Mas é desses que o VETL se queixa...jasmim Escreveu:Só em médios.

Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Sim, têm. E não consigo conceber que o Acenta também não tenha...zeuz Escreveu:Os mk1 não têm todos faróis de LED ?VETL Escreveu:Hoje andei noutro Acenta de 30kWh de noite e fiquei triste.
A iluminação do habitáculo está muito pior do que no meu mk1.
Os médios na estrada não dão metade da luz do meu mk1.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 delezeuz Escreveu:Mas é desses que o VETL se queixa...jasmim Escreveu:Só em médios.

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Exato. Só alterava "davam" por "dão". O meu mk1 ainda dá mais do dobro...jfr2006 Escreveu:Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 delezeuz Escreveu:Mas é desses que o VETL se queixa...jasmim Escreveu:Só em médios.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Vejam lá:
Ou seja, eu estava a fazer notar que os mk1, por usarem faróis de LED, projectam melhor e mais luz que os faróis de halógeno dos Acenta e daí a queixa do @VETL.
Aliás, lembro-me de ter lido algures essa crítica quando lançaram os mk2...
O @MRider já aplicou umas lâmpadas de LED no dele, mas está com vergonha de relatar...
Eu coloquei na minha Vectrix estas lâmpadas:

VETL Escreveu: Hoje andei noutro Acenta de 30kWh de noite e fiquei triste.
Os médios na estrada não dão metade da luz do meu mk1.![]()
zeuz Escreveu: Os mk1 não têm todos faróis de LED ?
jasmim Escreveu: Só em médios.
zeuz Escreveu: Mas é desses que o VETL se queixa...
jfr2006 Escreveu: Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 dele![]()
Ou seja, eu estava a fazer notar que os mk1, por usarem faróis de LED, projectam melhor e mais luz que os faróis de halógeno dos Acenta e daí a queixa do @VETL.

Aliás, lembro-me de ter lido algures essa crítica quando lançaram os mk2...

O @MRider já aplicou umas lâmpadas de LED no dele, mas está com vergonha de relatar...

Eu coloquei na minha Vectrix estas lâmpadas:
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Assim de repente parece ser de 36mΩVETL Escreveu:Desculpem mas não tive tempo de fazer qualquer edição nem de fazer contas. Se alguém tiver tempo e quiser avançar...mjr Escreveu:Dará para fazerem um teste da RI do pack de 30kW.h?
Hei-de medir a do Fluence.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
No meio de tanta coisa nem tinha visto o vídeo. Os valores que consegui perceber:
Repouso:
-2.1A
371.8V
Full power:
241.3A
355.5V
deltaV = 371.8V - 355.5V = 16,3V
deltaI = 241.3 - (-2.1A)= 243.4A
R = deltaV/deltaI = 0.067R
Vi bem?
Edit - OK, isto foram os primeiros valores, mas foram influenciados por uma passagem lenta de N para full power. Isto não é correto pois pré condiona o pack.
Da segunda vez:
Repouso:

364.8V
3.27A
Full power:

353.5V
240.9A
R = 11.3/237.63 = 0.0475 Ohm
Repouso:
-2.1A
371.8V
Full power:
241.3A
355.5V
deltaV = 371.8V - 355.5V = 16,3V
deltaI = 241.3 - (-2.1A)= 243.4A
R = deltaV/deltaI = 0.067R
Vi bem?
Edit - OK, isto foram os primeiros valores, mas foram influenciados por uma passagem lenta de N para full power. Isto não é correto pois pré condiona o pack.
Da segunda vez:
Repouso:

364.8V
3.27A
Full power:

353.5V
240.9A
R = 11.3/237.63 = 0.0475 Ohm
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
O mk1 novo tem uma impedância de cerca de 100mR, recordo-me de medir no meu cerca de 110mR. Não sei como é com o mk2. Se for semelhante, a bateria de 30kW.h tem pelo menos metade da impedância da bateria de 24kW.h. É MUITO significativo, tendo em conta o modesto aumento de capacidade de 25%.
Numa carga rápida o aquecimento do pack será menor que no de 24kW.h pois a potência dissipada é cerca de metade. O mesmo acontece a circular a 120km/h. Acho que o rdias pode ficar descansado.
Numa carga rápida o aquecimento do pack será menor que no de 24kW.h pois a potência dissipada é cerca de metade. O mesmo acontece a circular a 120km/h. Acho que o rdias pode ficar descansado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Mais um teste a um Acenta de 30kWh: Uma deslocação a Lousada de Ílhavo, passando por Estarreja e Oliveira de Azeméis em estradas nacionais a apanhar pessoal e depois em autoestradas de montanha A32, A41 e A4.
Saída de casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-23.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-12.png[/img]
Chegada ao destino:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-52.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-46.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093743.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093747.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093751.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093754.jpg[/img]
Pronto para regressar ao final do dia por trajeto idêntico de autoestrada e mais longo nas nacionais:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-15.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-07.png[/img]
Esta viagem de regresso foi pautada por muita chuva, granizo e vento contra muito forte.
Foi inevitável ter que ligar a climatização para manter os vidros desembaciados.
Chagada a casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201711.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201707.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201702.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201658.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -26-48.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -27-11.png[/img]
O GPS é fixe:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 190111.jpg[/img]
Saída de casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-23.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-12.png[/img]
Chegada ao destino:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-52.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-46.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093743.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093747.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093751.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093754.jpg[/img]
Pronto para regressar ao final do dia por trajeto idêntico de autoestrada e mais longo nas nacionais:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-15.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-07.png[/img]
Esta viagem de regresso foi pautada por muita chuva, granizo e vento contra muito forte.
Foi inevitável ter que ligar a climatização para manter os vidros desembaciados.
Chagada a casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201711.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201707.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201702.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201658.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -26-48.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -27-11.png[/img]
O GPS é fixe:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 190111.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Tem uma química bastante diferente da bateria de 24kW.h. Tenho vindo a reparar que esta bateria tem SOC mais elevados para tensões mais baixas, por exemplo com 3,6V ainda está quase a 30% de SOC. No mk1/2 seria menos de 20%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt