O petróleo, afinal está a ganhar

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por Essiemme » 18 jan 2012, 14:51

É triste e revoltante.

A ser verdade, é um nojento retrocesso da evolução que parecia estar a tomar forma...

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Ora vejam:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por mjr » 18 jan 2012, 16:54

:twisted:

É pena ainda sermos poucos, senão um protesto do género iniciar o carregamento dos nossos carros todos ao mesmo tempo na hora de maior pico (19-20h) penso que teria repercussões. Claro que teríamos de ser uns 270 mil para chegar ao GW de potência... Mas daria algum gozo carregar umas duas horas nesse período, pois em muitos dias eles têm prejuízo no período de ponta nos consumidores de baixa tensão. Claro que isso é mais que compensado pelo resto do dia.

Seja como for são muito más notícias, e algo que já há algum tempo me inquietava, pois no mercado liberalizado a tarifa bi-horária já tinha deixado de existir há alguns anos. Gostava de perceber porquê...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por vgomes » 18 jan 2012, 18:24

No outro dia vi na internet publibidade à edesa para clinetes residenciais. Liguei para a Endesa para saber se têm horário de super-vazio, como existe nalguns estados dos EUA e como têm os clientes EDP >40Kw.
Fiquei a saber que a Endesa pratica tarifas 5% mais baratas mas que não tem "ainda" bi-horario. Foi-me dito que estavam a implementar. Agora nao sei...

Se houver mais carros a circular as operadoras vão concorrer por esses clientes. Afinal gastamos e bem electricidade.
O problema é que a concorrência em electricidade em PT é mt pouca.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por vgomes » 18 jan 2012, 18:26

mjr Escreveu::twisted:
pois em muitos dias eles têm prejuízo no período de ponta nos consumidores de baixa tensão.
por isso eles têm a tarifa tri-horaria que a meu ver muito dificilmente compensará a algum cliente. Mas deve haver alguns a irem para a tri-horaria na esperança de poupar uns centimos.

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por jfreire » 18 jan 2012, 20:39

Atenção que isto é uma não-notícia.

Não se está a dizer que a tarifa bi-horária vai acabar, apenas se está a dizer que a tarifa regulada vai acabar, o que já se sabia.

A obrigação de ter uma tarifa bi-horária como quer a Quercus, por si, também não vale nada, porque se o valor em vazio for apenas ligeiramente inferior ao valor em cheio, pode nem valer a pena o esforço de programar os equipamentos para a noite.

Faz todo sentido que as várias empresas ofereçam uma tarifa mais barata à noite, uma vez que para essas empresas também vai ser mais barata a compra ao fornecedor (REN), que vai ter centrais térmicas que não pode desligar, e geradores eólicos que continuam a produzir.

Alias, se a tarifa bi-horária acabar, não estou imaginar a nossa (frágil) infraestrutura eléctrica a aguentar a carga.

Fazer o consumo eléctrico distribuído durante as 24h é uma necessidade de infraestrutura, logo eu vejo a tarifa bi-horária como uma inevitabilidade.
Essiemme Escreveu:É triste e revoltante.

A ser verdade, é um nojento retrocesso da evolução que parecia estar a tomar forma...

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Ora vejam:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por RJSC » 16 abr 2012, 22:38

jfreire Escreveu:Atenção que isto é uma não-notícia.

Não se está a dizer que a tarifa bi-horária vai acabar, apenas se está a dizer que a tarifa regulada vai acabar, o que já se sabia.

A obrigação de ter uma tarifa bi-horária como quer a Quercus, por si, também não vale nada, porque se o valor em vazio for apenas ligeiramente inferior ao valor em cheio, pode nem valer a pena o esforço de programar os equipamentos para a noite.

Faz todo sentido que as várias empresas ofereçam uma tarifa mais barata à noite, uma vez que para essas empresas também vai ser mais barata a compra ao fornecedor (REN), que vai ter centrais térmicas que não pode desligar, e geradores eólicos que continuam a produzir.

Alias, se a tarifa bi-horária acabar, não estou imaginar a nossa (frágil) infraestrutura eléctrica a aguentar a carga.

Fazer o consumo eléctrico distribuído durante as 24h é uma necessidade de infraestrutura, logo eu vejo a tarifa bi-horária como uma inevitabilidade.
Circula uma teoria de que as barragens com bombagem que andam a construir agora, não são tanto para armazenar energia renovável com o intuito de prescindir das centrais a gás mas sim com o intuito de conseguirem encher os bolsos praticando especulação energética: só as empresas que gerem essas barragens vão poder comprar energia mais barata em período de vazio (de origem eólica, térmica e nuclear) e depois vende-la cara durante o dia.
Para que o esquema resulte, há que acabar com a tarifa bi-horária para que os clientes gastem energia quando lhes der "mais jeito", ou seja, durante as horas de ponta, altura em que descarregam a barragem, vendendo energia a preços muito superiores aos que compraram.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O petróleo, afinal está a ganhar

Mensagem por mjr » 16 abr 2012, 22:46

Esse contratos deveriam ser públicos...

Nesse caso a alternativa solar caseira mesmo sem preços subsidiados começa a ficar mais interessante. A chatice é ter de armazenar a energia para carregar durante a noite quando o carro está em casa. A única hipótese viável é utilizar baterias de LiFePO4 devido ao seu tempo de vida (e de ciclo) muito superior ao das de chumbo convencionais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”