Estação de carregamento - ajuda

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Estação de carregamento - ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2016, 16:21

Ou estamos a falar de coisas diferentes ou eu estou a ficar doidinho :mrgreen:
Tenho leaf e penso que se tivesse a possibilidade de trifásica praticamente não teria usado os CR ou apenas em casos mais esporádicos. Para muitas pessoas os 22KW já são suficientemente rápidos.
Para carregar em casa (normalmente durante a noite), qual é a necessidade de uma carga rápida a 22kW? (como os nossos Leaf só usam os 50kW durante meia duzia de minutos, a 22kW é quase tão rápido como os PCR das AE - há inclusive por aí um gráfico que mostra isso mesmo).

No caso que o LFN menciona, a instalação trifásica já existe, logo é um "não problema". A discussão é que virou para a instalação que se pode ou não ter em casa :P

A pergunta dele é se deve instalar um carregador monofásico ou trifásico. Se é para vários VEs e ter alguma preocupação com o €€€€, então vários monofásicos (compras 2 pelo preço de 1). Se o €€€ não é problema então sim, trifásico e asseguras o futuro :)
Para quem vai ter (ou tem) vários VE ainda se põe como mais premente a corrente trifásico. A questão do custo fixo associado, não deve ser posta. Se tem "estofo" para adquirir vários VE o custo fixo do fornecimento é irrelevante
Isso é uma afirmação no mínimo arrojada. A maior parte dos VEs serão provavelmente comprados pela poupança que se obtém, dizer que o custo do fornecimento é irrelevante... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 29 jul 2016, 16:40

margarett Escreveu:Ou estamos a falar de coisas diferentes ou eu estou a ficar doidinho :mrgreen:
Tenho leaf e penso que se tivesse a possibilidade de trifásica praticamente não teria usado os CR ou apenas em casos mais esporádicos. Para muitas pessoas os 22KW já são suficientemente rápidos.
Para carregar em casa (normalmente durante a noite), qual é a necessidade de uma carga rápida a 22kW? (como os nossos Leaf só usam os 50kW durante meia duzia de minutos, a 22kW é quase tão rápido como os PCR das AE - há inclusive por aí um gráfico que mostra isso mesmo).

No caso que o LFN menciona, a instalação trifásica já existe, logo é um "não problema". A discussão é que virou para a instalação que se pode ou não ter em casa :P

A pergunta dele é se deve instalar um carregador monofásico ou trifásico. Se é para vários VEs e ter alguma preocupação com o €€€€, então vários monofásicos (compras 2 pelo preço de 1). Se o €€€ não é problema então sim, trifásico e asseguras o futuro :)
Estava a referir a esta instalação especifica "instituição que pode vir a albergar alguns EV de marca e modelo incertos. ", no caso de instituições chega-se carrega-se e passado algum tempo ou no intervalo muda-se o veículo de sitio. Por isso a pensar no futuro a trifásica é sempre a melhor hipóteses para um espaço público diminuindo a fila de espera.

jrochate
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Mensagem por jrochate » 29 jul 2016, 17:31

margarett Escreveu:Ou estamos a falar de coisas diferentes ou eu estou a ficar doidinho :mrgreen:
O tópico era sobre a instalação do OP, mas tudo bem, falemos em termos genéricos...
margarett Escreveu:
A questão não é LEAF mas VE na generalidade.
- Se para um modelo com 24kWh de bateria já são necessárias entre 4 a 8 horas, o que acontece com os VE com o dobro da capacidade de carga da bateria?
- Se calha a se fazer um percurso maior ou chega-se a casa depois do trabalho, mas é necessário sair dentro de 1 ou 2 horas, não é preferível carregar em casa o mais rápido possível? Tantas vezes isso já me aconteceu (tenho bateria pequena e carrego a 10A)

Portanto, uma característica cada vez mais valorizada num VE será justamente o seu tempo de carga em AC.
Vou mais longe: é fundamental, para os próximos VE, virem com AC11 ou AC22 (trifásico).
margarett Escreveu: A pergunta dele é se deve instalar um carregador monofásico ou trifásico. Se é para vários VEs e ter alguma preocupação com o €€€€, então vários monofásicos (compras 2 pelo preço de 1). Se o €€€ não é problema então sim, trifásico e asseguras o futuro :)
Desde que se coloque um em cada fase, não há problema.
margarett Escreveu:
jrochate Escreveu: Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.
Se isso acontecer, fará sentido "matar" a carga DC e as tomadas Chademo. Quer-me parecer que li por aqui há pouco tempo que esse foi definido como standard para a Europa para os próximos anos largos. Estou a falar de cor mas acho (espero :P ) que a minha memória não me está a pregar partidas.
Totalmente em desacordo, novamente. Hoje tiveste azar... :twisted:

Carregar a 22kW nunca será matar a carga DC, como referes (bom a carga é sempre DC, mas é transformada dentro ou fora do VE)
Para carregar AC a potencias de 100kW ou superior, precisavas de ter uma instalação industrial com retificadores e muitos Amps.

Logo, a tendência será DC a 100kW+ (CHAdeMO tem de se mexer) e manter o trifásico para os 11kWh - 22 kWh, para a instalações home & office.

E ainda...

Em Portugal, e no resto da Europa, a maioria das construções estão servidas de 3 fases.
O apartamento pode ter só uma fase, mas o prédio tem 3. Nas garagens tem 3. Nas moradias isoladas normalmente tb já estão preparadas para 3.
É uma questão de equilíbrio da rede, como dizia o VETL.

LFN
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por LFN » 29 jul 2016, 19:39

Boa discussão e muito grato pelas respostas.

De facto a questão em causa não se pode confundir com a de uma casa particular, falamos de uma garagem para 50 viaturas num edifício com potência contratada elevadíssima. Aqui não há custos de acréscimo de potência.

Como referido, é fácil por a carregar à vez várias viaturas se necessário. Podia ser simpática a possibilidade de carregamento simultâneo mas para isso o carregador teria de comportar várias saídas e este modelo da EFACEC apenas tem uma.

Apostaria mais em colocá-lo numa posição que sirva 3 lugares de estacionamento e havendo 3 VE ir carregando à vez. Agora que dois postos monofásicos de 32A custam o mesmo que um trifásico de 32A, lá isso é verdade...mas contrabalança com a perpsetiva de ter uma carga semi-rápida a 22 kW (quem me dera ter um VE com isso). Além disso, tendo 2 postos de carregamento se calhar os utilizadores teriam de ter 2 cartões... :?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2016, 20:41

A malta aqui tem facilidade em divagar rapidamente :mrgreen:
tendo 2 postos de carregamento se calhar os utilizadores teriam de ter 2 cartões... :?
Eu não sei como é que isso pode funcionar. Para emissão de cartões que funcionem em multiplos postos... Porque é que não contactas o fabricante directamente expões o teu caso? ;)
Totalmente em desacordo, novamente. Hoje tiveste azar... :twisted:
:lol: :lol: :lol:
A beleza disto é haverem opiniões contraditórias ;)
Logo, a tendência será DC a 100kW+ (CHAdeMO tem de se mexer)
Concordo. Mas repara, estão agora a instalar 50 PCRs de 50kW(?). Desses 50 parece que instalaram 6 ou quê... Primeiro que isso cá chegue, vai passar MUITO tempo... Uma coisa é o que podia ser, outra coisa é o que temos (e vamos ter). Sejamos realistas...
Em Portugal, e no resto da Europa, a maioria das construções estão servidas de 3 fases.
Eu não tenho conhecimentos de fundo para contrariar ou confirmar esta afirmação. Mas nas aldeias (cresci numa) isso é garantidamente falso. No meu prédio existe instalação trifásica por causa do elevador mas nenhum dos apartamentos tem. Nem precisa. Nem as pessoas querem pagar. Nos outros prédios que conheço, igual. Arriscava a dizer que isso é falso mas não o posso afirmar...
Mais ou menos como o que dizia em relação aos 100kW+... Podias ter, podias. Mas se tens? Na generalidade não tens. E pelo que custa a mais, dificilmente terás...
- Se para um modelo com 24kWh de bateria já são necessárias entre 4 a 8 horas, o que acontece com os VE com o dobro da capacidade de carga da bateria?
Normalmente não gastas a carga toda e por isso não precisas de a carregar toda ;) Essa discussão já surgiu por aí algures. Se tens um Tesla com 400km de autonomia e gastas só 100km dessa autonomia, carregas só esses 100km. Ou não carregas durante 4 dias e depois carregas o que for possível numa noite, e vais recuperando dia após dia.
Precisas de recuperar rapidamente a carga? PCR (se o tivesses ao lado claro está)
- Se calha a se fazer um percurso maior ou chega-se a casa depois do trabalho, mas é necessário sair dentro de 1 ou 2 horas, não é preferível carregar em casa o mais rápido possível?
Mais uma vez, PCR. Claro que tens razão. Se puderes carregar 100km/h em vez de 20km/h, óptimo! Mas se acho que isso justifica o piparote de massa que me ia custar a mais a potência contratada que não ia usar 11 em cada 12 meses? Não...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pnunes
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Mensagem por pnunes » 29 jul 2016, 22:33

LFN Escreveu:
Como referido, é fácil por a carregar à vez várias viaturas se necessário. Podia ser simpática a possibilidade de carregamento simultâneo mas para isso o carregador teria de comportar várias saídas e este modelo da EFACEC apenas tem uma.
Há vários tipos de carregadores, com 1, com 2 saídas etc, podem estar interligados e apenas com um posto central comandar via RFID QQ um dos satélites . Até mesmo nos modelos HC (home charger) é possível utilizar RFID
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 30 jul 2016, 20:33

A EFACEC tem uma panóplia de escolhas, basta pedir.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”