Essa é que é a questão. É um VE com um processo a mais na obtenção de energia para mover o carro. Sempre que há uma conversão há perdas, logo não há grande vantagem em relação a um VE puro. Depois como tem mais componentes acaba por ter mais manutenção. Única vantagem (por enquanto) é o tempo de carregamento, mas com a evolução dos carregamentos dos VE´s puros (ainda esta semana a Tesla anunciou carregamentos de 250kW para os seus carros mais recentes) a única vantagem vai-se perder.

Vem aí o hidrogénio!
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Re: Vem aí o hidrogénio!
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- pemifer
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Por estas e por outras é que o hidrogénio vai entrando de mansinho...Floppy Escreveu: ↑07 mar 2019, 22:21Não podemos é fazer o mesmo que essas pessoas e virar fundamentalistas.
O problema principal do hidrogénio é a rede de abastecimento.
Imaginem que o motor a combustão tinha sido inventado ontem e era preciso montar uma rede de postos de abastecimento de raiz hoje... A logistica e os custos seriam gigantescos...
Podemos falar de eficiência, custos, etc, mas o que é certo e que os carros electricos apareceram à mais de 100 anos e o problema de então é o problema de agora... "meter" 300 ou 400 kilometros de autonomia em pouco tempo...
O hidrogenio resolve esse problema, mas tem outros...
Em qualquer dos casos é sempre melhor que um fumarento.
Não sei se conhecem, mas aconselho a ver o filme "Quem matou o carro electrico" que em jeito de documentário fala da historia dos electricos e retrata a primeira aventura da GM nos electricos ( EV 1) nos anos 90 e o porquê da sua falha. Havia demasiados lobys com demasiada força ...
Dá para perceber porque aparece o Toyota Prius... e o papel do hidrogenio na historia... É engraçado ver um responsavel da Toyota apresentar um carro a fuel cell Toyota e dizer mal da teccnologia...
https://youtu.be/0bWSe02UK-s
Está é legendado em espanhol...
Então o problema é a rede de abastecimento?
Claramente ignoraste completamente o meu post...
Os problemas do hidrogénio estão espelhados no meu post: extremamente ineficiente e muito perigoso.
Já agora ficas informado que a Tesla acaba de lançar uma nova versão de superchargers que carrega 1000km por hora, ou seja, 500km em meia hora, ou seja, 250km em um quarto de hora...
Assumir que os carregamentos de elétricos vão permanecer iguais para sempre é um grande erro! Isso é que é fundamentalismo!
Faz-me lembrar uma discussão que houve em tempos, à um ano ou dois, em que uma pessoa afirmou que sabia perfeitamente o que eram carros elétricos porque tinha andado uma vez num Citroen Saxo elétrico...
Partindo do principio da imutabilidade que aplicaste ao carregamento das baterias, a maior parte do hidrogénio hoje é um derivado do petróleo o que faz com que um carro a hidrogénio não seja melhor que um fumarento.
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Lá está "o hidrogenio hoje..."
Torno a repetir que não sou um defensor do hidrogenio.
O VE é o único veículo que vai diminuindo a sua pegada sempre, pois há medida que as suas fontes vão ficando mais verdes, mais verde ele fica. No entanto se produzirmos electricidade numa central a carvão para carregar um VE ele deixa de ser verde...
A produção do hidrogenio também tenderá a ser cada vez mais verde...
Este interesse no hidrogenio pelas grandes companhias tem a ver com o facto de poder manter os consumidores presos a um posto de abastecimento onde eles definem as regras e preços. Ninguém vai carregar hidrogenio em casa... No entanto também ninguém tem um super charger em casa ...
Agora que é mais eficiente e muito menos poluente que um carro a combustão acho que não há dúvidas...
As baterias vão continuar a evoluir, no entanto acho que o futuro não é o lítio. Só não evoluem mais rápido porque é preciso pagar o investimento feito na actual tecnologia...
Torno a repetir que não sou um defensor do hidrogenio.
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A produção do hidrogenio também tenderá a ser cada vez mais verde...
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Como disse o Nonnus, a Tesla está a lançar um upgrade aos SuC que permite carregar a 250kW os Model 3:

Em 15m carrega quase metade da bateria (quando parte de um SOC muito baixo, claro). E metade da bateria de um Model 3 dá para 250km. A vantagem do hidrogénio neste caso é quase nula. Se a bateria aguentasse, e no futuro deverão aguentar, 15m de carga a 250kW são 62,5kW.h, o que dá para 350km a 120km/h.

Em 15m carrega quase metade da bateria (quando parte de um SOC muito baixo, claro). E metade da bateria de um Model 3 dá para 250km. A vantagem do hidrogénio neste caso é quase nula. Se a bateria aguentasse, e no futuro deverão aguentar, 15m de carga a 250kW são 62,5kW.h, o que dá para 350km a 120km/h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Para quem não é defensor do hidrogénio, imitas muito bem!Floppy Escreveu: ↑08 mar 2019, 11:05Lá está "o hidrogenio hoje..."
Torno a repetir que não sou um defensor do hidrogenio.
O VE é o único veículo que vai diminuindo a sua pegada sempre, pois há medida que as suas fontes vão ficando mais verdes, mais verde ele fica. No entanto se produzirmos electricidade numa central a carvão para carregar um VE ele deixa de ser verde...
A produção do hidrogenio também tenderá a ser cada vez mais verde...
Este interesse no hidrogenio pelas grandes companhias tem a ver com o facto de poder manter os consumidores presos a um posto de abastecimento onde eles definem as regras e preços. Ninguém vai carregar hidrogenio em casa... No entanto também ninguém tem um super charger em casa ...
Agora que é mais eficiente e muito menos poluente que um carro a combustão acho que não há dúvidas...
As baterias vão continuar a evoluir, no entanto acho que o futuro não é o lítio. Só não evoluem mais rápido porque é preciso pagar o investimento feito na actual tecnologia...




O hidrogénio hoje é um derivado do petróleo.
Quando for "mais verde" usará a mesma eletricidade que usarão os VE, ou seja, se a eletricidade dos VE for produzida a partir de carvão, a eletricidade para a produção do hidrogénio tambem será produzida a partir de carvão.
O hidrogénio será sempre pior.
Para mim não tinha qualquer interesse em ter um supercharger em casa ou um PCR.
Tenho possibilidade de carregar a 16A em casa e só o fiz uma vez, sem necessidade, carrego sempre a 10A.
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Eu sou um defensor do hidrogénio. E não tenho vergonha. Sou um defensor da continuidade da aposta no hidrogénio ou qualquer outra tecnologia que nos possa tornar mais sustentáveis. Vergonha deviam sentir estes Torquemadas online que achincalham e troçam de tudo o que não corresponder com exactidão absoluta ao seu pequenino dogma a preto e branco.
Re: Vem aí o hidrogénio!
Gosto principalmente da falácia de que as baterias têm muitos materiais complicados e parece que as fuell cell são feitas de casca de banana, vejam bem quais as que mais matérias raros têm e depois digam algo.
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Não tem mal nenhum ser defensor do hidrogénio.Ricardo Escreveu: ↑09 mar 2019, 15:29Eu sou um defensor do hidrogénio. E não tenho vergonha. Sou um defensor da continuidade da aposta no hidrogénio ou qualquer outra tecnologia que nos possa tornar mais sustentáveis. Vergonha deviam sentir estes Torquemadas online que achincalham e troçam de tudo o que não corresponder com exactidão absoluta ao seu pequenino dogma a preto e branco.
Por enquanto ainda vivemos em liberdade, qualquer pessoa pode ignorar factos e continuar a fingir que a porcaria do hidrogénio é sustentável.
Mas é pena!
Esperemos que cada dia que passa haja mais pessoas a abrir os olhos e verem a mentira que é a suposta sustentabilidade do hidrogénio.
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Pemifer,
Pode não ser uma falácia, basta pensares nos excedentes de produção durante a noite!
No entanto, concordo com as perdas associadas aos processos.
No meu caso, não sou defensor, nem critico, acho que todas as tecnologias tem o seu espaço. Desde que melhores que o Diesel e gasolina, para mim está bem!
Bruno R. Almeida
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Eu não sei se será uma estupidez, porque ainda não pensei sobre todos os possíveis problemas que isso possa trazer, mas...
Sendo um carro a hidrogénio nada mais do que um "eléctrico com extensor de autonomia" ou um "híbrido" como queiram chamar, vejo com muito bons olhos a possibilidade de "trocar" o motor a CI por uma pilha de hidrogénio e com isso ter um carro com grande autonomia.
Talvez em veículos pesados faça ainda mais sentido.
Para quem já estudou o assunto (eu só falo por "senso comum" e não aprofundei o assunto) não pode a pilha de hidrogénio ser um simples "gerador auxiliar" para um veículo eléctrico?
Se assim for, até vejo boas soluções aqui!
Sendo um carro a hidrogénio nada mais do que um "eléctrico com extensor de autonomia" ou um "híbrido" como queiram chamar, vejo com muito bons olhos a possibilidade de "trocar" o motor a CI por uma pilha de hidrogénio e com isso ter um carro com grande autonomia.
Talvez em veículos pesados faça ainda mais sentido.
Para quem já estudou o assunto (eu só falo por "senso comum" e não aprofundei o assunto) não pode a pilha de hidrogénio ser um simples "gerador auxiliar" para um veículo eléctrico?
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Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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