Temperatura Vs Carregamento a 100%

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 08 jul 2016, 12:53

Bom dia Manuel, é isso, carrega no trabalho. Vou experimentar os 80% e de manhã.
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por PauloDias » 13 jul 2016, 10:21

Boas Braveleda, vou usar aqui o teu tópico para tirar a dúvida se faço bem os meus carregamentos....

A distancia que percorro diariamente é entre 105 / 115 kms e o que tenho feito de carregamentos é da seguinte forma, carrego durante a noite dentro do parqueamento do prédio, e não dentro da garagem mesmo, pois ainda não consegui arranjar forma de colocar o carro a carregar na rua com uma extensão a partir da garagem. A temperatura dentro da garagem nestes dias rondam os 25/28 graus. Como tenho bi-horário tenho programado para começar a carregar deste 22h10 até aos 80% que termina sempre por volta das 3h depois tenho programado para começar a carregar de novo a partir das 5h até sair de casa, que é sempre por volta das 6h30, quando me levanto a partir de casa abro a porta para o exterior da garagem para entrar fresco durante algum tempo.... não deve fazer quase nada mas..... quando chego ao trabalho tenho de SOC mais ou menos entre 63 a 69 %, depois da viagem para casa chego quase sempre com entre 30 a 35 %.

Não posso ficar só com os 80% pois isso implicava que tinha que tentar carregar no trabalho e para isso tem que ser ao sol.... :( por isso só quando é MESMO necessário!!

Por estes dias não tenho conseguido ficar com as 5 barras da temperatura, está sempre com 6.....

Estou a fazer mal ? que possibilidades tenho para minimizar o estrago ?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por mjr » 13 jul 2016, 10:55

Qual é a temperatura no parqueamento do prédio? É ao ar livre?

Num Leaf novo as 6 barras começam nos 23-24C e terminam já perto dos 40C. É completamente diferente a nível de degradação. Ainda não tens o Leaf Spy, para saber a temperatura real da bateria?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por PauloDias » 13 jul 2016, 11:13

A temperatura onde o carro fica, anda à volta dos 25/28 graus..... quando me levanto abro a porta de entrada da garagem para refrescar um pouco....
Aqui fica o relatório de uma viagem minha com imagens do Spy....
Antes de sair....
Imagem Imagem

Imagem Imagem

Quando chego ao trabalho....
Imagem Imagem

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por mjr » 13 jul 2016, 12:20

Não está mau. O meu nos dois primeiros anos esteve bem pior que isso no Verão.
A estratégia de carga usada em fazer uma carga inicial até aos 80% e depois 1h30m de carga até aos 100% parece-me bastante acertada. Suponho que quando chega ao carro de manhã ainda esteja a carregar (muito lentamente), correto?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por PauloDias » 13 jul 2016, 12:31

Sim ainda está sempre a carregar.... Como tenho lido que quando é para carregar mais de 80% convém sair logo com o carro, é por isso que faço isto desta maneira....

Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 14 jul 2016, 22:59

Boa noite Paulo, o meu também tem andado nos últimas semanas com as 6 barras de temperatura. Será difícil andar mais fresco!

Boa noite Manuel, pela experiencia desta semana, noto que consigo que a bateria atinja menos vezes a casa dos 30 graus, mas entro quase todos os dias no aviso de bateria fraca, que ocorre aos 18% felizmente é por pouco tempo.
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por sparrow » 14 jul 2016, 23:08

O que é melhor?

Fazer cargas mais curtas a 16A ou mais longas a 10A?

De que maneira se tem a bateria mais fresca?

Isto pensando em carga a 80% a iniciar por volta da meia-noite.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2016, 23:36

Hoje o carro ficou em casa (mas na rua), à sombra e, mesmo assim, às 19h tinha 6 barras e 26,5º média. É impossível manter temperaturas baixas nestes dias, só impossível...

Eu diria 16A: muito menos tempo a carregar e menos perdas no carregador.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 14 jul 2016, 23:44

Segundo a experiencia desta semana, carregamento a 80% com 16A.
No meu caso a temperatura baixa cerca de 2 graus (média durante o dia).
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”