
Altas velocidades e degradação das baterias
Altas velocidades e degradação das baterias
Existe relação directa entre a degradação das baterias de lítio e a condução com "pé pesado"? Ou a deposição de litio só acontece nas cargas rápidas? Claro está, considerando temperaturas estáveis no Pack.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Altas velocidades e degradação das baterias
Tanto quanto sei, a deposição de lítio só ocorre na carga, não na descarga.
Especialmente nas baterias do Leaf MK1 a degradação será pelo aumento da temperatura que uma descarga intensa provoca.
Uma condução agressiva além das acelerações repentinas também normalmente implica mais reduções bruscas de velocidade que fazem com que haja carregamento "rápido" da bateria por via da regeneração, e aí pode acontecer deposição de lítio, além do aquecimento também.
Especialmente nas baterias do Leaf MK1 a degradação será pelo aumento da temperatura que uma descarga intensa provoca.
Uma condução agressiva além das acelerações repentinas também normalmente implica mais reduções bruscas de velocidade que fazem com que haja carregamento "rápido" da bateria por via da regeneração, e aí pode acontecer deposição de lítio, além do aquecimento também.
Última edição por RJSC em 17 jan 2022, 10:14, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Altas velocidades e degradação das baterias
Concordo e acrescento que a condução com o pé pesado implica maior consumo e consequentemente um maior número de ciclos para a mesma distância percorrida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt