Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à EDP

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dgalv
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Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à EDP

Mensagem por dgalv » 26 abr 2014, 17:17

A energia da fase piloto da rede de mobilidade eléctrica (rede Mobi.e) custou cerca de 300 mil euros à Sgorme, sociedade controlada pela EDP. Entre 1 de Janeiro de 2011, até ao final de Março deste ano, tinham sido fornecidos à rede Mobi.e 300 megawatts-hora (MWh). Este fornecimento representou “encargos de 50 mil euros em energia e 240 mil euros em potência contratada”, traduzindo-se numa despesa de 18,40 euros por mês e por posto de carregamento, revelou ao PÚBLICO fonte oficial da EDP.

Embora o modelo do mercado eléctrico previsse que os encargos fossem suportados pelo utilizador da rede Mobi.e, “a Sgorme assumiu esses custos durante a fase piloto como custos de lançamento da empresa, no sentido de possibilitar o teste de sistemas e processos até à sua entrada em funcionamento comercial”. Porém, a fase piloto prolongou-se “para lá do previsto”, obrigando a sociedade gestora de operações da rede de mobilidade eléctrica, criada em Abril de 2010, “a suportar custos superiores ao inicialmente orçamentado", adiantou a EDP.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente explicou que os pontos de carregamento na via pública (a rede piloto) são geridos pela EDP MOP (da EDP Distribuição), e que, durante a fase piloto, “os utilizadores não pagaram pelo carregamento dos seus veículos”, sendo os custos suportados pela Sgorme (onde a Inteli, da esfera do IAPMEI, tem uma posição de 9%).

O ministério tutelado por Jorge Moreira da Silva aprovou recentemente um diploma que põe fim à fase piloto da mobilidade eléctrica, abrindo o negócio à concorrência, para introduzir novos operadores de pontos de carregamento e mais comercializadores de electricidade, ainda que a rede pública vá manter-se, mas com um “investimento residual”.

O objectivo é que os consumidores passem a carregar os seus automóveis em casa ou no escritório, como se fossem um electrodoméstico (pagando a factura normal ou ligados à rede de mobilidade, se preferirem), ou em espaços de acesso público, como os centros comerciais, que podem constituir-se como operadores de pontos de carregamento e cobrar os seus preços em regime de mercado.

Como o diploma “agregou as figuras de operador de ponto de carregamento e de comercializador para a mobilidade elétrica e simplificou licenciamentos”, o Governo entende que estão criadas as condições para dar “escala a negócios” e para que apareçam ofertas no mercado. Segundo o Jornal de Negócios, a EDP criou já uma oferta que permite aos clientes carregarem as baterias do carro em casa, durante a noite, com um desconto de 10% na tarifa.

Do plano para revitalizar a mobilidade eléctrica faz ainda parte a aprovação, no âmbito da reforma da fiscalidade verde que deverá ser apresentada no Verão, de um conjunto de estímulos fiscais com os quais o Governo quer contribuir para o aumento da procura de carros eléctricos (segundo o Ministério do Ambiente, até Fevereiro existiam pouco mais de 500 em Portugal), cujo preço é superior em 30% ao dos carros convencionais. Os incentivos fiscais criados pelo anterior Governo foram revogados no Orçamento do Estado para 2012.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... dp-1633697
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por RJSC » 26 abr 2014, 17:23

A vergonha no meio disto tudo está em empolar as contas com a potência contratada (um custo virtual) e este ser 4 vezes o da energia consumida. A notícia devia dizer 50.000€ de energia.
A potência contratada não corresponde a serviço nenhum. Se a baixada estiver ligada e consumir Zero kWh pagam, se estiver desligada e consumir os mesmos Zero kWh, já não se paga... :roll:

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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por mjr » 26 abr 2014, 20:50

Claro que a EDP MOP pagou a EDP Distribuicao a potência contratada, mas para o grupo EDP o custo com a potência contratada é nulo. É abusivo na minha opinião indicar este custo para a EDP.
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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por santanamos » 27 abr 2014, 22:49

rdias Escreveu:
Se não aparecerem interessados o que acham que acontece ?
Acho que, em último recurso, se não houver interessados, a EDP avança com o negocio de facturação. Tambem estão interessados que a coisa avance.

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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por OCasal » 28 abr 2014, 12:31

Pessoalmente carrego muito mais vezes em pontos Prio.e do que em pontos Edp MOP.

Neste artigo não estão a considerar as contas para os outros 2 operadores!

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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por Orlando » 28 abr 2014, 14:33

Tudo tretas!
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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por Apr » 28 abr 2014, 20:00

50K€ por 300K kWh dá 0,166(6) €/kWh. Se mudassem de operador de energia conseguiam melhor preço :lol:

é uma tristeza estas noticias....

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Re: Energia da mobilidade eléctrica custou 300 mil euros à E

Mensagem por OCasal » 29 abr 2014, 00:55

Ainda hoje um amigo me perguntou se já compensava mudar para a mobilidade Eletrica, porque só tem tido contacto com artigos deste tipo!

Tantas vezes passam informações negativas que, quem está de fora e não conhece a verdadeira realidade, passa a achar que este tipo de "Balelas" são mesmo verdade!

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