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Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Essiemme
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Re: 1217,70

Mensagem por Essiemme » 18 fev 2011, 15:11

batalha Escreveu:
Essiemme Escreveu::(

Começo a ficar um bocadito triste, pois não basta o carro ser caro como também este aparelhómetro o ser e ainda por cima obrigatório possuir.

A juntar a isto, tenho necessidade de um carregador (afinal - caríssimo) para o carregamento em casa de familiares, quando os visito.

Assim não dá, de facto...
:(
Realmente parece que a Nissan está a esticar a corda até perceber quando parte?

Se ao valor do Homecharger da Efacec, somar-mos a valor do cabo ocasional
1217+(650+23%)=2016€ se dividir-mos por 1.36€ (l. de gasóleo), tendo como base 6l/100km (no meu caso) temos qualquer coisa como 25.000km. Isto dá para um ano de gasóleo.

Tinha por base, no inicio, um carro de 30.000€ descontando o incentivo, iria pagar +/- 26.000€, após alguns ajustes e com a subida do IVA mais esta despesa, o valor do pacote fica em quase 35.000€ a corda já esticou 9k€, não sei se parte?

E o que me custa mais é que estamos a falar, claramente, de coisas inflacionadas, tanto o cabo como o Homecharger, sem contar com a montagem, deveriam rondar os 100€/200€, que será o preço deles dentro de pouco tempo. Aos pioneiros já chegava ter as baterias mais caras e a menor autonomia.

Com a actual conjuntura económica, não sei se não vou esperar pela segunda vaga? Com muita pena minha.
Eu concordo consigo.

Começa a ser um esforço muito grande, mesmo que argumentem que "quem compra um carro de 32000 Euros, também pode investir mais 2000 euros para o poder usar"... apenas "custa" engolir todo este aproveitamento do entusiasmo de algumas pessoas, que parece não são assim tantas...

:(
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Re: 1217,70

Mensagem por Essiemme » 18 fev 2011, 15:46

Será que cá também há apoios do estado para a compra deste tipo de equipamento ?

Sei que em alguns estados da América, existem também apoios para estes aparelhos.

Se calhar, só nos resta descontar no IRS (ainda que com um limite de abatimento muito baixo, acho eu...).
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Re: 1217,70

Mensagem por ruimegas » 18 fev 2011, 17:36

Essiemme Escreveu:Será que cá também há apoios do estado para a compra deste tipo de equipamento ?

Sei que em alguns estados da América, existem também apoios para estes aparelhos.

Se calhar, só nos resta descontar no IRS (ainda que com um limite de abatimento muito baixo, acho eu...).
Não existem mais apoios do Estado além dos benefícios em sede de IRS em 2012 relativos a 2011 e salvo melhor opinião para se obter o máximo de retorno ter-se-á de apresentar encargos nessa área de pelo menos 2.000,00 € para obter um benefício de +/- 800,00 €.

Cumprimentos
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Re: 1217,70

Mensagem por Essiemme » 19 fev 2011, 12:26

Pois é...

Ter de comprar um carregador para a minha garagem por cerca de 1200 Euros e ter de comprar adicionalmente uma "extensão" para carregar em casa dos meus pais por mais 800 Euros, é um acrescimo muito significativo.

Estou a pensar em apenas comprar (se tiver mesmo de ser) o segundo, perdendo porventura a capacidade do carregamento automático por temporizador, mas afinal são mais do que 2000 euros !!!! para ter as duas coisas :!: Desta maneira, consigo carrega-lo nos dois locais.

Já começa a parecer que o carro vem "incompleto" da fábrica, pelo menos em termos de uma utilização, digamos, normal.
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Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 19 fev 2011, 13:05

Realmente, participar num fórum, sobre qualquer tema, sem o conhecimento de causa :cry:

Será que num futuro próximo nos riremos da maioria das coisas que escrevemos e pensamos?

De momento só nos resta divagar sobre números, interpretar experiências de outros, e afogar algumas mágoas :twisted:

Imaginem, por momentos, que vão ao volante do vosso Leaf, dirigem-se para o centro, onde vão tratar duns assuntos, umas compras e um cinema. A carga está em baixo e existe um ponto de carregamento com lugares vagos muito perto do vosso destino, fácil é só estacionar o Leaf, pegar no cabo e ligar ao posto. Simples, pratico e eficiente... Mas, de repente, lembram-se eu vou deixar aqui o carro com o EVSE pendurado do lado de fora? Isto custou-me um ordenado :shock:

Se ainda hoje se partem vidros para subtrair auto-rádios de 100€, o que irá acontecer aos EVSE? Com tanto apetite por cobre dos cabos? Quando esta gente perceber que aquele sabonete rende 500€ no mercado paralelo?

O que pode acontecer ao Leaf no caso de alguém cortar com uma "tesoura" metálica o cabo durante o carregamento? E ao posto? De certeza que isto foi testado! Alguém sabe?

Por que raio a nissan não incluiu o EVSE dentro do carro e com a possibilidade de regulação da potência puxada? Apenas ficaria de fora um simples cabo, facilmente adquirido?

Provavelmente existe uma boa razão para tal, visto todas as marcas procedem desta forma.

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Re: 1217,70

Mensagem por mjr » 19 fev 2011, 13:10

É por essa razão que eu pensava que os postos da Mobi.E tinham um EVSE, sendo apenas necessário um cabo para carregar o carro.
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Re: 1217,70

Mensagem por mikexilva » 19 fev 2011, 13:18

Esta caixa que fica a meio do cabo nao sera apenas um conversor de protocolos da comunicacao entre o carro e a estacao? Nao estou a ver existir conversao de potencia numa caixa tao pequena...

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Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 19 fev 2011, 13:25

mikexilva Escreveu:Esta caixa que fica a meio do cabo nao sera apenas um conversor de protocolos da comunicacao entre o carro e a estacao? Nao estou a ver existir conversao de potencia numa caixa tao pequena...
Sim, daí a necessidade do adquirir um segundo, preparado para 10A chamado carregador ocasional. Ora se fosse possível seleccionar a potência no Leaf matavam-se 2 coelhos...

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Re: 1217,70

Mensagem por Seal » 19 fev 2011, 15:13

Eu não estou comprador de um Leaf, nem de nenhum outro automóvel de momento.

Mas digo-vos que não ia nessa conversa. Pagava a um técnico certificado e ele montava-me o sistema e arranjava-me os cabos necessários. Fica muito mas muito mais barato que o roubo que andam a fazer.
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Re: 1217,70

Mensagem por Lavorama » 19 fev 2011, 15:56

Os anexos que o concessionário me enviou dão a entender que só a Nissan pode certificar técnicos para instalar EVSE domésticos. Ou seja, é a solução EFACEC ou uma solução pirata.

Falta saber se a utilização do cabo 10A também vai requerer uma instalação/inspecção por um técnico certificado pela Nissan por causa da alegada necessidade de ter disjuntor ou fusível dedicado (a propósito: alguém sabe qual o comprimento do cabo?).

Entretanto continua por esclarecer a minha dúvida filosófica: estes requisitos todos devem-se às idiossincrasias técnicas do Leaf e ao facto de não ser um equipamento eléctrico comum ou a uma triste decisão de atribuir o monopólio de carregamento de carros eléctricos à EFACEC?

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