágil) infraestrutura eléctrica a aguentar a carga.
Fazer o consumo eléctrico distribuído durante as 24h é uma necessidade de infraestrutura, logo eu vejo a tarifa bi-horária como uma inevitabilidade.