Lisboa com novas medidas sustentáveis

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Lisboa com novas medidas sustentáveis

Mensagem por JAbrizida » 24 set 2011, 13:42

-2011
Lisboa com novas medidas sustentáveis

A autarquia de Lisboa tem em vista a adopção de um conjunto de medidas para oferecer aos seus habitantes soluções alternativas de mobilidade dentro da cidade. No Fórum Lisboa organizado pelo Diário Económico sobre "Cidades de Futuro – Mobilidade Eléctrica", o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Nunes da Silva, falou sobre essas medidas e destacou o impacto que estas têm tido na circulação dentro da cidade.

O vereador defende que até à CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) deviam ser cobradas "portagens em todos os eixos de acesso à cidade", auto-estradas e vias rápidas, com um valor "igual à mais alta das portagens na proximidade de Lisboa", ou seja, igual à da Ponte Vasco da Gama (2,4 euros na classe 1). O que, para além do "aumento de receita de algumas dezenas de milhões por ano" nos cofres da autarquia, iria, do ponto de vista da circulação automóvel "reduzir o fluxo de veículos na cidade". Ainda assim, para o autarca, a melhor política a seguir é a de estacionamento pago, recentemente alterada, uma vez que "selecciona os utilizadores", que são"quem realmente precisa mesmo daquele espaço". Nunes da Silva evidenciou o sucesso desta medida com o exemplo da Avenida da Liberdade, que "tem agora entre 20% e 25% de lugares livres".

No que toca ao estacionamento, o vereador da CML revelou ainda o entendimento entre a EMEL e a Otlis (Operadores de Transportes da Região de Lisboa) quanto à verba a pagar pela entrada no sistema do cartão Lisboa Viva, dando assim luz verde ao sistema ‘park&ride', através da disponibilização de um título de transporte que integra estacionamento e utilização da Carris e do Metropolitano de Lisboa. "Os condutores vão passar a poder estacionar os carros num parque de estacionamento da capital e deslocarem-se dentro de Lisboa em transportes públicos por 49 euros mensais", explicou Fernando Nunes da Silva, que se afirma um defensor do transporte integrado e intermodal. O projecto arranca com "sete mil lugares de estacionamento, mas espero que até ao final do mandato esse número chegue aos 20 mil", defendeu o autarca. Os parques de estacionamento abrangidos neste projecto são: Parque de Álvaro Pais, Areeiro, Biblioteca, Campo Grande, Colégio Militar, Sete Rios, Universidade, Alvalade XXI, Docas e Oriente.

Para além do novo tarifário, a EMEL, E.E.M. vai agora lançar um projecto-piloto, a arrancar em Novembro deste ano, para medir o índice de satisfação dos proprietários de veículos eléctricos na capital, revelou o administrador da empresa, Tiago Farias. Os proprietários dos carros podem inscrever-se para participar na iniciativa e com isso receber um "dístico verde, que consiste num selo válido até ao fim do projecto, que lhes permite ficar isentos do pagamento de parquímetros". A iniciativa foi proposta por um grupo de investigadores do Instituto Superior Técnico, a EMEL aceitou o desafio e está já a convidar empresas e particulares a participarem no estudo, que visa também medir o impacto ambiental destes automóveis na cidade. :lol: :lol: :lol:
A mobilidade eléctrica tem vindo a ganhar cada vez mais destaque na autarquia da capital, a evidenciar isso mesmo estão as 17 viaturas movidas a electricidade adquiridas pela CML para serviços de limpeza das ruas e ainda os quatro automóveis ligeiros que servem a presidência da câmara. Além disso, "está neste momento a ser estudada a solução de bicicletas eléctricas partilhadas a custo zero", a CML adiantou o vereador, "só tem de ceder o espaço". A solução "vai ser testada na Cidade Universitária".

Ainda numa perspectiva de incentivo à mobilidade eléctrica, a CML pensa adquirir "pequenos veículos eléctricos, tipo Smart, para partilha [car-sharing], mas sem pontos de contacto", o objectivo é "poder largar os veículos em qualquer lugar". A solução, já adoptada por várias capitais europeias, está já a ser estudada com uma empresa rent-a-car.

Como medida a ser aplicada de forma progressiva, a CML revelou ainda que mais zonas serão interditas aos veículos mais poluentes. Segundo Nunes da Silva, "a zona de emissões reduzidas vai ser alargada à Segunda Circular já no próximo ano", como medida que visa incentivar a renovação automóvel das empresas a operar na capital.

in http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=54127







PORTUGAL ESCOLHEU O SEU RUMO

Saiba quais são os múltiplos actores envolvidos no projecto da mobilidade electrica, quer ao nível da concepção quer ao nível da produção das diversas componentes do sistema, que tornam possível mudar a forma como nos movemos, rumo a um futuro cada vez mais próximo.
saber +










A ENERGIA QUE MOVE PORTUGAL A CHEGAR CADA VEZ MAIS LONGE

A energia e o ambiente são questões de âmbito mundial que exigem uma resposta global.
Portugal apostou no momento certo e, com a Estratégia Nacional para a Energia colocou-se na vanguarda das energias renováveis, transformando um desafio numa oportunidade.
Portugal posiciona-se como um país pioneiro que propõe ao mundo um novo modelo de mobilidade, verdadeiramente integrado, potenciando as energias renováveis.
saber +

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Lisboa com novas medidas sustentáveis

Mensagem por JAbrizida » 24 set 2011, 13:52

Mobilidade Sustentável - Projecto EVUE - Electric Vehicules in Urban Europe
http://www.emel.pt/pt/mobilidade/mobili ... _evue.html

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”