Acho que o LBC é que não calcula corretamente os gids a todos os estados de carga. Já vimos que a eficiência coulombica das baterias de Li é muito próxima de 100% e que o que falta é a degradação entretanto ocorrida. Assim cada Ah que entra é um Ah armazenado, ao contrário das baterias de chumbo-ácido.
Já vi gids a demorarem 3 minutos e outros 30 segundos a carregar. A lição é que não devemos confiar muito na instrumentação do Leaf.

Carregamentos sempre a 100%
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Re: Carregamentos sempre a 100%
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Então a ineficiência do carregamento (perdas) está no carregador? É isso?mjr Escreveu:Acho que o LBC é que não calcula corretamente os gids a todos os estados de carga. Já vimos que a eficiência coulombica das baterias de Li é muito próxima de 100% e que o que falta é a degradação entretanto ocorrida. Assim cada Ah que entra é um Ah armazenado, ao contrário das baterias de chumbo-ácido.
Já vi gids a demorarem 3 minutos e outros 30 segundos a carregar. A lição é que não devemos confiar muito na instrumentação do Leaf.
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Em cargas lentas sim. Nas rápidas é outra história pois apesar de cada Ah que entra ser armazenado, é preciso colocar bastante mais tensão para conseguir chegar aos 125A. A diferença de tensão entre carregar a 125A e a bateria estar em repouso a 125A já dá perdas significativas de perto de 2kW.
É por isso que a carga de uma bateria se mede em Ah. Os kW.h dependem muito da velocidade (corrente) de carga e descarga.
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Assim sendo, agora com o carregador e o seu circuito de arrefecimento longe do pack, fico ainda mais convencido que haverá um impacto que será significativo na menor degradação das células.mjr Escreveu:Em cargas lentas sim. Nas rápidas é outra história pois apesar de cada Ah que entra ser armazenado, é preciso colocar bastante mais tensão para conseguir chegar aos 125A. A diferença de tensão entre carregar a 125A e a bateria estar em repouso a 125A já dá perdas significativas de perto de 2kW.
É por isso que a carga de uma bateria se mede em Ah. Os kW.h dependem muito da velocidade (corrente) de carga e descarga.
Talvez mais impacto que carregar o carro de Verão durante o dia, não?
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