
Carregamentos sempre a 100%
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Carregamentos sempre a 100%
Boas pessoal,
preciso dos vossos conselhos.
Tenho em vista um Leaf com 10000kms.
Todos os dias faz 120kms e às 7h fica a carregar com cabo de 16ah até 100%.
Tem feito isto desde novo.
Sei que todos optam pelo carregamento de 80%.
Em apenas, 8 meses e 10000kms, que consequências poderei esperar.
Falta apenas referir que o dito carro encontra-se num zona montonhosa com temperaturas médias máximas de 28.º
preciso dos vossos conselhos.
Tenho em vista um Leaf com 10000kms.
Todos os dias faz 120kms e às 7h fica a carregar com cabo de 16ah até 100%.
Tem feito isto desde novo.
Sei que todos optam pelo carregamento de 80%.
Em apenas, 8 meses e 10000kms, que consequências poderei esperar.
Falta apenas referir que o dito carro encontra-se num zona montonhosa com temperaturas médias máximas de 28.º
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregamentos sempre a 100%
Para poder tirar conclusões eu só aconselharia:
1. LeafSpy a trabalhar monitorizando a descarga até bem ao fundo, fazendo os testes que por aqui se aconselham; e
2. Verificar quanto consome num carregamento desde bem fundo até 100%.
1. LeafSpy a trabalhar monitorizando a descarga até bem ao fundo, fazendo os testes que por aqui se aconselham; e
2. Verificar quanto consome num carregamento desde bem fundo até 100%.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Carregamentos sempre a 100%
O facto de carregar a 100% não é muito problemático. Pelas minhas contas, pela informação do clima e da quilometragem terá entre 5 a 8% de degradação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregamentos sempre a 100%
Isso só depois do carro cá estar, pois não vou fazer 1500kms para testar isso.VETL Escreveu:Para poder tirar conclusões eu só aconselharia:
1. LeafSpy a trabalhar monitorizando a descarga até bem ao fundo, fazendo os testes que por aqui se aconselham; e
2. Verificar quanto consome num carregamento desde bem fundo até 100%.
Mas desde já agradeço, quando cá tiver o carro, que alguém me ajude, podes ser tu VETL que pago o café e almoço


MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9931
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamentos sempre a 100%
Mais importante que os kms e o regime de carga, é a temperatura a que esteve sujeito e o tempo desde o fabrico. Com 10000km e 120km por dia acaba por não ter assim tantas viagens.
Concordo com o VETL que caso seja possível o ideal era mesmo ligar o Leaf Spy ao carro e ver a degradação, bem como o equilíbrio das células com o SOC por volta dos 10%. O melhor teste é mesmo a descarga até 0% e a medição da energia gasta a carregar até 100%, de preferência com o cabo de 16A.
Sabes qual é o VIN?
Concordo com o VETL que caso seja possível o ideal era mesmo ligar o Leaf Spy ao carro e ver a degradação, bem como o equilíbrio das células com o SOC por volta dos 10%. O melhor teste é mesmo a descarga até 0% e a medição da energia gasta a carregar até 100%, de preferência com o cabo de 16A.
Sabes qual é o VIN?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregamentos sempre a 100%
E qual seria a degradação esperada se não fossem essas cargas?Malm Escreveu:O facto de carregar a 100% não é muito problemático. Pelas minhas contas, pela informação do clima e da quilometragem terá entre 5 a 8% de degradação.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9931
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamentos sempre a 100%
Praticamente a mesma.Orlando Escreveu:E qual seria a degradação esperada se não fossem essas cargas?Malm Escreveu:O facto de carregar a 100% não é muito problemático. Pelas minhas contas, pela informação do clima e da quilometragem terá entre 5 a 8% de degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregamentos sempre a 100%
Ok, fixe...
E qto às baterias, será que este carro sendo de junho, já tem as ditas novas baterias?
E qto às baterias, será que este carro sendo de junho, já tem as ditas novas baterias?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregamentos sempre a 100%
Eu, sabendo o que sei hoje, não iria ver um carro sem levar o LeafSpy.Orlando Escreveu:Isso só depois do carro cá estar, pois não vou fazer 1500kms para testar isso.
E também não o compraria se não me deixassem ver pelo menos o estado das células num estado de carga bem baixo.
Se se recusassem a mostrar-me isso, poupavam-me logo uma viagem.
É láaa! Café e almoço?? Negócio fechado.Orlando Escreveu:Mas desde já agradeço, quando cá tiver o carro, que alguém me ajude, podes ser tu VETL que pago o café e almoço, a fazer o dito cujo teste...e me ensine tudo numa aula prática, claro
O Malm fazia mais barato mas assim é melhor (para mim)...


=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregamentos sempre a 100%
Novas baterias??Orlando Escreveu:...novas baterias?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt