Sou alentejano médio e tenho um, não percebi analogia!?migle Escreveu: ↑10 jul 2018, 23:47
Eu sou lisboeta farense. Na realidade, a reacção das palmadinhas no carro e "isto é o futuro" é, a meu ver, a reacção típica de um alentejano. Hoje, por acaso, estou no Alentejo, e onde estou há um Leaf já há alguns anos. Quantas vezes ouvi de soslaio conversas acerca disso! A questão é que o dono tem um restaurante, não está ao alcance do alentejano médio.
Não podes basear as tuas opiniões naquilo que vês em parques de restaurantes ou em viagens de autoestrada. Há muitos carros caros, sim, não entendo porque é que não compraram Teslas. Mas creio que o preço médio dos carros novos ainda está bem abaixo dos 30 mil.
Os Toyotas de que falas, híbridos, não só são excelentes opções, como são muito mais baratos que um eléctrico. Aliás, também o Megane, Scenic, 3008, Qashqai... Enfim... Em promoção dá quase para levar dois Meganes ou Qashqai pelo preço de um eléctrico. Qual era o argumento?

Ou tu compras os ICE´s muito baratos, ou sou eu que compro VE´s muito baratos!
Assim de repente, fui ao site da Renault, fui ao configurador do Megane preço base ~24000, só escolhi o motor que mais se vê, diesel 110cv ~30000 euros. Leaf a partir de ~29000. Como é que compras dois?
Qashqai preço base 26300 com motor a gasolina o que se vê mais são DCI´s 30800€.
Eu não estou a dizer que quem comprou estes carros devia ter comprado VE´s (se fosse uma compra racional, sim, deviam

Vendas Novas tem cerca de 12000 habitantes quantos VE´s existem? Dois, um I3 (de um farmacêutico) e o meu Leaf, e há um I3 (de outro farmacêutico(a)) que se desloca para cá para vir trabalhar. Não me digas que em 12000 habitantes, só eu e o farmacêutico é que somos ricos ao ponto de poder comprar um carro eléctrico?
Vou-te dar um exemplo. Eu tenho um amigo que quando viu o meu carro ficou admiradíssimo e foi de todos o que mostrou mais entusiasmado e mais perguntas me fez, e disse-me que adorava ter um carro eléctrico. Qual é o carro que tem? Um SUV da moda para fazer 30km por dia.

Existe muito a ideia que os VE´s são caros devido a Tesla, porque toda a gente ouve falar dos Teslas e não sabe que também existem ZOE´s Souls, Leaf´s, os clones e todos os outros. No primeiro jantar entre amigos quando levei o meu Leaf, a maior parte dos meus amigos não sabia que o meu carro (modelo Leaf) era eléctrico, no entanto já todos tinham ouvido falar dos Teslas!
Existem 3 desculpas típicas para não se comprar um VE: Autonomia, todos os VE´s são feios e o preço. Destas 3 desculpas a que faz menos sentido para mim é o preço, pelos motivos que já expliquei. As outras dentro em breve deixam de ser desculpa porque cada vez mais são parecidos com "carros normais" e a autonomia cada vez é maior. Portanto, o preço vai ser sempre a desculpa que vai prevalecer.