A degradação da bateria...

Compreende-se porque a Renault deixou de usar as baterias fabricadas na sua própria aliada (quando partilham motores de combustão) e passou a usar as LG Chem.
Além disso há relatos nos fóruns franceses que o ZOE arrefece a bateria com o ar condicionado como o iMiev mas que o faz inclusivamente em cargas lentas ou em andamento se a temperatura o justificar.
Se a Renault não fizesse isto não ganharia nada com o aluguer.
Até o Fluence ZE arrefece as células com efeito termoelétrico (pouco eficiente em termos de consumo energético) durante os carregamentos lentos (os únicos que consegue fazer).
Mesmo que a Nissan se despache com a nova bateria que diz resistir melhor ao calor em 2016 já quase ninguém vai acreditar se não mudarem a garantia de capacidade.
Quando lançaram o Leaf falavam em 70% ao fim de 10 anos, mas quando foi para garantir, passou a 70% ao fim de 5 anos.
As únicas maneiras que vejo para ganhar a confiança são pelo menos implementar um sistema de arrefecimento com ar como o do ZOE que atua conforme a temperatura seja em circulação ou carregamento ou aumentar a garantia de capacidade para o dobro do tempo/quilometragem (para os 70% em 10 anos como falavam no lançamento).
Outra maneira de resolver a questão era conseguirem vender baterias de substituição abaixo de 5000€ para que durante o tempo de garantia atual saia mais barato que andar a queimar petróleo ou o planeta e quem se preocupa com ele ter a sorte de o petróleo duplicar de preço de forma permanente a curto prazo.