Orlando Escreveu:RJSC Escreveu:Orlando Escreveu:E é preciso mais algum material além desse inversor?
Umas pinças pra ligar na bateria de 12V ou uma ficha de engate rápido como a do americano que não sei onde se vendem e um comutador no quadro de casa para comutar da rede pública para o inversor.
Isso para mim serviria perfeitamente, pois mal chove por aqui e falha a luz por períodos curtos...e é sempre chato quando à noite quero ligar apenas a luz.
Mas essa solução obrigaria-me a ter o carro sempre no on e o quadro desligado, certo? Caso contrário esgota-me a bateria de 12v, certo?
Pode-se meter um contactor que quando se ligue o inversor comute automaticamente a casa da rede para o inversor, mas quando falhar e energia é necessário ir ligar o inversor ao carro e colocar em ON.
Com o carro desligado e o inversor ligado na bateria de 12V esgota-a em pouco tempo sim.
Esta solução não é automática como uma UPS, é mais como um gerador que tem que se ir puxar a corda para arrancar quando falha a energia.
Mas se é só para as luzes e por curtos períodos pode-se ligar uma UPS vulgar apenas nos circuitos de iluminação. Assim quando falhar a rede elétrica continua a haver energia pra a iluminação.
Uma caixa pronta à venda:
http://paiopires.olx.pt/caixa-ups-ilumi ... -458350789
Mas com uma UPS para computadores também se faz.