Carregamentos sempre a 100%

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VETL
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 03 mar 2014, 18:35

Malm Escreveu:...Sim, exatamente 3,5% ao ano...
Isto refere-se aos primeiros anos.
Eles apregoam que nos primeiros é mais significativa.
Estou para ver como será daqui para a frente...
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 03 mar 2014, 20:22

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:...Sim, exatamente 3,5% ao ano...
Isto refere-se aos primeiros anos.
Eles apregoam que nos primeiros é mais significativa.
Estou para ver como será daqui para a frente...
Quando eu digo 3,5% ao ano é mesmo 3,5% ao ano, em média, ao final de 10 anos. Degradação de 35% ao fim de 10 anos. Esta taxa de degradação tem tendência a diminuir ao longo do tempo, mas é no primeiro ano que a diferença é maior. O mais natural é perder 6/7% no primeiro ano. Mas nos i-MiEV existe um truque para parecer que essa degradação não acontece (desconfio que a bateria vem com a capacidade para carregar 16,5 kWh, mas só carrega no máximo 16, e quando a degradação faz com que a sua capacidade esteja reduzida a 16, deixa carregar os 16 - menos capacidade mas igual autonomia). Assim, ao fim de um ano, o proprietário não tem evidências dessa degradação, porque 3% nunca pôde realmente utilizar e mais 3 ou 4 ficam escondidos na tartaruga que aparece aos 10% de SoC e ninguém se aventura a andar de tartaruga.

Eu não vou conseguir ter apenas 35% de degradação ao fim de 10 anos se entretanto não arranjar mecanismos de arrefecer a bateria. A partir de agora vai ser muito difícil manter 25º C. Neste momento ando a seguir ao minuto as temperaturas no pack e está a ser muito difícil manter as temperaturas abaixo dos 25ºC. Basta carregar para alguns sensores atingirem esses valores. Carga a 16A, cerca de 4 horas dos 34% aos 96% (no meu carro, único no mundo que eu conheça, 96% são 100%). Temperatura ambiente de 14º C, fixem, 14º C. O pack tem os sensores a 13º no início do carregamento, mas no fim, há lá sensores a 25º C :evil: . Inverno em Portugal, basta fazer um carregamento lento e estamos no limite :cry: . E eu acredito que os 66 sensores do meu Leaf me dão uma informação muito mais correta sobre as temperaturas que se fazem sentir no pack do que os 3/4 dos vossos. Para mim os vossos equivalem aos meus que pouco mudaram de temperatura, tipo o 40.

Para além da colossal subida das temperaturas, outros aspetos interessantes se podem observar neste vídeo feito a partir de screenshots do Canion tirados à cadência de aproximadamente 20s. E observei algo que nunca tinha visto antes :| .
Última edição por Malm em 04 mar 2014, 01:34, editado 1 vez no total.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por RJSC » 03 mar 2014, 23:24

rdias Escreveu:Fugindo um pouco ao tópico mas , eu já vi kilometragens inacreditáveis em ice s . um dia sei que irei ver o mesmo em eléctricos porque são mais fiáveis.
Pois, mas esses já mudaram 80% da peças do motor para chegar a essas quilometragens incríveis. :lol:

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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por santanamos » 04 mar 2014, 01:55

rdias Escreveu:Em relação a motores conheco alguns com mais de 1 milhao km´s e nunca foram abertos. perifericos como turbos, bombas injectoras, diferenciais , rolamentos, etc, isso sim, tem de ir mudando.
Rdias, aqui na minha zona temos um 250d que ja passou os 2milhões!!! Por incrivel que pareça, o motor anterior rebentou por esta altura :? O dono já me disse que este deve estar no fim e provavelmente vai levar outro motor, lolol.
Arre, que o homem é mesmo fiel ao carro :mrgreen:

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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 04 mar 2014, 02:15

Malm Escreveu:
Para além da colossal subida das temperaturas, outros aspetos interessantes se podem observar neste vídeo feito a partir de screenshots do Canion tirados à cadência de aproximadamente 20s. E observei algo que nunca tinha visto antes :| .
Uma questão "basaroca":
Sabe-se ou é possível saber-se onde estão os sensores de temperatura no pack do I-miEV?
Estarão todos à mesma "altitude" no pack ou estarão uns em baixo, outros no meio e os restantes por cima?
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 04 mar 2014, 07:45

Já aqui indiquei a localização dos sensores. As células estão agrupadas em grupos de 4. Da 1 à 4, da 5 à 8, da 9 à 12,...
Cada grupo de 4 células tem 3 sensores, localizados junto às células, o sensor 1 estará junto das células 1 e 2, o sensor 2 junto das células 2 e 3, o sensor 3 junto das células 3 e 4. O sensor 4 já pertence a outro conjunto de células e estará na da fronteira entre as células 5 e 6,...

Páginas 61 e 64 do meu DB - http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=610

Podemos dizer que estão todos ao mesmo nível.
Última edição por Malm em 04 mar 2014, 11:33, editado 1 vez no total.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por victormcpinto » 04 mar 2014, 11:31

As temperaturas dos meus carregamentos a 100%, desde 27 de Julho.
Registos feitos de manhã e no final do dia.

https://www.dropbox.com/s/17flikslxge6x ... 3A2013.png
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 04 mar 2014, 11:41

Parece-me que no i-MiEV à duas linhas transversais nos dois quadrados de 40 células por onde se dá a maior parte do aquecimento. Hotlines no pack. Duas, uma em cada conjunto de 40 células, numa posição mais próxima da frente de ambos os conjuntos. Será que passa por lá qualquer coisa em ambos? E por isso os sensores detetam aí mais calor? Neste momento, essa é para mim a hipótese mais provável para explicar este estranho aquecimento num carregamento detetado pelos sensores do i-MiEV.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 04 mar 2014, 11:46

Malm Escreveu:Já aqui indiquei a localização dos sensores. As células estão agrupadas em grupos de 4. Da 1 à 4, da 5 à 8, da 9 à 12,...
Cada grupo de 4 células tem 3 sensores, localizados junto às células, o sensor 1 estará junto das células 1 e 2, o sensor 2 junto das células 2 e 3, o sensor 3 junto das células 3 e 4. O sensor 4 já pertence a outro conjunto de células e estará na da fronteira entre as células 5 e 6,...

Páginas 61 e 64 do meu DB - http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=610

Podemos dizer que estão todos ao mesmo nível.
Sim, eu lembro-me dessas páginas.
Só não me tinha ficado em mente se os sensores estariam todos ao mesmo nível.
Despistada essa questão, começa a ficar evidente que os módulos interiores aquecem mais. Nada de novo.
A conclusão nova que eu retiro é que os sensores exteriores de cada grupo de 4, não sofrem mais ou menos pelo facto de estarem localizados dentro ou junto às extremidades do pack respectivamente.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por mjr » 04 mar 2014, 15:45

Como disse noutro tópico, esse comportamento é muito estranho e aposto mais em algum tubo de fluído quente como no Leaf. Para ser uma questão de resistência interna, esta teria de aumentar por uma ordem de magnitude (10x) para o efeito ser o representado. A corrente de carga é demasiadamente baixa para haver algum aquecimento provocado por esta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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