Carregamentos sempre a 100%

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por mjr » 05 mar 2014, 22:41

Acho que o LBC é que não calcula corretamente os gids a todos os estados de carga. Já vimos que a eficiência coulombica das baterias de Li é muito próxima de 100% e que o que falta é a degradação entretanto ocorrida. Assim cada Ah que entra é um Ah armazenado, ao contrário das baterias de chumbo-ácido.

Já vi gids a demorarem 3 minutos e outros 30 segundos a carregar. A lição é que não devemos confiar muito na instrumentação do Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 22:48

mjr Escreveu:Acho que o LBC é que não calcula corretamente os gids a todos os estados de carga. Já vimos que a eficiência coulombica das baterias de Li é muito próxima de 100% e que o que falta é a degradação entretanto ocorrida. Assim cada Ah que entra é um Ah armazenado, ao contrário das baterias de chumbo-ácido.

Já vi gids a demorarem 3 minutos e outros 30 segundos a carregar. A lição é que não devemos confiar muito na instrumentação do Leaf.
Então a ineficiência do carregamento (perdas) está no carregador? É isso?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por mjr » 05 mar 2014, 23:56

Em cargas lentas sim. Nas rápidas é outra história pois apesar de cada Ah que entra ser armazenado, é preciso colocar bastante mais tensão para conseguir chegar aos 125A. A diferença de tensão entre carregar a 125A e a bateria estar em repouso a 125A já dá perdas significativas de perto de 2kW.

É por isso que a carga de uma bateria se mede em Ah. Os kW.h dependem muito da velocidade (corrente) de carga e descarga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 06 mar 2014, 00:32

mjr Escreveu:Em cargas lentas sim. Nas rápidas é outra história pois apesar de cada Ah que entra ser armazenado, é preciso colocar bastante mais tensão para conseguir chegar aos 125A. A diferença de tensão entre carregar a 125A e a bateria estar em repouso a 125A já dá perdas significativas de perto de 2kW.

É por isso que a carga de uma bateria se mede em Ah. Os kW.h dependem muito da velocidade (corrente) de carga e descarga.
Assim sendo, agora com o carregador e o seu circuito de arrefecimento longe do pack, fico ainda mais convencido que haverá um impacto que será significativo na menor degradação das células.
Talvez mais impacto que carregar o carro de Verão durante o dia, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”