Corrente alterna com polaridade?

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BrunoAlves
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por BrunoAlves » 23 fev 2025, 20:41

Confesso que não entendo porquê, mas realidade é que já me aconteceu com o UMC do Tesla: ligas na shucko fica vermelho, rodas a ficha e já dá.
Concordo com a tua análise, não me faz sentido nenhum mas a realidade é que acontece.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 23 fev 2025, 20:56

A Tesla tem montes de maneiras de carregar pelo mundo fora, usa e já usou muitos tipos de ficha, penso que foi a unica a usar Type2 com carga DC, NACS, CCS e conversão para Chademo, por isso pode ter que levar a um extremo o uso da ficha Shucko e assim "ler" onde está a fase. ;)
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 23 fev 2025, 21:46

t3lmo Escreveu:
23 fev 2025, 19:51
Nonnus Escreveu:
23 fev 2025, 07:28
Questionei-o no Facebook mas ele não me respondeu.
A resposta foi no mesmo dia e no mesmo local.

Como bem sabes se não for mencionado o meu "@Name" o Facebook não manda a notificação de resposta. Na altura que escrevi este post não havia respostas. Agora fui ver e realmente respondeste, mas sem mencionar o meu "@name".

Mas na realidade a tua resposta não responde. Apenas dizes para fazer que resolve e também dás o exemplo da Tesla.

A pessoa que mencionas que resolveu o problema assim, pela resposta dele na realidade não resolveu, porque voltou acontecer o carro não ter carregado, acabou por levar o carro a Hyundai e chegou lá e carregou com o EVSE de origem. Uma coisa é ser sensível a terra, outra coisa é trocar fase/neutro.

Eu sei, na dúvida é tentar de tudo e mais alguma coisa para resolver o problema.

Na Tesla como já aqui foi dito funciona de maneira diferente, num kauai/Niro etc não há motivo nenhum para que isso aconteça. Na Tesla acontece em todos (pelos vistos, não sei) nos outros carros é estranho nuns serem de uma maneira e outros de outra.

Os carros Kauai/Niro são feitos no mesmo sítio da mesma maneira com os mesmos componentes, tem de haver uma resposta lógica para que nuns seja de uma maneira e noutros de outra.

Ainda esta semana no meu local de trabalho desmanchei um permutador de calor que nos tem dado muitos problemas e verifiquei que no seu interior havia peças diferentes que tem ordem de montagem. Questionei o porquê de ser assim, foi questionado o fornecedor (dois engenheiros) e recebemos como resposta: "é assim porque é assim. O fabricante fez assim, e tem de ser montado assim". 🤦

Isto para mim é o tipo de resposta que não serve. Tudo tem uma explicação. Neste caso tivemos de ir ver a Internet e a explicação lógica existe, e agora já nos faz sentido.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por RS232CSerialUser » 23 fev 2025, 22:22

Nonnus Escreveu:
23 fev 2025, 16:53
RS232CSerialUser Escreveu:
23 fev 2025, 14:57
No UK e na Bélgica, e salvo erro na França também, a fase L e o Neutro têm que estar no pino certo e não há "volta a dar" à ficha...
No EVSE UMC Gen1 da Tesla é conhecido que o EVSE quer a fase obrigatoriamente L num dos pinos e o N no outro, no UK, Bélgica e França isso não é problema porque a ficha só encaixa na tomada de uma forma só.
Cá é o tanto faz e se o UMC Gen1 Tesla encontra o L no pino errado acende um aviso vermelho e não liga.
Roda-se a ficha 180º e o EVSE já liga.
OK! Se percebo estás-te a referir em especifico aos Tesla com o EVSE da Tesla, certo?

O meu Niro é francês e nunca dei por esse problema. O meu e2008 é alemão e também não.

Eu não sei como é agora que os Tesla tem CCS2 mas lembro-me uma vez, ainda no tempo que os Tesla usavam a ficha americana falar sobre como os Tesla carregavam e era diferente de todos os outros. Aquilo na mesma ficha carregava em corrente alterna, monofásico, trifásico, e corrente continua.

Não sei, mas do lado do carro há qualquer coisa diferente dos outros.
A questão do L e N "trocados" ou no local certo é só do lado do UMC, não é do lado do carro.
Os UMC Tesla posteriores ao Gen1 já não têm essa questão e tanto faz.
Na Europa os Model S nunca vieram com ficha americana, sempre vieram inicialmente com Type2 a servir para AC (trifásico ou monofásico) e para DC. Mas mesmo na ficha americana acontecia equivalente, a servir para DC ou AC (sendo que nos USA só monofásico).
Num caso e noutro o carro detecta se é AC ou DC e comuta internamente para os circuitos apropriados.

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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por t3lmo » 23 fev 2025, 22:54

Nonnus Escreveu:
23 fev 2025, 21:46
Mas na realidade a tua resposta não responde. Apenas dizes para fazer que resolve e também dás o exemplo da Tesla.
Fora exemplos mencionados, está lá a resposta técnica sobre a origem elétronica.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 24 fev 2025, 01:25

Estamos a chegar algum lado.

Existe um equipamento muito específico (umc Tesla gen1) que detecta a fase. Do lado do carro não há nada que o faça.

Pegando no meu exemplo. Neste momento tenho um carro francês e um carro alemão ambos tem o EVSE de origem e em nenhum há essa condicionante e usam uma ficha schuko como conhecemos em Portugal.

O meu Leaf carregou em vários sítios diferentes com o EVSE de origem e também nunca houve essa condicionante. Foi vendido recentemente a um proprietário de um Fluence e também foi chegar, ligar e carregar. Até hoje nunca se queixou.

Também tenho o EVSE do Apr com fichas de 32A trifásica mas apenas com fase, neutro e terra (monofásico) onde a instalação foi feita por mim e carrega qualquer carro sem problema nenhum.

A conclusão que tiro com a ajuda de todos vocês é que tirando os umc gen1, não há nenhuma condicionante nos demais em que rodar uma ficha schuko faça o carro carregar em caso de não carregar.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por RJSC » 24 fev 2025, 22:53

Corrente Alternada não tem "polaridade" até ao momento em que se escolhe um dos fios para ser o neutro.
Com é que ele passa a ser o neutro?
Na fonte (posto de transformação / inversor/ gerador) é ligado juntamente com o terra o que faz com que fique sem diferença de tensão relativamente ao solo, ou seja, passa a ser neutro se lhe tocarem.
A distinção interessa em alguns casos porque para poupar material pode-se assumir que o neutro não representa perigo de electrocussão e então corta-se no isolamento e outros dispositivos de segurança no neutro.
Ora se a fase aparece no sítio onde era suposto estar o neutro com menos proteção, há risco.
Em praticamente todas as nossas casas isto se aplica: os disjuntores e interruptores cortam apenas a fase e o neutro está ligado diretamente sem interrupções. Caso contrário seriam necessários disjuntores duplos / bipolares que são mais caros.
No caso dos veículos, também o carregador pode ter menos proteção num dos pólos e daí exigir que a fase esteja ligada no polo mais protegido.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 25 fev 2025, 09:22

Não é bem assim, o neutro é a união das 3 fases, ou seja, os transformadores domesticos são ligado em estrela e o neutro é a união das 3 fases, pode ser usada a terra como neutro, mas isso eletricamente é errado, pois existe a mesma diferença de potencial, mas dessa forma os diferenciais deixam de ter a proteção da casa.

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Se ligares entre A e N, ou B e N, ou C e N tens 230V se ligares entre os pontos A, B ou C tens 400V, esta ligação é a que existe nos transformadores, não essa com ligação à terra. ;)
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2025, 10:33

É diferente civic.
Nas redes de distribuição o neutro do secundário do transformador é ligado à terra. Durante a distribuição, devido aos desequilíbrios dos consumos monofásicos sim, há corrente no neutro, mas isso não invalida que na nossa rede este seja ligado à terra.
Só em alguns locais (e normalmente não é na distribuição) é que se usam redes com neutro isolado (IT)

Por exemplo:
https://slideplayer.com.br/slide/14168250/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 25 fev 2025, 10:55

BrunoAlves Escreveu:
25 fev 2025, 10:33
É diferente civic.
Nas redes de distribuição o neutro do secundário do transformador é ligado à terra. Durante a distribuição, devido aos desequilíbrios dos consumos monofásicos sim, há corrente no neutro, mas isso não invalida que na nossa rede este seja ligado à terra.
Só em alguns locais (e normalmente não é na distribuição) é que se usam redes com neutro isolado (IT)

Por exemplo:
https://slideplayer.com.br/slide/14168250/
Na rede tens 2 terras, tens a terra de serviço e a terra de proteção, devem ser distadas de 20 metros (penso eu), o facto de ligares o neutro à terra de serviço não quer dizer que o neutro é a terra, o neutro é o ponto de união das 3 fases, e o que disse que é errado é ligar o neutro à terra em nossas casas, onde apenas temos terra de proteção, ao fazer isto estamos a fazer um by-pass ao diferencial, deixamos de ter a sua proteção, por isso é errado. ;)
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