Ainda e sempre as tomadas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Lavorama
Proprietário Leaf
Mensagens: 34
Registado: 21 jan 2011, 09:23

Ainda e sempre as tomadas

Mensagem por Lavorama » 14 fev 2011, 21:39

No Documento de Informação ao Cliente V.E. da Nissan pode ler-se, a propósito do carregamento ocasional ou de emergência:

"A ficha doméstica que irá utilizar deve estar protegida por um disjuntor ou fusível dedicado, de forma a estar protegida contra riscos eléctricos".

Para além disto, o mesmo documento adverte, a bold, que não podemos usar adaptarores ou extensões neste ou em qualquer outro método de carregamento.

Para não repetir as perguntas que fiz noutros posts, digam-me, por favor:

- Perante tantas limitações e proibições, afinal o que distingue o Leaf de outros equipamentos eléctricos que se ligam à tomada para além da potência?
- No caso de não se seguirem as recomendações do manual, que riscos existem para o Leaf e/ou para a instalação eléctrica?
- Como vou carregar o carro numa casa arrendada sem garagem?!

Sendo um segundo andar de uma moradia, com um cabo suficientemente comprido, talvez conseguisse usar uma tomada perto de uma janela ou a tomada da arrecadação, mas tenho medo de explodir o carro ou o condomínio todo. Não tarda resigno-me a mandar instalar o EVSE da Efacec à revelia do senhorio e "desinstalá-lo" quando acabar o contrato.

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Ainda e sempre as tomadas

Mensagem por batalha » 14 fev 2011, 23:40

Antes de mais, seja bem-vindo a este fórum.
Um fórum é um local de partilha e entreajuda, este, nasceu da necessidade (e paixão) de alguns dos membros por um tema comum. Não é um braço da marca/produto por ele tratado, nem vincula os utilizadores pelas opiniões expressas!
Dito isto, vou tentar responder, o melhor que posso, às suas pertinentes questões, na certeza porem, que lhe deixarei mais duvidas.
Lavorama Escreveu: - Perante tantas limitações e proibições, afinal o que distingue o Leaf de outros equipamentos eléctricos que se ligam à tomada para além da potência?
-Nada
Lavorama Escreveu: - No caso de não se seguirem as recomendações do manual, que riscos existem para o Leaf e/ou para a instalação eléctrica?
O Leaf, em principio, estará protegido a instalação também deveria estar, não é garantido que consiga o carregamento a normal a 16A, talvez com o cabo extra para carregamentos ocasionais de 10A, durante 10h.


O Leaf é um produto de consumo, e tal como outros, vem com recomendações do produtor, pode-se olhar para ele como uma mistura de automóvel com electrodoméstico, e se reparar, todos os automóveis recomendam n coisas que depois não cumprimos, trocar o óleo, o filtro, as pastilhas, etc. da marca XPTO em intervalos regulares no concessionário da marca. Também os electrodomésticos, aconselham a sua instalação por técnicos certificados com circuitos dedicados e não há nenhum que recomende o uso de extensões.
Pense no Leaf , como 2 aquecedores daqueles grandes de 2000w, e que os vai deixar ligados toda a noite, em muitas casas deste país eles estão ligados com uma tripla ou uma extensão, e o que é que acontece, normalmente nada.
Pode carregar-se o Leaf com recurso a uma extensão comprida pendurada da janela? -Pode! Se a tomada não aguentar a corrente necessária, o disjuntor dispara! È aconselhado? -Não!
Se pedir à Efacec para lhe instalar um EVSE, eles vão ter que retirar a corrente do seu quadro, e se a potência contratada não for suficiente, terá que pedir um aumento de potência, mas mesmo assim não lhe vão instalar um EVSE no exterior da propriedade.
O Leaf, na minha opinião, requer que o futuro dono reúna alguns requisitos, nunca se esqueça que a maior parte do tempo vai ser passada em carregamentos, por cada 2 horas de condução (+/- 140Km) passará 8 horas a carregar.
Espero ter contribuído para que possa tomar uma decisão consciente.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”