
Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
-
- Mensagens: 328
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
- Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira
Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Reportagem do jornal O Jogo acompanhou a volta a Portugal em bicicleta num Leaf, é um DB fraquinho mas é mais uma divulgação...
https://www.ojogo.pt/modalidades/motore ... 51556.html
As conclusões da equipa de reportagem:
"Ficou provado que já se pode percorrer todo o país sem utilizar combustíveis fósseis, mas a experiência permitiu tirar várias conclusões, importantes para quem tem ou pensa ter um veículo elétrico:
MANUTENÇÃO: postos de carga fora de funcionamento podem ser um problema grave; a manutenção é obrigatória e nem sempre existe
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
COMUNIDADE: viajar com um eléctrico equivale a entrar na comunidade que se encontra e por vezes conversa durante os carregamentos
HOTÉIS: há alguns anos, os hotéis com Wi-Fi garantiam novos clientes; investir em terminais de carregamento para elétricos é antecipar um futuro semelhante...
PLANEAMENTO: longas viagens com elétricos obrigam a planeamento, com estudo dos quilómetros (e quantos em auto-estrada ou a subir) e sendo bom prever uma refeição, trabalho ou leitura para uma paragem que pode ser de uma hora
GESTÃO: a condução deve ser gerida em função da distância a cumprir: sendo curta, pode acelerar ou utilizar o cruise control; sendo longa, é bom aprender a gerir a bateria, tendo sempre um plano B para carregamento"
https://www.ojogo.pt/modalidades/motore ... 51556.html
As conclusões da equipa de reportagem:
"Ficou provado que já se pode percorrer todo o país sem utilizar combustíveis fósseis, mas a experiência permitiu tirar várias conclusões, importantes para quem tem ou pensa ter um veículo elétrico:
MANUTENÇÃO: postos de carga fora de funcionamento podem ser um problema grave; a manutenção é obrigatória e nem sempre existe
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
COMUNIDADE: viajar com um eléctrico equivale a entrar na comunidade que se encontra e por vezes conversa durante os carregamentos
HOTÉIS: há alguns anos, os hotéis com Wi-Fi garantiam novos clientes; investir em terminais de carregamento para elétricos é antecipar um futuro semelhante...
PLANEAMENTO: longas viagens com elétricos obrigam a planeamento, com estudo dos quilómetros (e quantos em auto-estrada ou a subir) e sendo bom prever uma refeição, trabalho ou leitura para uma paragem que pode ser de uma hora
GESTÃO: a condução deve ser gerida em função da distância a cumprir: sendo curta, pode acelerar ou utilizar o cruise control; sendo longa, é bom aprender a gerir a bateria, tendo sempre um plano B para carregamento"
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!
Apesar de curta e com lacunas, não é uma má reportagem, assim como não denigre a ME...
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Concordo. Embora ainda nao tenha passado nenhum inverno com o VE, também não deve ser muito agradável por cabo e tirar cabo à chuva. As bombas de gasolina por norma sao cobertas, logo tb deveriam ser os postos de carregamento.
Um bom exemplo é o PCR da Repsol da 2a circular.
Um bom exemplo é o PCR da Repsol da 2a circular.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Moi même 
Honestamente não consigo perceber... Equipamentos de dezenas de milhares de euros e expostos aos elementos. Já nem falo das chuvadas nas costas do condutor, mas o próprio posto... incrível.
Sobre a reportagem, gostei

Honestamente não consigo perceber... Equipamentos de dezenas de milhares de euros e expostos aos elementos. Já nem falo das chuvadas nas costas do condutor, mas o próprio posto... incrível.
Sobre a reportagem, gostei

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh
Concordo, escapou-me esse ponto de vista!rnlcarlov Escreveu: ↑23 ago 2018, 14:18Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.