1- Qual a utilidade do painel fotovoltaico? Afecta a durabilidade das baterias?
2 - Uma vez que o travão-de-mão é eléctrico, o que acontece quando o Leaf perde a carga?
3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?
4 - Qual é a taxa de perda de carga com o carro parado (com e sem painel fotovoltaico)?
5 - O que fazer quando o carro perde a carga a meio do caminho ou deixa de ter carga suficiente para chegar ao ponto de abastecimento mais próximo?
6 - As acelerações bruscas são desaconselháveis do ponto vista do consumo energético, à imagem dos carros a CI?
7 - Qual o consumo do painel LCD e do rádio/leitor de CD?
Mais uma vez obrigado a quem souber responder a estas perguntas, algumas delas possivelmente idiotas.

Mais umas achas para a fogueira das dúvidas
- mikexilva
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Re: Mais umas achas para a fogueira das dúvidas
Já existe um topico sobre este assunto:Lavorama Escreveu:1- Qual a utilidade do painel fotovoltaico? Afecta a durabilidade das baterias?
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=12&t=137
basicamente este painel solar só carrega a bateria de chumbo de 12V que (assim como nos outros carros) é usada para alimentar os acessórios no carro, não terá qualquer influencia na vida das baterias de Lítio que fazem movimentar o carro.
Penso que só precisa de energia quando engata e desengata, por isso o carro deve permanecer travado ao ficar sem carga (que é pouco provavel que aconteca, pois o sistema de gestão de energia não permite que se fique completamente sem carga). Alem disto, o motor está sempre ligado às rodas sem embraiagem, mas com alguma desmultiplicação, como se tivesse sempre uma mudança engatada, mas como o motor eléctrico não tem quase atrito (quando comparado com os motores de explosão), só poderia ajudar a manter o carro parado se for uma inclinação quase nula.Lavorama Escreveu:2 - Uma vez que o travão-de-mão é eléctrico, o que acontece quando o Leaf perde a carga?
Se for como outros sistemas idênticos que já estão em circulação, o comando só é usado para ligar o carro, depois de estar em andamento pode continuar até se desligar.Lavorama Escreveu:3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?
O painel não influencia a carga das baterias de Lítio, e estas baterias aguentam bastante tempo sem perder a carga, não sei valores concretos, mas penso que ao fim de 3 meses com o carro parado deve não deve perder mais de 15%.Lavorama Escreveu:4 - Qual é a taxa de perda de carga com o carro parado (com e sem painel fotovoltaico)?
Ele não perde a carga, vai perdendo e no final entra num modo ultra económico de energia (tartaruga) que limita a potencia para o motor e ainda faz mais uns km's. Depois disto, resta procurar uma tomada próxima, ou chamar um reboque, ou alugar/pedir a alguem um gerador de energia (a gasolina ou gasoleo) para o caregar. Nos estados unidos vai haver um camião de carregamento de emergência do LEAF para estas situações, penso que a Nissan tem isso coberto no seguro cá na europa, nem que seja um reboque.Lavorama Escreveu:5 - O que fazer quando o carro perde a carga a meio do caminho ou deixa de ter carga suficiente para chegar ao ponto de abastecimento mais próximo?
Dado o rendimento dos motores eléctricos, não se desperdiça tanta energia (tendo em conta que a seguir vai travar ainda recupera alguma com regeneraçao). De qualquer forma uma condução com mais acelerações e travagens vai reduzir a autonomia desde que foi carregado.Lavorama Escreveu:6 - As acelerações bruscas são desaconselháveis do ponto vista do consumo energético, à imagem dos carros a CI?
Também não sei ao certo, penso que depende muito da arquitectura usada no computador de bordo, mas será qualquer coisa entre os 5W (se usar um CPU ARM) e os 50W (se usar um CPU x86) - quando em funcionamenro claroLavorama Escreveu:7 - Qual o consumo do painel LCD e do rádio/leitor de CD?

Quem quiser corrigir/completar, é bem vindo.Lavorama Escreveu:Mais uma vez obrigado a quem souber responder a estas perguntas, algumas delas possivelmente idiotas.
- ruimegas
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Re: Mais umas achas para a fogueira das dúvidas
Só para acrescentar que mesmo sem carga no comando existe a chave mecânica para abrir a porta e se se colocar o comando mesmo sem pilha junto ao botão Start/Stop o Leaf liga-se (em http://www.mynissanleaf.com)mikexilva Escreveu:Lavorama Escreveu:Se for como outros sistemas idênticos que já estão em circulação, o comando só é usado para ligar o carro, depois de estar em andamento pode continuar até se desligar.Lavorama Escreveu:3 - Qual o comportamento do Leaf quando, estando em marcha, acaba a pilha do comando (uma vez que o carro só anda quando detecta a sua proximidade)?
Cumprimentos
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TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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