Mais umas achas para a fogueira das dúvidas

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Lavorama
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Mais umas achas para a fogueira das dúvidas

Mensagem por Lavorama » 11 fev 2011, 14:22

1- Qual a utilidade do painel fotovoltaico? Afecta a durabilidade das baterias?

2 - Uma vez que o travão-de-mão é eléctrico, o que acontece quando o Leaf perde a carga?

3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?

4 - Qual é a taxa de perda de carga com o carro parado (com e sem painel fotovoltaico)?

5 - O que fazer quando o carro perde a carga a meio do caminho ou deixa de ter carga suficiente para chegar ao ponto de abastecimento mais próximo?

6 - As acelerações bruscas são desaconselháveis do ponto vista do consumo energético, à imagem dos carros a CI?

7 - Qual o consumo do painel LCD e do rádio/leitor de CD?

Mais uma vez obrigado a quem souber responder a estas perguntas, algumas delas possivelmente idiotas.

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mikexilva
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Re: Mais umas achas para a fogueira das dúvidas

Mensagem por mikexilva » 11 fev 2011, 16:20

Lavorama Escreveu:1- Qual a utilidade do painel fotovoltaico? Afecta a durabilidade das baterias?
Já existe um topico sobre este assunto:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=12&t=137
basicamente este painel solar só carrega a bateria de chumbo de 12V que (assim como nos outros carros) é usada para alimentar os acessórios no carro, não terá qualquer influencia na vida das baterias de Lítio que fazem movimentar o carro.
Lavorama Escreveu:2 - Uma vez que o travão-de-mão é eléctrico, o que acontece quando o Leaf perde a carga?
Penso que só precisa de energia quando engata e desengata, por isso o carro deve permanecer travado ao ficar sem carga (que é pouco provavel que aconteca, pois o sistema de gestão de energia não permite que se fique completamente sem carga). Alem disto, o motor está sempre ligado às rodas sem embraiagem, mas com alguma desmultiplicação, como se tivesse sempre uma mudança engatada, mas como o motor eléctrico não tem quase atrito (quando comparado com os motores de explosão), só poderia ajudar a manter o carro parado se for uma inclinação quase nula.
Lavorama Escreveu:3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?
Se for como outros sistemas idênticos que já estão em circulação, o comando só é usado para ligar o carro, depois de estar em andamento pode continuar até se desligar.
Lavorama Escreveu:4 - Qual é a taxa de perda de carga com o carro parado (com e sem painel fotovoltaico)?
O painel não influencia a carga das baterias de Lítio, e estas baterias aguentam bastante tempo sem perder a carga, não sei valores concretos, mas penso que ao fim de 3 meses com o carro parado deve não deve perder mais de 15%.
Lavorama Escreveu:5 - O que fazer quando o carro perde a carga a meio do caminho ou deixa de ter carga suficiente para chegar ao ponto de abastecimento mais próximo?
Ele não perde a carga, vai perdendo e no final entra num modo ultra económico de energia (tartaruga) que limita a potencia para o motor e ainda faz mais uns km's. Depois disto, resta procurar uma tomada próxima, ou chamar um reboque, ou alugar/pedir a alguem um gerador de energia (a gasolina ou gasoleo) para o caregar. Nos estados unidos vai haver um camião de carregamento de emergência do LEAF para estas situações, penso que a Nissan tem isso coberto no seguro cá na europa, nem que seja um reboque.
Lavorama Escreveu:6 - As acelerações bruscas são desaconselháveis do ponto vista do consumo energético, à imagem dos carros a CI?
Dado o rendimento dos motores eléctricos, não se desperdiça tanta energia (tendo em conta que a seguir vai travar ainda recupera alguma com regeneraçao). De qualquer forma uma condução com mais acelerações e travagens vai reduzir a autonomia desde que foi carregado.
Lavorama Escreveu:7 - Qual o consumo do painel LCD e do rádio/leitor de CD?
Também não sei ao certo, penso que depende muito da arquitectura usada no computador de bordo, mas será qualquer coisa entre os 5W (se usar um CPU ARM) e os 50W (se usar um CPU x86) - quando em funcionamenro claro ;) depois deve ter um modo de standby que ainda consegue reagir aos pedidos via internet (mostrar estado da bateria, etc) que deve ter um consumo muito baixo, talvez pouco mais que um Smartphone em standby.
Lavorama Escreveu:Mais uma vez obrigado a quem souber responder a estas perguntas, algumas delas possivelmente idiotas.
Quem quiser corrigir/completar, é bem vindo.

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ruimegas
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Re: Mais umas achas para a fogueira das dúvidas

Mensagem por ruimegas » 11 fev 2011, 17:13

mikexilva Escreveu:
Lavorama Escreveu:
Lavorama Escreveu:3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?
Se for como outros sistemas idênticos que já estão em circulação, o comando só é usado para ligar o carro, depois de estar em andamento pode continuar até se desligar.
Só para acrescentar que mesmo sem carga no comando existe a chave mecânica para abrir a porta e se se colocar o comando mesmo sem pilha junto ao botão Start/Stop o Leaf liga-se (em http://www.mynissanleaf.com)

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
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