Mensagem
por jasmim » 05 fev 2016, 10:18
Muitas das diferenças foram aqui ditas.
Realço igualmente a luz led no compartimento das tomadas. Muito útil na escuridão, várias vezes senti essa falta no mk1.
Em relação aos estofos, pessoalmente gosto mais dos claros do mk1. Dão mais vida ao carro. Contrariamente ao que se pensa, não se sujam facilmente. Obviamente nota-se mais se for sujidade escura. No preto nota-se muito mais o pó sobre o tablier.
Também constato que os bancos dianteiros são algo mais apertados do que no mk1, ao estilo de um carro desportivo. As pessoas de estatura mais larga sentirão ainda mais essa diferença. Aqui também aprecio mais o mk1.
A luz permanente do teto, que ilumina o comando das velocidades é de cor branca no mk2 e laranja no mk1. A laranja tem uma iluminação mais eficiente. As lâmpadas de "leitura" para condutor e passageiro do lado também são de led e têm uma boa iluminação.
Já tinha referido aqui no fórum que o corredor central entre os bancos dianteiros e banco traseiro é mais alto o que prejudica o passageiro do meio.
Noto que quando se põe o mk2 em "ready" e passa-se a velocidade praticamente em simultâneo para arrancar, carregando no acelerador, o carro não responde de imediato mas só passado um pequeníssimo lapso de tempo. No mk1 não há esse efeito.
Gosto do "travão de mão" de ação mecânica com o pé em vez do botão central de ação elétrica. Para além de eliminar possíveis avarias, liberta um pequeno espaço para colocar chaves por exemplo. Como já tive mercedes e tenho o Prius a adaptação foi natural.
A mais valia do mk2 (acenta e Tekna) é sem dúvida a bomba de calor. Retira apenas uns 5 kn à autonomia total contra mais de 20 no mk1. No caso de carro estar equipado de volante e bancos aquecidos (opção no Acenta, série no Tekna) temos um conforto acrescido em que aquecemos rapidamente as mãos e o corpo sem necessidade de ligar o A/C e não reduzido a autonomia.
O aumento da capacidade da mala é apreciável e bem vinda.
O botão de abertura do compartimento de carregamento, de acionamento elétrico, é prático, mas por ser elétrico poderá ser fonte de avaria.
Em relação ao conforto da suspensão, comparando com as versões com jantes de 16" não noto nenhuma diferença, estão num nível de conforto soberbo. Das coisas que mais aprecio no carro.
A insonorização e ausência de ruídos parasitas é exemplar. Mesmo num mk1 com 80 mil fiquei surpreendido: total ausência de barulhos!
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