Até sexta-feira se tivesse comprador de um carro era sem dúvida o e-Niro a minha escolha. Penso que neste momento é o VE mais completo e com a melhor relação preço. Também não me vejo a comprar um Kauai por ~40000€, embora tenha muitos pontos a favor e de ser um excelente VE, penso que esta demasiado caro para o segmento onde se insere. Também não me vejo a dar 40000€ por um carro com 5 ou 6 anos. Quando compro um carro a ideia é sempre ficar com ele muitos anos e não andar a trocar de 2 em 2 anos, portanto comprar um carro usado com essa idade por esse preço com intenção de ficar com ele por muitos anos não me faz sentido, não porque o carro não tenha esse valor, mas porque passado algum tempo já tem uma carrada de anos. Prefiro ter um carro inferior, mas que aguente muitos e bons anos na minhas mãos.
Isto até sexta-feira era assim, mas depois da experiência que tive com um Tesla a coisa mudou um pouco. Neste momento se tivesse comprador de um VE o model 3 tinha que entrar nas minhas contas e provavelmente seria a minha escolha. São carros diferentes, com preços diferentes, mas talvez esperando alguns meses comece aparecer alguns em segunda mão com um preço mais acessível, como o carro é recente a questão dos anos não se põe.
Os Tesla sem dúvida nenhuma tem pontos muito fortes a seu favor. Como já foi referido talvez o seu ponto mais forte é os SuC. Poder carregar sem stress´s é sem dúvida uma grande valia e se sairmos da realidade de Portugal e considerarmos que podemos viajar pela Europa toda sem cartões, aplicações, ou outras complicações

O GPS da Tesla é algo soberbo, não é como o dos outros VE´s que são desenvolvidos para os outros carros e depois leva uns retoques para servir para um VE, nota-se que foi feito a pensar no carro e para o carro. A informação que o carro transmite quando inseres um destino esta anos luz do que as outras marcas até hoje apresentam. Existe todo o infotainment que esta muito bem pensado, toda a informação que o carro transmite do que se passa ao seu redor (não sei se todas as versões tem isto) é qualquer coisa que eu ainda não vi em mais nenhum carro.
Hoje estou dividido entre um e-Niro e um Model 3. Preço, design e versatilidade (é um SUV) a favor do e-Niro, tudo o resto a favor model 3.