
Vem aí o hidrogénio!
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Vem aí o hidrogénio!
O problema é que existem muitas aplicações que necessitam de um substituto do metano, e o hidrogénio é a solução para descarbonizar esses sector, logo deve continuar o investimento nesta área para não atrasarmos ainda mais a transição energética.
- Nonnus
- Mensagens: 3537
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Vem aí o hidrogénio!
Última edição por Nonnus em 30 jul 2025, 19:10, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3537
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Vem aí o hidrogénio!
A complexidade do hidrogênio. A diferença deste video e do anterior que eu postei são dois anos mas dizem os dois o mesmo. O camião é o mesmo o que leva a pensar que em dois anos não houve evolução nenhuma. A diferença, um para o mercado norte americano e outro para o mercado europeu.
70kg a 700bars para 800km e o volume que ocupa. Tanques separados para ter autonomias diferentes e preços diferentes.
Neste video é explicado algumas coisas que mostram bem a complexidade da adopção do hidrogênio. Ao contrário daqueles que pensam que o hidrogênio pode ser feito em casa e que basta abrir a tampa do deposito, fiquei a perceber neste vídeo o quanto é complicado. Apesar de já me ter aparecido (por IA no cabeçalhos das pesquisas) a explicação numa pesquisa que fiz acerca do hidrogênio do porquê dos 700bars no vídeo fica bem explicado e demonstrado que se calhar não é em 5 minutos = 1000km de autonomia. Neste caso a 700bars para os 800km leva 20 minutos. E a curva de carregamento similar a carregar uma bateria de um carro electrico.
As vantagens para já não me parecem muitas devido a sua complexidade + preço.
https://www.youtube.com/watch?v=BloLWaz1JzU
70kg a 700bars para 800km e o volume que ocupa. Tanques separados para ter autonomias diferentes e preços diferentes.

Neste video é explicado algumas coisas que mostram bem a complexidade da adopção do hidrogênio. Ao contrário daqueles que pensam que o hidrogênio pode ser feito em casa e que basta abrir a tampa do deposito, fiquei a perceber neste vídeo o quanto é complicado. Apesar de já me ter aparecido (por IA no cabeçalhos das pesquisas) a explicação numa pesquisa que fiz acerca do hidrogênio do porquê dos 700bars no vídeo fica bem explicado e demonstrado que se calhar não é em 5 minutos = 1000km de autonomia. Neste caso a 700bars para os 800km leva 20 minutos. E a curva de carregamento similar a carregar uma bateria de um carro electrico.
As vantagens para já não me parecem muitas devido a sua complexidade + preço.
https://www.youtube.com/watch?v=BloLWaz1JzU
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Vem aí o hidrogénio!
A Noruega já tinha várias estações de carregamento de H2, fechou tudo, até me lembro de ver um Mirai que o dono o deixou na estação. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's