Acho que não percebeu o que o mjr explicou quando concluiu que será necessário trocar a bateria toda...epower Escreveu:...O facto de serem modulares tranquiliza-me que se após a garantia das mesmas, se perder autonomia posso voltar a colocar o mesmo modulo e volta a ter a autonomia inicial, segundo sei, das partes mais importantes nas VE's são os módulos/unidades de comando que controlam a gestão das baterias e que estão ligados a um modulo principal, e aí sim, gasto cerca de 1000 e poucos euros e nunca os "10.000€", pode na realidade ser necessário substituir mais módulos mas mesmo assim não se traduz num valor surreal...

Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
- VETL
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Se a degradação da bateria se ficar a dever a uma célula muito fraca (que limitará o desempenho do pack) a mudança de um módulo permitirá resolver o problema.
Se a degradação da bateria for geral, não havendo células fracas a destacar-se, a troca de módulos nada resolve.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Só em caso de células com defeito , como já aconteceu, é que faz sentido trocar módulos. A degradação por desgaste/tempo, pelo menos no Leaf, é extremamente parecida entre as células. No meu carro ganhava menos 0,5kWh em trocar o pior módulo por um novo.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Muito bem, em Portugal temos um Leaf exemplo disso, a troca de um módulo com problemas, resolveu um problema de autonomia no vitormcpinto! Portanto, não vejo neste capítulo vantagem do BMW.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Sempre podemos colocar um conjunto de baterias em paralelo e aumentar a autonomia.rdias Escreveu:~alexmol Escreveu:Se a degradação da bateria se ficar a dever a uma célula muito fraca (que limitará o desempenho do pack) a mudança de um módulo permitirá resolver o problema.
Se a degradação da bateria for geral, não havendo células fracas a destacar-se, a troca de módulos nada resolve.
Só poderá resolver de inicio ou quando o pack é quase novo. Depois a uma determinada altura haverá sempre muita ou alguma degradação em todos módulos ou células, não compensando colocar uma célula ou módulo novo.

- VETL
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Isso não deve ser bem assim.
Imaginemos o meu leaf: 1 pack + 1 carro.
Se lhe metesse 2 packs ficaria: 2 packs + 1 carro.
Se com 1 pack fizesse 100km, com 2 tinha que fazer bem mais de 200km porque um deles não tinha um carro para puxar.
É óbvio que o consumo aos 100km seria superior com 2 packs por existir mais peso, mas tinha que render muito mais do que fazer 100km com um carro e 100km com outro. Aliás, com apenas mais 300kgs, o acréscimo de consumo não é muito e as baterias sofrem muito menos.
Eu aprecio packs sobredimensionados por estas razões.
No entanto, é óbvio que com incrementos na densidade energética, tudo se torna mais fácil.
Imaginemos o meu leaf: 1 pack + 1 carro.
Se lhe metesse 2 packs ficaria: 2 packs + 1 carro.
Se com 1 pack fizesse 100km, com 2 tinha que fazer bem mais de 200km porque um deles não tinha um carro para puxar.
É óbvio que o consumo aos 100km seria superior com 2 packs por existir mais peso, mas tinha que render muito mais do que fazer 100km com um carro e 100km com outro. Aliás, com apenas mais 300kgs, o acréscimo de consumo não é muito e as baterias sofrem muito menos.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Pois não, não faço. Ando a arrastar mais peso.
Mas se gastar sempre metade da carga, o pack vai durar muito mais, entre outras vantagens.
No final, o que é mais vantajoso? Será que a maior duração e as outras vantagens pagam o acréscimo de consumo de andar a arrastar um pack com o dobro do tamanho necessário?
Mas se gastar sempre metade da carga, o pack vai durar muito mais, entre outras vantagens.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
As baterias também são mais eficientes quando são descarregadas mais devagar. Uma descarga a 0,25 C é o ideal e 0,5 C é muito bom. Considerando 30 kW para circular a velocidades de auto-estrada, ter uma bateria de 120 kWh era excelente, mas 60 kWh já é muito bom. Mais que isso já acho que o peso da bateria não compensa o que se ganha em autonomia ou durabilidade.