Não percebo o conceito ou a ideia de "explicar" ou "justificar" a compra de um VE a terceiros ou amigos ou familiares..... o grosso modo do crescimento das vendas não passa a conta-gotas.PMESS79 Escreveu: ↑10 jul 2018, 17:52
É preciso é fazer algo como o que eu faço, explicar a toda a gente possível as minhas contas, tinha de comprar um carro, se comprasse um fumarento a gasóleo como o que tenho teria de o pagar e ficaria com as mesmas despesas, comprando o VE poupo o suficiente para ao fim de 10 anos trocar a bateria (e ficar com o carro "quase" novo) e ainda pagar quase metade do que o carro me custou!!!!
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter mais PCR disponíveis em todo o pais
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter incentivos governamentais nos VE
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante os carregamentos passem a ser pagos.
Acho muito mais importante criar pressão ou fazer uma petição para que o Manual do ITED seja revisto o mais rápido possível para que na construção seja obrigatório a pre-instalação de carregamentos em VE em garagens e/ou Moradias.
Neste momento o crescimento e a demanda da venda de VE é muito superior ao numero de postos de carregamentos e a curto prazo pode criar muitos problemas.
Factores Principais de previnem a compra de VE em Portugal
1) Postos de carregamento
2) Autonomia
3) tempos de carregamento
Solucionando o primeiro, o segundo passa a ser um não-problema, as infraestrutura em Portugal são m-i-s-e-r-a-v-e-i-s quando se compara com uma Noruega ou Holanda. Os tempos de carregamento seram sempre um problema nos próximos 10 anos que pode ter menor impacto com 1) e 2)
4) Preço
5) oferta/modelo
Um VE por 35.000€ é preço ainda é elevado especialmente porque é nissan, fosse um Mercedes LEAF, BMW Leaf ou Audi Leaf eram os campeões de venda em Portugal.
6) Custo Electricidade vs Matematica vs falta de informação.
Pagamos uma das electricidade mais caras da Europa (consumidor ou industrial) associado ao factor matemático de converter Watts para KM não é o forte dos portugueses, é necessário arranjar uma formula simples para que os Portugueses entendam que o preço XYZ de kwh podem fazer em media XYZ kms.

Na Holanda as vendas desceram desde 2015 quando terminaram alguns incentivos dos VE, tem subido de ano para ano mas a um ritmos mais lento, curiosamente a TESLA domina na Holanda por larga margem.
Tesla Model S – 650 (1,763 YTD)
Nissan LEAF – 251 (1,242 YTD)
Volkswagen e-Golf – 144 (1,180 YTD)
Tesla Model X – 475 (1,045 YTD)
Hyundai IONIQ Electric – 101 (797 YTD)
BMW i3 – 156 (641 YTD)
Renault ZOE – 130 (561 YTD)
Opel Ampera-e – 75 (524 YTD)

fonte: https://insideevs.com/plug-in-electric- ... sla-surge/