Vem aí o hidrogénio!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por rnlcarlov » 02 dez 2022, 18:51

O problema é que existem muitas aplicações que necessitam de um substituto do metano, e o hidrogénio é a solução para descarbonizar esses sector, logo deve continuar o investimento nesta área para não atrasarmos ainda mais a transição energética.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3537
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 11 dez 2023, 18:36

Última edição por Nonnus em 30 jul 2025, 19:10, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3537
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2025, 19:10

A complexidade do hidrogênio. A diferença deste video e do anterior que eu postei são dois anos mas dizem os dois o mesmo. O camião é o mesmo o que leva a pensar que em dois anos não houve evolução nenhuma. A diferença, um para o mercado norte americano e outro para o mercado europeu.

70kg a 700bars para 800km e o volume que ocupa. Tanques separados para ter autonomias diferentes e preços diferentes. :doh:

Neste video é explicado algumas coisas que mostram bem a complexidade da adopção do hidrogênio. Ao contrário daqueles que pensam que o hidrogênio pode ser feito em casa e que basta abrir a tampa do deposito, fiquei a perceber neste vídeo o quanto é complicado. Apesar de já me ter aparecido (por IA no cabeçalhos das pesquisas) a explicação numa pesquisa que fiz acerca do hidrogênio do porquê dos 700bars no vídeo fica bem explicado e demonstrado que se calhar não é em 5 minutos = 1000km de autonomia. Neste caso a 700bars para os 800km leva 20 minutos. E a curva de carregamento similar a carregar uma bateria de um carro electrico.

As vantagens para já não me parecem muitas devido a sua complexidade + preço.

https://www.youtube.com/watch?v=BloLWaz1JzU
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 2078
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 31 jul 2025, 09:29

A Noruega já tinha várias estações de carregamento de H2, fechou tudo, até me lembro de ver um Mirai que o dono o deixou na estação. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”