
Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!
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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Tb vi essa notícia, e pensei logo que ninguém queria perder a corrida....mas com o carro a sair em finais deste ano, a decisão poderá já estar tomada há muito...resta saber se esta notícia é namoro para futuro pack de 48kwh.rdias Escreveu:A LG lançou ontem a noticia que esta pronta para fornecer packs de 80 kwh a 120 kwh.... agora tudo depende da nissan... renault... General motors... acho que até esperam pela Tesla... são tão amigos
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Em que química? Para dimensões semelhantes aos actuais?
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Essa notícia da LG não tem pés nem cabeça. Com 5 baterias em paralelo do Leaf actual também podemos ter os 120 KWh. O que interessa é saber preço, volume e peso por KWh. É a LG a mexer-se para ganhar mais contratos com fabricantes automóveis
Fica aqui um grupo do facebook com informações interessantes sobre o Leaf:
Nos EUA os concessionários já podem fazer reservas ao novo modelo com bateria de 30 KWh.

Quanto à bateria de 30 KWh, espero que não seja aquela da notícia da NEC, pois significa que continuará a usar a mesma química LMO. No entanto, basta o aumento de capacidade para por si só diminuir a degradação.
Se com a bateria actual fizermos 120 km por ciclo, ao fim de 500 ciclos fazemos 60.000 km. Mas se a capacidade de bateria aumentar 25%, em vez de 120 km por ciclo fazemos 150 km, ou seja, após 500 ciclos fazemos 75.000 km. Depois interessa saber a temperatura média a que estes 500 ciclos foram feitos, pois influencia a capacidade restante da bateria que varia entre os 80% e os 60%.
Mas reter 80% da capacidade em temperatura ideal após apenas 500 ciclos de carga/descarga demonstra que a química LMO está ultrapassada. E que a Nissan nunca devia ter optado por ela.
Vejam esta célula de lítio NMC da XALT Energy (famosa antiga Dow Kokam).
Retém 80% da capacidade após 4.000 ciclos se a bateria for 100% descarregada. Ou 8.000 ciclos se for 80% descarregada.
Também gostava de ter as especificações técnicas de outras células NMC, como as da LG usadas no Volt e no Zoe e também as da SK Innovation usadas no Kia Soul EV.
A escolha da bateria sempre foi a minha maior critica à Nissan. A mudança para NMC é inevitável, veremos se acontece já este ano ou só na segunda geração do Leaf.

Fica aqui um grupo do facebook com informações interessantes sobre o Leaf:
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https://www.facebook.com/groups/162244573806988?view=permalink&id=992284080803029&_rdr
Nos EUA os concessionários já podem fazer reservas ao novo modelo com bateria de 30 KWh.

Quanto à bateria de 30 KWh, espero que não seja aquela da notícia da NEC, pois significa que continuará a usar a mesma química LMO. No entanto, basta o aumento de capacidade para por si só diminuir a degradação.
Se com a bateria actual fizermos 120 km por ciclo, ao fim de 500 ciclos fazemos 60.000 km. Mas se a capacidade de bateria aumentar 25%, em vez de 120 km por ciclo fazemos 150 km, ou seja, após 500 ciclos fazemos 75.000 km. Depois interessa saber a temperatura média a que estes 500 ciclos foram feitos, pois influencia a capacidade restante da bateria que varia entre os 80% e os 60%.
Mas reter 80% da capacidade em temperatura ideal após apenas 500 ciclos de carga/descarga demonstra que a química LMO está ultrapassada. E que a Nissan nunca devia ter optado por ela.
Vejam esta célula de lítio NMC da XALT Energy (famosa antiga Dow Kokam).
Código: Selecionar todos
http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/datasheets/XALT_SpecSheet_75Ah_HE.pdf
Também gostava de ter as especificações técnicas de outras células NMC, como as da LG usadas no Volt e no Zoe e também as da SK Innovation usadas no Kia Soul EV.
A escolha da bateria sempre foi a minha maior critica à Nissan. A mudança para NMC é inevitável, veremos se acontece já este ano ou só na segunda geração do Leaf.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Então a química já usada nos mk2 não é resistente ao calor, as tais baterias conhecidas como lagarto?
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
É mais resistente, pelo menos é isso que vamos vendo aqui pelo fórum, mas sem arrefecimento vai degradar na mesma, demora é mais tempo.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Os mk2 apareceram em 2013, mas as baterias "lizard" só apareceram em 2014 e oficialmente só foram confirmadas para os EUA, mas acredito que carros Leaf de finais de 2014 já tenham esta bateria, seja nos EUA, Europa ou Japão.
A notícia da NEC é antiga e mostra que havia a preocupação em aumentar a densidade energética. Entretanto as prioridades mudaram, por isso antes do aumento de densidade energética, houve o aumento de resistência às temperaturas elevadas. Infelizmente nisto das baterias há muito secretismo, é difícil encontrar informação.
A química LMO pode ser melhorada, mas não há milagres.
Actualmente com a bateria "lagarto" a degradação aos 500 ciclos não é tão influenciada pela temperatura, pode ser que a 45º C em vez de manter 60% da capacidade, agora fique mais perto dos 80% que a bateria mantém se estiver a 20º C.
Also as part of that replacement, Brian Brockman (Sr Manager) from Nissan says the new pack has the much anticipate new 2015 “lizard” battery, more able to take extreme heat.
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http://insideevs.com/breaking-nissan-prices-leaf-battery-replacement-5499-new-packs-heat-durable/
A química LMO pode ser melhorada, mas não há milagres.
Actualmente com a bateria "lagarto" a degradação aos 500 ciclos não é tão influenciada pela temperatura, pode ser que a 45º C em vez de manter 60% da capacidade, agora fique mais perto dos 80% que a bateria mantém se estiver a 20º C.
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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
E não é apenas isso.OCasal Escreveu:Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!
Um ganho de 25% na bateria equivale a qts kms reais???
Vamos imaginar que dá para mais 30kms abismais (50km em velocidade slow)....acham que o pessoal que hesita compra? Vai comprar por causa de 30kms? Não sejam ingénuos. Claro que vai ajudar, mas não vai convencer a malta.
Eu sei que é apenas um boato, mas eu vou partilhar uma coisa que me deixa de cabelos em pé por causa de 30kms fantásticos a mais, é que dentro da Nissan já se sabe que o Leaf de 350kms está pronto e poderia entrar já em produção, e estamos entusiasmados por causa de 25%de bateria...lol
O Sr Carlos bem pode tirar o chapéu ao Sr Tesla, que deve esfregar as mãos, pois se a concorrência tem meios e não os utliza, cada vez serão mais os futuros clientes em teslamotors.com a fazer uma encomenda do Tesla III. Na verdade, a Nissan poderia mostrar que o mundo autómovel mudou e compreendeu isso, mas não!
Enfim, venham as migalhas.
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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
25% mais de autonomia (mais 30% se considerarmos em relação à energia disponível até ao aviso de bateria fraca que para muita gente significa bateria descarregada) ao mesmo preço atual parece-me excelente.
350km no Leaf atual acho que só em contos de fadas, não há espaço. Quem puder/quiser aguardar mais um ano e meio terá obviamente muito melhor solução com o Leaf 2, com os tais 250km reais, prováveis 350-400km NEDC. Até lá, mais 25% de autonomia é, para mim, muito bem vinda.
350km no Leaf atual acho que só em contos de fadas, não há espaço. Quem puder/quiser aguardar mais um ano e meio terá obviamente muito melhor solução com o Leaf 2, com os tais 250km reais, prováveis 350-400km NEDC. Até lá, mais 25% de autonomia é, para mim, muito bem vinda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Alguém que tenha os números à mão pode fazer as seguintes contas para os VE's actualmente à venda ou previstos para breve em Portugal
kWh úteis da bateria / preço do VE excluindo incentivos
Autonomia NEDC / preço do VE excluindo incentivos
Mesmo oferecendo "migalhas" é sempre bom para uma marca estar no TOP neste tipo de contas.


kWh úteis da bateria / preço do VE excluindo incentivos
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