Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo
Penso que os carros que referes trazem mennekes type 2. Mas por norma o carro que comprares já trás o EVSE de origem, por isso não tens que te preocupar com isso.
Basicamente o que tu estas a fazer é uma extensão da tua arrecadação até ao lugar de estacionamento. Precisas de uma extensão com cabo de 3 condutores (terra, neutro, fase) de 2.5mm para suportar até 16A. São mais caras que as de 1.5mm mas evita problemas de aquecimento. Não há muitas lojas a vender este tipo de extensão, mas encontras em lojas de material eléctrico.
O que eu também recomendava era ver que tipo de fios puseram até a tomada na arrecadação, pois já houve aqui relatos de pessoal que tinham na arrecadação fios de 1.5mm (espessura usada para iluminação) o que não é aconselhado para usar no carregamento do carro durante muitas horas.
Basicamente o que tu estas a fazer é uma extensão da tua arrecadação até ao lugar de estacionamento. Precisas de uma extensão com cabo de 3 condutores (terra, neutro, fase) de 2.5mm para suportar até 16A. São mais caras que as de 1.5mm mas evita problemas de aquecimento. Não há muitas lojas a vender este tipo de extensão, mas encontras em lojas de material eléctrico.
O que eu também recomendava era ver que tipo de fios puseram até a tomada na arrecadação, pois já houve aqui relatos de pessoal que tinham na arrecadação fios de 1.5mm (espessura usada para iluminação) o que não é aconselhado para usar no carregamento do carro durante muitas horas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Quanto mais, melhor. O EVSE de origem permite um carregamento para uma instalação normal de uma tomada, 2.5mm² ou 4 se forem dezenas de metros. Para carregar mais depressa, é preciso fio mais grosso. Com 6 ou 10, pode-se permitir o carro carregar a 32A (se a potência contratada o permitir).
O meu carrega em 12h com EVSE de origem, em 8h a 16A e em 4h30m a 32A.
-
- Registado: 14 fev 2018, 10:19
- Data de fabrico: 01 jan 1986
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Se esses trazem mennekes, terei então de arranjar uma ficha mennekes em vez de uma schuko, caso opte por um desses. Então mas o EVSE de origem traz sempre uma ficha schuko? Tinha ficado com a ideia que seria só o da Nissan, mas nesse caso melhor.Nonnus Escreveu: ↑15 nov 2018, 13:27Penso que os carros que referes trazem mennekes type 2. Mas por norma o carro que comprares já trás o EVSE de origem, por isso não tens que te preocupar com isso.
Relativamente ao cabo da arrecadação, não faço a menor ideia. Como posso ter a certeza disso?
Percebo, mas caso seja de 1.5mm, creio que deverá ser complicada a alteração.migle Escreveu: ↑16 nov 2018, 00:51
Quanto mais, melhor. O EVSE de origem permite um carregamento para uma instalação normal de uma tomada, 2.5mm² ou 4 se forem dezenas de metros. Para carregar mais depressa, é preciso fio mais grosso. Com 6 ou 10, pode-se permitir o carro carregar a 32A (se a potência contratada o permitir).
O meu carrega em 12h com EVSE de origem, em 8h a 16A e em 4h30m a 32A.
Já agora, e uma vez que isto é para ser feito no condomínio, foi-me pedido que fosse por uma empresa creditada, que passasse algum tipo de documentação. Alguém faz ideia de que tipo de valores estaremos aqui a falar para este tipo de trabalho?
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Para veres que cabos chegam a tomada tens de desmontar a tomada e ver a espessura dos cabos. Se não te sentes familiarizado com isso o melhor é pedir alguém que perceba do assunto, podes apanhar um choqueZiggy Escreveu: ↑16 nov 2018, 10:25Se esses trazem mennekes, terei então de arranjar uma ficha mennekes em vez de uma schuko, caso opte por um desses. Então mas o EVSE de origem traz sempre uma ficha schuko? Tinha ficado com a ideia que seria só o da Nissan, mas nesse caso melhor.
Relativamente ao cabo da arrecadação, não faço a menor ideia. Como posso ter a certeza disso?

Estas a confundir o EVSE com o cabo para carregamentos nos PCN´s. Os EVSE´s é tipo um carregador de um computador portátil só que maior, de um lado tem a ficha schuko e do outro tem o tipo de ficha que o fabricante do carro adoptou mennekes type1, type2 etc. logo não precisas de mais nada.
Para carregar em PCN´s usa-se outro cabo, que ao que parece nem todos trazem de origem, que de um lado tem o tipo de ficha que o fabricante adoptou* e no outro por norma tem mennekes type2.
*por exemplo no caso do Leaf de 30kW.h no lado que liga ao carro é type1 no outro lado é type2, já no leaf de 40kW.h é type2 dos dois lados.
Mennekes type1 - type2

Mennkes type2 - type2

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
-
- Registado: 14 fev 2018, 10:19
- Data de fabrico: 01 jan 1986
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
@Nonnus, obrigado pela explicação
Sim, é melhor não ser eu a fazer isso. Já desmontei e montei algumas tomadas mas pelo sim pelo não...
Relativamente a custos envolvidos em levar um electricista a fazer este tipo de trabalho, alguma ideia? Falaram-me em cerca de 600€, o que achei um bocado, se virmos que trata-se apenas de colocar uma tomada e uns 20m de cabo, isto claro, caso não seja necessário fazer a alteração do cabo que falavas, desde o quadro do apartamento até à arrecadação. Se pensar que o material deverá custar <50€, ainda são 550€ de mão-de-obra e um documento a dizer que está tudo de acordo com a lei.

Sim, é melhor não ser eu a fazer isso. Já desmontei e montei algumas tomadas mas pelo sim pelo não...
Relativamente a custos envolvidos em levar um electricista a fazer este tipo de trabalho, alguma ideia? Falaram-me em cerca de 600€, o que achei um bocado, se virmos que trata-se apenas de colocar uma tomada e uns 20m de cabo, isto claro, caso não seja necessário fazer a alteração do cabo que falavas, desde o quadro do apartamento até à arrecadação. Se pensar que o material deverá custar <50€, ainda são 550€ de mão-de-obra e um documento a dizer que está tudo de acordo com a lei.
-
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
No meu caso, 15m de cabo, ficha, disjuntor no quadro principal, disjuntor no quadro da garagem, disjuntor para a tomada gastei +-170€.
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
600€ para isso é um roubo. Se não é para mudar cabos na parede, é melhor fazeres tu próprio. Se for outra pessoa a fazer (um espertinho) ainda vais ter de justificar porque é que tem de ser este cabo e não aquele. "Ah, mas não vale a pena pôr 30A aqui, você na sua casa tem x..." e outras questões idiotas que põem, quando não percebem que a instalação do carro pode comer toda a potência que entra em casa e pode estar preparada para mais ainda.
Recentemente, um colega mandou fazer uma instalação nova pela coluna de serviços, como eu recomendei. Dei-lhe uma lista com as grossuras de fios adequadas. O electricista acabou por convencê-lo que não valia a pena pôr mais que 4mm2.
Se vais avante, talvez seja melhor abrires o teu próprio tópico. E começa por medir os fios que chegam à arrecadação vindos da tua fracção, porque esse é o maior constrangimento, que pode obrigar a fazer tudo de outra maneira.
Tal como tu, eu também andei com as mesmas dúvidas. Dá uma vista de olhos no meu DB, especialmente no tópico "Que corrente aguenta a minha instalação eléctrica? Como é que identifico a respectiva capacidade?"
viewtopic.php?f=56&t=7483
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018