CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
rpatricio
Proprietário Leaf
Mensagens: 145
Registado: 03 set 2013, 17:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,09 Ah

CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por rpatricio » 21 mai 2014, 14:21

Quantos vamos mandar vir?:
http://emotorwerks.com/products/online- ... ev-charger

Vejam o video da coisa a funcionar:


Temos sempre o mercado Chinês para fichas CHAdeMO:
http://www.alibaba.com/product-detail/C ... 84861.html
Nave espacial Branca com 78.000Km's desde Setembro 2013

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 14:56

Muito interessante. É pena ser monofásico, o que em Portugal inviabiliza obter os 25kW. Também não vi se são compatíveis com os 50Hz cá de Portugal (em princípio não deveria haver problema, mas o PFC pode passar-se se estiver a contar com 60Hz).

Temo que haja problemas em importar este material dos states, pois se a alfândega pega nisto e não vê a marcação CE fica logo por lá.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3499
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 15:57

Vi o tópico no MyNissanLeaf e dizem que funciona com 3 fases com um retificador normal sem correcção de fator de potência ou se alguém arranjar, com um rectificador trifásico com PFC.
O carregador é modular e pode funcionar até com DC à entrada: painéis solares ou uma outra bateria. Há um vídeo em que carregaram um Leaf a partir do Barramento DC de um RAV4 EV.

O problema é sempre quem está a tentar "encher o bolso" descaradamente à custa dos VE: pediram-lhe 2200USD por uma ficha Chademo e ele tiveram que fazer uma com um impressora 3D e os pinos manualmente.
A ficha chinesa do Link diz chademo no nome, mas o que está na foto não encaixa numa tomada chademo.

Agora para termos um mercado VE decente só faltam baterias aftermarket, porque se estamos à espera dos fabricantes "originais" seremos sempre comidos vivos como se está a ver nas fichas (seja com as Chademo, seja com as J1772 a mais de 100€).
Última edição por RJSC em 21 mai 2014, 16:21, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 16:00

Menos mal. Mas a parte da importação seria a mais chata, teria de se ter muito cuidado em indicar que são amostras de engenharia e provavelmente teria de ser uma empresa a importar. A falta de certificação levanta muitas chatices na alfândega, não é Filipe :roll: ?

Há esquemas e código open source? Uma alternativa seria fazer o produto por cá.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3096
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por Filipe » 22 mai 2014, 01:56

mjr Escreveu:Menos mal. Mas a parte da importação seria a mais chata, teria de se ter muito cuidado em indicar que são amostras de engenharia e provavelmente teria de ser uma empresa a importar. A falta de certificação levanta muitas chatices na alfândega, não é Filipe :roll: ?

Há esquemas e código open source? Uma alternativa seria fazer o produto por cá.
Afirmativo, no que respeita ao carregador que esteve quase 2 meses na alfandega, foi para trás, pois a certificação CE iria custar umas centenas, senão milhares,
e nunca haveria a certeza de ser possível, pois poderia aparecer algum item que não fosse possível certificar.
Enfim, por detrás existe a protecção dos que já cá estão instalados, penso eu de que. :evil:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
rpatricio
Proprietário Leaf
Mensagens: 145
Registado: 03 set 2013, 17:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,09 Ah

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por rpatricio » 02 jun 2014, 19:34

Já existem mais alternativas para carregar em CHAdeMO deixo-vos o link:

http://transportevolved.com/2014/05/28/ ... c-charger/

Agora já podemos montar a nossa infra-estrutura de carregadores rápidos :-)
Nave espacial Branca com 78.000Km's desde Setembro 2013

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3499
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: CHAdeMO de 20kW - a custar 3999 USD

Mensagem por RJSC » 02 jun 2014, 20:15

rpatricio Escreveu:Já existem mais alternativas para carregar em CHAdeMO deixo-vos o link:

http://transportevolved.com/2014/05/28/ ... c-charger/

Agora já podemos montar a nossa infra-estrutura de carregadores rápidos :-)
15000€ por um carregador de 22kW?! :o :shock:
O preço de meio Leaf novo!

Está tudo doido?! :shock: :shock:

Se não for com o carregador open-source estamos arrumados...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”