Boa noite,
Adquiri recentemente um e208 usado de 2020. Vivo num condomínio e tenho box privada com corrente do apartamento. O meu contrato atual é de 4.6kVa. Qual a melhor solução que deve ser instalada para conseguir carregar O meu VE? De facto com as tomadas normais demora mais de 1 dia a encher a bateria. Sou leigo na matéria. Algum elemento do Fórum de perto disponível para ajudar?
Obrigado

Ajuda Póvoa de Santa Iria
Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Nos VEs não se enche a bateria de 0 a 100%. Dependendo dos kms feitos diáriamente repõe-se a carga. Se apenas gastar 25% nesse dia, 80% a 65%. Deve sempre liagr quando chega a casa para repor durante a noite a 80% por exemplo. Oito horas a 2kW dá aproximadamente 16kWh de carga o que deve para aproximadamente 100km.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
- frankesousa
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Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Para ajudar-mos diz-nos/ mostra os seguintes dados:
- Quantos KM estimas fazer por dia? Que será o que precisas de carregar pro noite
- Quantas horas tem a noite de carga? 8h? 10h?
- Foto do Quadro elétrico principal, indicando qual o disjuntor da garagem
- Foto do Quadro elétrico da Garagem
- Se conseguires ver a secção do fio que vai de casa À garagem seria perfeito
- Quantos metros +- entre a casa e a garagem (ou os pisos em questão)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- rimsilva
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Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Bem vindo e parabéns pela decisão.
De facto sem perceber vários detathes que já foram referidos, será dificil dar uma opnião em relação à opimização do carregamento do seu VE vs utilização.
O seu e208 carrega em trifásico ou apenas em monofásico?
Também acho que provavelmente o mais indicado será aumetar a potência para os 6,9 kVA, mas sem saber as suas necessidades não é possivel respender a 100%.
De facto sem perceber vários detathes que já foram referidos, será dificil dar uma opnião em relação à opimização do carregamento do seu VE vs utilização.
O seu e208 carrega em trifásico ou apenas em monofásico?
Também acho que provavelmente o mais indicado será aumetar a potência para os 6,9 kVA, mas sem saber as suas necessidades não é possivel respender a 100%.
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Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Bom dia.
Bem vindo!!
No meu caso, tenho um Smart que só carrega em casa, tenho contratado 6.9 e penso ser o mais ajustado para as minhas necessidades.
Se em casa não tiver nada de extraordinário ligado, (normalmente tenho a placa, exaustor, lâmpadas, e 2 a 3 televisões) aguenta perfeitamente), se quiser ligar o forno ou secador de cabelo, já não posso ter o carro com 16A, para esta situação ou desligo o carro ou fica a carregar no mínimo - 6A .
Por norma carrego sempre abaixo de 16A, só quando estou com pressa de sair é que o faço.

Bem vindo!!
No meu caso, tenho um Smart que só carrega em casa, tenho contratado 6.9 e penso ser o mais ajustado para as minhas necessidades.
Se em casa não tiver nada de extraordinário ligado, (normalmente tenho a placa, exaustor, lâmpadas, e 2 a 3 televisões) aguenta perfeitamente), se quiser ligar o forno ou secador de cabelo, já não posso ter o carro com 16A, para esta situação ou desligo o carro ou fica a carregar no mínimo - 6A .
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Hyundai Kauai
Dá mecha nisso!
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Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Passou-me uma coisa importante,nalves Escreveu: ↑14 dez 2021, 08:41Bom dia.
Bem vindo!!
No meu caso, tenho um Smart que só carrega em casa, tenho contratado 6.9 e penso ser o mais ajustado para as minhas necessidades.
Se em casa não tiver nada de extraordinário ligado, (normalmente tenho a placa, exaustor, lâmpadas, e 2 a 3 televisões) aguenta perfeitamente), se quiser ligar o forno ou secador de cabelo, já não posso ter o carro com 16A, para esta situação ou desligo o carro ou fica a carregar no mínimo - 6A .
Por norma carrego sempre abaixo de 16A, só quando estou com pressa de sair é que o faço.
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No meu parqueamento não tinha ponto de luz, contactei um eletricista credenciado para fazer a "puxada" da arrecadação (piso "0") para o parqueamento (-1), com cabo anti fogo de 2.5mm e com disjuntores de 16A novos. O cabo que vem de casa até á arrecadação é de 2.5mm (penso que é o recomendado) e foi passado um certificado de conformidade para entregar á administração de condomínio.
Qualquer dúvida vai "falando", o pessoal daqui gosta de ajudar!
Penso que só terás a ganhar se poderes fazer inspeção ao que tens, para ficar completamente descansado. Basta os disjuntores não serem novos para poderes vir a ter algum stress. (o eletricista que me fez a instalação recomendou a troca dos mesmos a cada 4 / 5 anos).

Hyundai Kauai
Dá mecha nisso!
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- pemifer
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Re: Ajuda Póvoa de Santa Iria
Se tens uma tomada, tens tudo o que precisas.jcastro Escreveu: ↑13 dez 2021, 00:59Boa noite,
Adquiri recentemente um e208 usado de 2020. Vivo num condomínio e tenho box privada com corrente do apartamento. O meu contrato atual é de 4.6kVa. Qual a melhor solução que deve ser instalada para conseguir carregar O meu VE? De facto com as tomadas normais demora mais de 1 dia a encher a bateria. Sou leigo na matéria. Algum elemento do Fórum de perto disponível para ajudar?
Obrigado
Como já foi referido, os elétricos não são para usar até 0% e depois carregar até 100%.
Eu carrego todos os dias!
O meu carro tem limitação de percentagem de carga, está neste momento nos 70%, ou seja, todos os dias de manhã tenho a bateria a 70%.
Quando preciso de 100%, por exemplo, para uma viagem, uma vez que nunca descarrego muito a bateria, tambem não vou precisar de muitas horas para carregar até 100%.
Se entretanto faço uma viagem e descarrego muito a bateria, também não me preocupo, o que carregar durante a noite será suficiente para o meu dia a dia do dia seguinte, entretanto, passados 2 dias, já está outra vez nos 70%.
Se quiseres podemos combinar um cafézinho.