
Duvidas " eletricas"
- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
Usando o EVSE de origem continua a carregar a 10A, sim.
E sim, 10A continua a ser a corrente de referência, ainda que alguns já permitam 12A ou 13A. Mas mais que isso numa tomada normal, não
E sim, 10A continua a ser a corrente de referência, ainda que alguns já permitam 12A ou 13A. Mas mais que isso numa tomada normal, não
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Duvidas " eletricas"
A potência de carregamento não depende só da tomada onde ligares o EVSE ("carregador")!xuly Escreveu: ↑10 nov 2021, 11:07Desta forma o carro, um nissan leaf, carrega a 16A?
Tenho instalação elétrica recente, casa com 5 anos, distância do quadro à tomada exterior será de 20 metros.
Os Leaf (e outros certamente) não carregam standard a 10A?
Obrigado
1.
Não deves carregar a 16A (~3,6kW=~3600W) numa tomada normal (schuko)!
Esse tipo de tomadas não estão pensadas para funcionar a 16A por horas seguidas, enquanto o carro carrega. Mesmo as GreenUp não são para ser usadas a 16A durante horas seguidas.
O correcto, para carregar a +10A (~2.2kW=~2200W), é usar uma ficha do tipo industrial (CEE aka CETAC aka tomada de campismo).
2.
A maioria dos EVSE originais que vêm com os carros costumam só funcionar numa amperagem fixa ou pelo menos estão limitados a 10A.
Isto está relacionado com o ponto 1.
3.
O carregador AC interno do carro também dita a potência máxima a que consegues carregar numa tomada.
Os Nissan LEAF carregam, em AC, a 3.6kW (16A) ou a 6.6kW (30A).
4.
A potência máxima de carregamento em AC é ditada pelo menor valor entre a capacidade da tomada, a capacidade do EVSE e a capacidade do carregador AC interno do carro.
Estes vídeos ajudam a explicar :
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Re: Duvidas " eletricas"
Muito obrigado pela reposta.
5 estrelas!!!

Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Obrigado
5 estrelas!!!


Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Obrigado
Re: Duvidas " eletricas"
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Outros têm algum tipo de selecção manual ( botão, RFID, etc. ).
No caso do Nissan LEAF, tenho quase a certeza que apenas funciona a 10A.
Não é necessário uma wallbox para carregar a mais de 10A.
O que está a acontecer é as pessoas serem aconselhadas a comprar wallboxes por uma questão de praticabilidade e, possivelmente, maior margem de lucro.
Uma wallbox é um EVSE, tal como o standard, mas fixo na parede com ligação directa ao quadro.
O meu conselho é que primeiro vejas se o carregador standard serve para o teu dia-a-dia.
Se não servir, compra um EVSE que vá até 32A (monofásico) e pendura-o na parede da garagem ligado como aqui se fala.
Em caso de necessidade, podes levá-lo contigo para outro local, como por exemplo um parque de campismo.

- rnlcarlov
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Re: Duvidas " eletricas"
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.
Re: Duvidas " eletricas"
Sabia dos 14A do C-zero, mas julgava ser uma limitação do EVSE.rnlcarlov Escreveu: ↑10 nov 2021, 17:34Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.
No caso do LEAF desconhecia por completo dessa característica.
P.S.: O carregador AC do Ampera está limitado a 14A.

- VETL
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Re: Duvidas " eletricas"
Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- rnlcarlov
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Re: Duvidas " eletricas"
Havia de tudo para todos os gostos, era uma festa

Os carregadores dos clones recentes de facto são no máximo de 14A, podendo carregar a 8A. O meu é mesmo só 16A. Por causa disso já tive de pedir emprestado um de 10A uma vez pois fui de férias para um sítio que disparava a puxar os 14A continuamente.
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Re: Duvidas " eletricas"
E normal os carregamentos terem interrupções p erro, pois em 2 dias tive paragens de carregamento desde o cabo ter as luzes vermelhas ou no carro surgir luz amarela.
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!
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Re: Duvidas " eletricas"
Estou a usar a tomada do condomínio pois ainda não tenho a.minha realizada. O evse e novo
Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...

Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...