Decreto lei em aprovação, vossa opinião!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Re: Decreto lei em aprovação, vossa opinião!

Mensagem por galt » 02 abr 2014, 23:46

RJSC respondes como se nao percebesse nada do assunto.
Tenho o carro e sei do que falo. Numa tomada normal nao recomendo carregar a 16ah. Repito, eu nao recomendo.
A teoria sega fica para quem nao pratica.
Última edição por galt em 02 abr 2014, 23:47, editado 1 vez no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 02 abr 2014, 23:46

As coisas são como são. Como disse as instalações elétricas são projetadas por engenheiros, e inspecionadas por uma entidade independente (Certiel) para prevenir qualquer sobrecarga nos seus elementos. A EDP só faz a ligação das instalações depois da certificação. Há aí muitas instalações mexidas à posteriori ou antigas sujeitas a arder, mas a responsabilidade disso fica com quem executou o trabalho ser respeitar o regulamento.
O malm carrega todos os dias a 16A numa tomada shucko... O EVSE dele só tem tomada shucko.
Última edição por RJSC em 02 abr 2014, 23:52, editado 2 vezes no total.

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 02 abr 2014, 23:50

Por isso é que os leafs mandam mobie `s a baixo...

Tudo tem uma explicaçao pratica... se a tomada tiver uma baixa tensao os perigos sobem consideravelmente.
Eu ja apanhei um susto e nao segui a teoria... imagino se tivesse seguido. Tinha ficado sem a ficha e cabo...
Última edição por galt em 02 abr 2014, 23:52, editado 1 vez no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

serges
Registado: 27 set 2013, 10:52
Data de fabrico: 26 ago 2007
Capacidade bateria: 41,6 Ah

Mensagem por serges » 02 abr 2014, 23:51

Arrisco a dizer que com o carregador de 10Ah dos leafs dão para quase todas as tomadas domésticas.

De mota noto isso...

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 02 abr 2014, 23:53

galt Escreveu:Por isso é que os leafs mandam mobie `s a baixo...

Tudo tem uma explicaçao pratica... se a tomada tiver uma baixa tensao os perigos sobem consideravelmente.
Com um carro que use EVSE a corrente em situação alguma sobe quando a tensão baixa.
Isso acontece nos carregadores das motos que quando a tensão baixa compensam com mais corrente de forma a manter a potência de carregamento constante.
A razão da existência do EVSE e dos veículos que o usam é precisamente garantir que a corrente máxima admissível do circuito nunca é ultrapassada.
Última edição por RJSC em 02 abr 2014, 23:55, editado 1 vez no total.

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 02 abr 2014, 23:54

serges Escreveu:Arrisco a dizer que com o carregador de 10Ah dos leafs dão para quase todas as tomadas domésticas.

De mota noto isso...
Dao para todas as tomadas domesticas. A instalacao é que nao.

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 02 abr 2014, 23:55

RJSC Escreveu:
galt Escreveu:Por isso é que os leafs mandam mobie `s a baixo...

Com um carro que use EVSE a corrente em situação alguma sobe quando a tensão baixa.
Isso acontece nos carregadores das motos que quando a tensão baixa compensam com mais corrente de forma a manter a potência de carregamento constante.
Quanto mais corrente pior... entao??

Com meia hora de carregamento a 10ah eu vi a ficha schuko quase a derreter... nem na borracha conseguia pegar... imagino se tivesse a puxar a 16 ah. O disjuntor diferencial nao disparou...

Achas que atualmente confio nas teorias?

Conclusao:
Carregar veiculos superior a 16ah em casas domesticas é muito perigoso.... e a 16ah nao convem que os cabos tenham mais de 10 anos...
A qualidade ninguem sabe, nem o dono da casa...
Última edição por galt em 03 abr 2014, 00:02, editado 2 vezes no total.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 02 abr 2014, 23:58

Então, volto a explicar...
Esse problema acontece com as motos que vieram para o mercado sem carregadores que funcionem com EVSE: e essas também não podem usar outra coisa que não uma tomada convencional, já que não têm meio de comunicar com um posto de carregamento.

Se queres falar apenas com quem tem carros, fala com os proprietários dos iMiev, C0 e iOn cujo EVSE de 16A tem uma tomada shucko e todos os dias carregam a 16A numa tomada convencional.

O susto apanhaste porque carregaste numa instalação que tinha elementos danificados e/ou proteções adulteradas. Em casa da minha avó eu não recomendo a ninguém sequer que ligue um ferro de engomar...
Já lhe ardeu uma tomada com um moinho de cereais 1800W. A instalação foi feita por uns curiosos há 60 anos e ela nem quer pensar em mudar porque implicava abrir muitos rasgos nas paredes, com os custos associados.
E vejo muita coisa igual em cafés e restaurantes em edifícios antigos...
Essas instalações antigas que não cumprem a regras de segurança é que deviam ser ilegais...

A tomada que derreteu com o EVSE de 10A, garanto que se ligasses lá um aquecedor de 2000W ia derreter na mesma. E então a solução é proibir a venda de aquecedores de 2000W? :roll:

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 03 abr 2014, 00:09

RJSC Escreveu:Então, volto a explicar...
Esse problema acontece com as motos que vieram para o mercado sem carregadores que funcionem com EVSE: e essas também não podem usar outra coisa que não uma tomada convencional, já que não têm meio de comunicar com um posto de carregamento.

Se queres falar apenas com quem tem carros, fala com os proprietários dos iMiev, C0 e iOn cujo EVSE de 16A tem uma tomada shucko e todos os dias carregam a 16A numa tomada convencional.

O susto apanhaste porque carregaste numa instalação que tinha elementos danificados e/ou proteções adulteradas. Em casa da minha avó eu não recomendo a ninguém sequer que ligue um ferro de engomar...
Já lhe ardeu uma tomada com um moinho de cereais 1800W. A instalação foi feita por uns curiosos há 60 anos.
E vejo muita coisa igual em cafés e restaurantes em edifícios antigos...
Finalmente... que falamos do mesmo. Na minha Casa sei o que la tenho... qd vou a Casa de amigos ou familiares nao sei... recomendo cuidado, muito cuidado.

Eu penso cá comigo... ainda bem que fui lá ver meia hora depois de ter começado... senao sai-me bem carro reparar a instalacao da Casa e o cabo do carro.

Teorias à parte... isto sao casos reais! E que acontecem... e aparentemente a tomada era recente.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 03 abr 2014, 00:22

Aí concordo, em instalações que não sabemos se estão conforme as normas, devemos sempre ir verificando o aquecimento dos pinos na primeira meia hora. Inclusivamente, desligar a ficha e tocar nos pinos.
Assim tenho feito com todos os VE que tenho colocado a carregar e assim faço quando ligo alguma coisa como um forno ou um aquecedor em instalações que não sei como são.

Agora se acham que se deve proibir o carregamento de VE em tomadas normais com EVSE de 10A também tem que se proibir a ligação de aquecedores de 2000W ou mais em tomadas normais.
Já vi aquecedores à venda de 2500W no Lidl e que numa sala grande de inverno podem estar continuamente ligados. Têm um consumo de 10,8A.
Agora basta alguém os ligar num ficha tripla com mais alguma coisa para se poder ultrapassar 16A...

Tem que haver cuidado na ligação de eletrodomésticos potentes e com fichas triplas sobrecarregadas (e proteções no quadro) mas para mim não é por ser um carro ou uma mota que deve ser tratado perante a lei de forma diferente de um aquecedor que consome o mesmo.

Se isso for a avante acabam-se os encontros que temos feito em diversos locais com VE's a carregar em tomadas normais e as viagens em que se carregam em restaurantes e hotéis.
E os pontos de carga vão começar a desaparecer em vez de aumentar, pois um proprietário de um espaço comercial que até podia colocar uma tomada na garagem ou estacionamento porque lhe custava 50€ com material e trabalho do eletricista não vai gastar uns 3000€ para colocar um posto "de operador licenciado" para dar um agrado a meia dúzia de clientes de VE por mês nos próximos anos.
O mesmo se passa num local de trabalho em que se alguém pede para carregar numa tomada já existente ou simplesmente para na próxima visita do eletricista ser colocada uma tomada normal no local de estacionamento, terá muito menos resistência que se for necessário instalar um posto licenciado por 3000€.

Isto no fundo vai de econtro ao comentário da empresa de inspeção de instalações elétricas que o serges referiu atrás: eles existem para certificar que a instalação está de maneira a não apresentar qualquer risco de sobrecarga.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”