Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro eléct

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anaclara
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Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro eléct

Mensagem por anaclara » 09 jan 2013, 12:36

Para todos os que quiserem dar uma vista de olhos:

Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro eléctrico

PÚBLICO 08/01/2013 - 13:11

Sem melhores condições para a recarga dos automóveis, indústria prevê uma penetração pequena do mercado.

Os fabricantes europeus de automóveis estão preocupados com o futuro do carro eléctrico.

A crise económica e a falta de harmonização entre os sistemas de recarga das baterias levam a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis a prever que a venda de carros eléctricos represente uma fatia de apenas 2% a 8% do mercado automóvel na próxima década.

“A mobilidade eléctrica pode ser parte de uma solução de longo prazo para os nossos desafios de mobilidade. No enanto, precisamos das condições certas para que de facto avance”, refere o secretário-geral da associação, Ivan Hodac, citado num comunicado da organização.

A associação refere a necessidade de se harmonizarem as conexões dos automóveis à rede eléctrica, criando um sistema único que facilite que os carros possam ser ligados às fichas de electricidade em qualquer lado.

“Nas actuais condições, é improvável que todo o potencial [dos carros eléctricos] seja aproveitado”, alerta a associação.

A consultora Pike Research pinta um quadro mais promissor para o carro eléctrico a nível mundial. As vendas, que foram de 120.000 automóveis em 2012, deverão chegar a 3,8 milhões em 2020, segundo um estudo divulgado no princípio de Janeiro.

Ver comunicado: http://www.acea.be/index.php/news/news_ ... s_for_ecvs

Orlando
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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por Orlando » 09 jan 2013, 15:58

Neste momento em Portugal há mais pontos de carga para elétricos do que pontos de venda para GPL....e é vê-los a andar a gás na mesma! Para mim, isto é apenas mais uma desculpa pela falta de visão e a espera que as marcas fazem para os estados devedores darem cada vez mais à indústria choruda automóvel!
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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por ruimegas » 09 jan 2013, 19:59

Carros elétricos: marcas reconhecem fracasso

[IMG]http://assets1.autoportal.iol.pt/galeria/282230/294x276[/IMG]

"Os fabricantes europeus reconhecem um possível fracasso no lançamento de carros elétricos nas atuais condições, marcado pela crise económica, lentidão na elaboração de normas e pela falta de incentivos na grande maioria dos mercados europeus.

Em comunicado, a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) mostra-se muito preocupada pela falta de progressos na economia europeia, fazendo uma revisão da sua previsão em termos de implantação de veículos elétricos na Europa.

Assim, a ACEA prevê que as vendas de veículos elétricos para a próxima década conquistarão uma quota de mercado entre os 2% e os 8%, dependendo das estratégias de cada fabricante.

A associação que congrega todas as marcas presentes na Europa considera que a mobilidade elétrica tem potencial para desempenhar um papel chave na mobilidade sustentável, mas tem dúvidas que este potencial se possa vir a cumprir.

A ACEA refere que tal se deve à situação económica atual, com uma diminuição das vendas de carros, mas também devido "ao lento progresso das normas para o veículo elétrico", à fragmentação do mercado interno europeu pela falta de coordenação de incentivos e pela ausência de apoio ao investimento e desenvolvimento da infraestrutura de apoio (como estações de reabastecimento).

Ivan Hodac, secretário-geral da ACEA, considera que a mobilidade elétrica pode ser parte de uma solução a longo prazo dos desafios da mobilidade, mas alertou para o facto de ter objetivos adequados.

Para o responsável, só será possível um progresso real se existir uma plena cooperação entre os provedores de serviços, as empresas de infraestruturas, o setor da energia, os organismos de normalização e a indústria automóvel, com pleno apoio dos governos nacionais e das instituições europeias.

A normalização da ligação entre a rede elétrica e os veículos elétricos recarregáveis é um dos requisitos prévios para ajudar à mobilidade elétrica a ganhar quota de mercado viável, argumentam os fabricantes europeus."

Em: http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... m-fracasso
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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por OCasal » 10 jan 2013, 17:35

Não percebo nada destas notícias!

Só existe um standart para fast charge, o chademo, e só existe um standart para carregamentos normais, o Mennekes! São compactíveis com todos os carros que conheço!

Onde está a dificuldade? Só existe se os fabricantes quiserem!

Cumprimentos eletricos

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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por mjr » 10 jan 2013, 19:08

Os alemães andam muito atarefados a atrapalhar, quer dizer, a decidir qual o standard de carga rápida DC que irão utilizar. Nos EUA é semelhante, por isso é que Tesla está a desenvolver a sua rede própria de carregadores rápidos e dando uso GRATUITO para sempre aos proprietários de Teslas. Claro que como os carros da Tesla têm muito mais autonomia que os restantes carros elétricos não é necessário que os postos fiquem muito próximos, ao contrário dos postos para os carros atualmente equipados com Chademo.
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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por RJSC » 10 jan 2013, 19:17

Os Alemães numa coisa estão a ter juízo: carregamentos DC não querem, e com razão...

Com o mesmo dinheiro monta-se uma rede de carga rápida 10 ou 20 vezes maior, se os automóveis utilizarem o controlador do motor para os carregamentos rápidos com corrente alterna: cada posto é só um contador, computador de gestão e um contactor maior.

Os postos normais que estão na rua, se tiverem um contador e cabos à altura, podem fornecer carga em 1h a um carro com carregador rápido AC.
E só não é meia hora porque os cabos mennekes que fornecem aos utilizadores, por questões de espessura e maleabilidade, só suportam 32A por fase, embora a ficha Mennkes suporte 63A por fase, com um cabo adequado.

Agora a Renault e AC Propulsion com as suas patentes nestes sistemas de carga é que estão a atrasar imenso o desenvolvimento dos VE pois os restantes fabricantes têm que arranjar uma forma de dar a volta a já duas patentes para fazer o mesmo.

Vai acontecer o que aconteceu com os EV's com baterias NiMh dos anos 90, que ficaram apeados por causa de patentes das baterias NiMh.

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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por mikexilva » 10 jan 2013, 23:35

Eu continuo a achar que uma rede de carregamento completa fora de casa é um investimento muito grande que serve apenas para garantir que alguns dos utilizadores do parque automóvel possa optar por um EV em situações de viagens maiores, quero com isto dizer que mesmo sem qualquer rede de carregamento fora de casa podiam existir muitos mais donos de EV's satisfeitos com o carregamento em casa à noite do que existem actualmente.
Talvez exista falta de informação, falta de interesse (consequência da falta de conhecimento) e talvez os investimentos do governo tivessem tido melhores resultados se fosse direcionados de outra forma, que pode também ser falta de interesse do estado.
Há anos que podíamos ter apostado numa "Tesla" em Portugal (quando se investiram milhões no Euro) e agora estávamos a vender VE's Portugueses para o resto da Europa.

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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por RJSC » 11 jan 2013, 14:28

A não necessidade da construção de uma rede dedicada é mais um ponto a favor de um carregador interno de alta potência.
Em muitos centro comercias que oferecem as tomadas do parque aos VE's, existem tomadas trifásicas de 10kW e 22kW, suficientes para carregar completamente um Leaf em 2 ou uma hora, tivesse ele um carregador como o ZOE...

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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por Filipe » 16 jan 2013, 11:56

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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Re: Fabricantes europeus preocupados com o futuro do carro e

Mensagem por RJSC » 16 jan 2013, 14:03

Já estamos habituados a que a Renault faça tudo o que pode para "espremer" o sumo todo da carteira dos clientes VE.
Começou por se recusar terminantemente a vender a bateria para ir mensalmente espremendo uns valentes euros, agora recusa-se a vender o EVSE portátil para poder espremer 1300€ pelo WallBox, o seu equivalente ao HomeCharger da Efacec, e qualquer dia, até vão tentar forçar o aluguer do WallBox também.

O impeditivo para mim é o aluguer de bateria, porque eu não estava a contar que fabricante nenhum forneça um EVSE trifásico de alta potência e teria que ser eu a fazê-lo. O máximo que eles dão mesmo em carros com ficha Mennkes é monofásico 10A ou 16A com muita sorte.

Entretanto para quem não sabe fazer EVSEs, a própria Mennkes está a lançar um EVSE portátil ajustável de 6A a 16A (o da primeira foto só vai até 13A), mas infelizmente, só monofásico:

http://www.mennekes.in/uploads/media/IC ... ang_01.jpg
[IMG]http://www.mennekes.in/uploads/media/IC ... ang_01.jpg[/IMG]

http://www.mennekes.co.uk/uploads/media ... 171_02.jpg
[IMG]http://www.mennekes.co.uk/uploads/media ... 171_02.jpg[/IMG]
Resta saber é o preço, quando eles levavam pela ficha da ponta 300€... :roll:

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