margarett Escreveu:Ou estamos a falar de coisas diferentes ou eu estou a ficar doidinho
O tópico era sobre a instalação do OP, mas tudo bem, falemos em termos genéricos...
margarett Escreveu:
Tenho leaf e penso que se tivesse a possibilidade de trifásica praticamente não teria usado os CR ou apenas em casos mais esporádicos. Para muitas pessoas os 22KW já são suficientemente rápidos.
Para carregar em casa (normalmente durante a noite), qual é a necessidade de uma carga rápida a 22kW? (como os nossos Leaf só usam os 50kW durante meia duzia de minutos, a 22kW é quase tão rápido como os PCR das AE - há inclusive por aí um gráfico que mostra isso mesmo).
A questão não é LEAF mas VE na generalidade.
- Se para um modelo com 24kWh de bateria já são necessárias entre 4 a 8 horas, o que acontece com os VE com o dobro da capacidade de carga da bateria?
- Se calha a se fazer um percurso maior ou chega-se a casa depois do trabalho, mas é necessário sair dentro de 1 ou 2 horas, não é preferível carregar em casa o mais rápido possível? Tantas vezes isso já me aconteceu (tenho bateria pequena e carrego a 10A)
Portanto, uma característica cada vez mais valorizada num VE será justamente o seu tempo de carga em AC.
Vou mais longe: é fundamental, para os próximos VE, virem com AC11 ou AC22 (trifásico).
margarett Escreveu:
A pergunta dele é se deve instalar um carregador monofásico ou trifásico. Se é para vários VEs e ter alguma preocupação com o €€€€, então vários monofásicos (compras 2 pelo preço de 1). Se o €€€ não é problema então sim, trifásico e asseguras o futuro

Desde que se coloque um em cada fase, não há problema.
margarett Escreveu:
jrochate Escreveu:
Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.
Se isso acontecer, fará sentido "matar" a carga DC e as tomadas Chademo. Quer-me parecer que li por aqui há pouco tempo que esse foi definido como standard para a Europa para os próximos anos largos. Estou a falar de cor mas acho (espero

) que a minha memória não me está a pregar partidas.
Totalmente em desacordo, novamente. Hoje tiveste azar...
Carregar a 22kW nunca será matar a carga DC, como referes (bom a carga é sempre DC, mas é transformada dentro ou fora do VE)
Para carregar AC a potencias de 100kW ou superior, precisavas de ter uma instalação industrial com retificadores e muitos Amps.
Logo, a tendência será DC a 100kW+ (CHAdeMO tem de se mexer) e manter o trifásico para os 11kWh - 22 kWh, para a instalações home & office.
E ainda...
Em Portugal, e no resto da Europa, a maioria das construções estão servidas de 3 fases.
O apartamento pode ter só uma fase, mas o prédio tem 3. Nas garagens tem 3. Nas moradias isoladas normalmente tb já estão preparadas para 3.
É uma questão de equilíbrio da rede, como dizia o VETL.