Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por OCasal » 29 mai 2015, 01:44

Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Orlando » 29 mai 2015, 08:38

rdias Escreveu:A LG lançou ontem a noticia que esta pronta para fornecer packs de 80 kwh a 120 kwh.... agora tudo depende da nissan... renault... General motors... acho que até esperam pela Tesla... são tão amigos :lol:
Tb vi essa notícia, e pensei logo que ninguém queria perder a corrida....mas com o carro a sair em finais deste ano, a decisão poderá já estar tomada há muito...resta saber se esta notícia é namoro para futuro pack de 48kwh.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por OCasal » 29 mai 2015, 08:54

Em que química? Para dimensões semelhantes aos actuais?

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por BECOOL » 29 mai 2015, 13:03

Essa notícia da LG não tem pés nem cabeça. Com 5 baterias em paralelo do Leaf actual também podemos ter os 120 KWh. O que interessa é saber preço, volume e peso por KWh. É a LG a mexer-se para ganhar mais contratos com fabricantes automóveis :)


Fica aqui um grupo do facebook com informações interessantes sobre o Leaf:

Código: Selecionar todos

https://www.facebook.com/groups/162244573806988?view=permalink&id=992284080803029&_rdr

Nos EUA os concessionários já podem fazer reservas ao novo modelo com bateria de 30 KWh.

Imagem


Quanto à bateria de 30 KWh, espero que não seja aquela da notícia da NEC, pois significa que continuará a usar a mesma química LMO. No entanto, basta o aumento de capacidade para por si só diminuir a degradação.

Se com a bateria actual fizermos 120 km por ciclo, ao fim de 500 ciclos fazemos 60.000 km. Mas se a capacidade de bateria aumentar 25%, em vez de 120 km por ciclo fazemos 150 km, ou seja, após 500 ciclos fazemos 75.000 km. Depois interessa saber a temperatura média a que estes 500 ciclos foram feitos, pois influencia a capacidade restante da bateria que varia entre os 80% e os 60%.

Mas reter 80% da capacidade em temperatura ideal após apenas 500 ciclos de carga/descarga demonstra que a química LMO está ultrapassada. E que a Nissan nunca devia ter optado por ela.

Vejam esta célula de lítio NMC da XALT Energy (famosa antiga Dow Kokam).

Código: Selecionar todos

http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/datasheets/XALT_SpecSheet_75Ah_HE.pdf
Retém 80% da capacidade após 4.000 ciclos se a bateria for 100% descarregada. Ou 8.000 ciclos se for 80% descarregada.

Também gostava de ter as especificações técnicas de outras células NMC, como as da LG usadas no Volt e no Zoe e também as da SK Innovation usadas no Kia Soul EV.

A escolha da bateria sempre foi a minha maior critica à Nissan. A mudança para NMC é inevitável, veremos se acontece já este ano ou só na segunda geração do Leaf.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por OCasal » 29 mai 2015, 14:26

Então a química já usada nos mk2 não é resistente ao calor, as tais baterias conhecidas como lagarto?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Fil » 29 mai 2015, 14:43

É mais resistente, pelo menos é isso que vamos vendo aqui pelo fórum, mas sem arrefecimento vai degradar na mesma, demora é mais tempo.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por BECOOL » 29 mai 2015, 14:45

Os mk2 apareceram em 2013, mas as baterias "lizard" só apareceram em 2014 e oficialmente só foram confirmadas para os EUA, mas acredito que carros Leaf de finais de 2014 já tenham esta bateria, seja nos EUA, Europa ou Japão.
Also as part of that replacement, Brian Brockman (Sr Manager) from Nissan says the new pack has the much anticipate new 2015 “lizard” battery, more able to take extreme heat.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/breaking-nissan-prices-leaf-battery-replacement-5499-new-packs-heat-durable/
A notícia da NEC é antiga e mostra que havia a preocupação em aumentar a densidade energética. Entretanto as prioridades mudaram, por isso antes do aumento de densidade energética, houve o aumento de resistência às temperaturas elevadas. Infelizmente nisto das baterias há muito secretismo, é difícil encontrar informação.

A química LMO pode ser melhorada, mas não há milagres.

Actualmente com a bateria "lagarto" a degradação aos 500 ciclos não é tão influenciada pela temperatura, pode ser que a 45º C em vez de manter 60% da capacidade, agora fique mais perto dos 80% que a bateria mantém se estiver a 20º C.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Orlando » 29 mai 2015, 16:06

OCasal Escreveu:Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!
E não é apenas isso.
Um ganho de 25% na bateria equivale a qts kms reais???
Vamos imaginar que dá para mais 30kms abismais (50km em velocidade slow)....acham que o pessoal que hesita compra? Vai comprar por causa de 30kms? Não sejam ingénuos. Claro que vai ajudar, mas não vai convencer a malta.
Eu sei que é apenas um boato, mas eu vou partilhar uma coisa que me deixa de cabelos em pé por causa de 30kms fantásticos a mais, é que dentro da Nissan já se sabe que o Leaf de 350kms está pronto e poderia entrar já em produção, e estamos entusiasmados por causa de 25%de bateria...lol
O Sr Carlos bem pode tirar o chapéu ao Sr Tesla, que deve esfregar as mãos, pois se a concorrência tem meios e não os utliza, cada vez serão mais os futuros clientes em teslamotors.com a fazer uma encomenda do Tesla III. Na verdade, a Nissan poderia mostrar que o mundo autómovel mudou e compreendeu isso, mas não!
Enfim, venham as migalhas.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 29 mai 2015, 16:57

25% mais de autonomia (mais 30% se considerarmos em relação à energia disponível até ao aviso de bateria fraca que para muita gente significa bateria descarregada) ao mesmo preço atual parece-me excelente.

350km no Leaf atual acho que só em contos de fadas, não há espaço. Quem puder/quiser aguardar mais um ano e meio terá obviamente muito melhor solução com o Leaf 2, com os tais 250km reais, prováveis 350-400km NEDC. Até lá, mais 25% de autonomia é, para mim, muito bem vinda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por alexmol » 29 mai 2015, 17:15

Alguém que tenha os números à mão pode fazer as seguintes contas para os VE's actualmente à venda ou previstos para breve em Portugal :?: :!:

kWh úteis da bateria / preço do VE excluindo incentivos
Autonomia NEDC / preço do VE excluindo incentivos

Mesmo oferecendo "migalhas" é sempre bom para uma marca estar no TOP neste tipo de contas.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”