
Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro eléctr
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Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro eléctr
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia não quer que restem dúvidas de que a mobilidade eléctrica “é compatível com o modo de vida” do cidadão comum. Para o provar, assinou nesta quarta-feira um protocolo com vários fabricantes de automóveis eléctricos e híbridos plug-in para dar início a um programa de demonstração em que irá conduzir um carro eléctrico (ou híbrido plug-in nas distâncias mais longas) durante dez meses.
Mas o programa não abrange apenas o ministro. Ao abrigo deste acordo entre o ministério e a APVE – Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, quer Jorge Moreira da Silva, quer os seus três secretários de Estado, Artur Trindade (Energia), Paulo Lemos (Ambiente) e Miguel de Castro Neto (Ordenamento do Território), irão conduzir, durante os próximos dez meses e em regime de rotatividade, 17 veículos de várias marcas.
A descarbonização da frota oficial do Ministério do Ambiente deverá ser o primeiro passo em direcção à adopção deste tipo de veículos pela Administração Pública, como já admitiu Moreira da Silva. Mas o ministro quer que o exemplo se estenda às empresas. E sublinha que a opção pelo carro eléctrico não é apenas uma escolha de cidadania motivada por preocupações ambientais, “é uma opção economicamente eficiente”.
Quanto ao custo acrescido deste tipo de veículos (cerca de 30% mais caro do que um veículo convencional), o ministro acredita que os incentivos que serão anunciados em Junho, no âmbito da reforma da fiscalidade verde, possam “num contexto de neutralidade fiscal [sem implicar subida de impostos], ajudar a superar o constrangimento do preço”, reorientando os comportamentos dos consumidores para escolhas mais amigas do ambiente. Ainda assim, Moreira da Silva sublinhou que “o acréscimo de custo [destes veículos] é amortizado, em média, em cinco anos”, com as reduções em gastos com combustível.
Jorge Vasconcelos, ex-presidente da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), que preside à comissão que está a desenvolver a reforma da fiscalidade verde, sublinhou que o facto de estarem representados 11 fabricantes neste acordo revela que a mobilidade eléctrica “é um sector competitivo e atraente do ponto de vista da indústria” e em que existe uma “concorrência saudável” que também deixa espaço à “cooperação”.
Para o ministro, “o constrangimento cultural é aquele que demora mais tempo” e “é mais difícil de ultrapassar”, pelo que a administração pública deve dar o exemplo. Segundo o ministro, este programa de demonstração implica uma monitorização contínua por uma comissão de acompanhamento composta por representantes do ministério e de várias entidades por este tuteladas, bem como da APVE. Esta comissão irá produzir relatórios de avaliação do impacto ambiental e económico da iniciativa.
Mas o programa não abrange apenas o ministro. Ao abrigo deste acordo entre o ministério e a APVE – Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, quer Jorge Moreira da Silva, quer os seus três secretários de Estado, Artur Trindade (Energia), Paulo Lemos (Ambiente) e Miguel de Castro Neto (Ordenamento do Território), irão conduzir, durante os próximos dez meses e em regime de rotatividade, 17 veículos de várias marcas.
A descarbonização da frota oficial do Ministério do Ambiente deverá ser o primeiro passo em direcção à adopção deste tipo de veículos pela Administração Pública, como já admitiu Moreira da Silva. Mas o ministro quer que o exemplo se estenda às empresas. E sublinha que a opção pelo carro eléctrico não é apenas uma escolha de cidadania motivada por preocupações ambientais, “é uma opção economicamente eficiente”.
Quanto ao custo acrescido deste tipo de veículos (cerca de 30% mais caro do que um veículo convencional), o ministro acredita que os incentivos que serão anunciados em Junho, no âmbito da reforma da fiscalidade verde, possam “num contexto de neutralidade fiscal [sem implicar subida de impostos], ajudar a superar o constrangimento do preço”, reorientando os comportamentos dos consumidores para escolhas mais amigas do ambiente. Ainda assim, Moreira da Silva sublinhou que “o acréscimo de custo [destes veículos] é amortizado, em média, em cinco anos”, com as reduções em gastos com combustível.
Jorge Vasconcelos, ex-presidente da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), que preside à comissão que está a desenvolver a reforma da fiscalidade verde, sublinhou que o facto de estarem representados 11 fabricantes neste acordo revela que a mobilidade eléctrica “é um sector competitivo e atraente do ponto de vista da indústria” e em que existe uma “concorrência saudável” que também deixa espaço à “cooperação”.
Para o ministro, “o constrangimento cultural é aquele que demora mais tempo” e “é mais difícil de ultrapassar”, pelo que a administração pública deve dar o exemplo. Segundo o ministro, este programa de demonstração implica uma monitorização contínua por uma comissão de acompanhamento composta por representantes do ministério e de várias entidades por este tuteladas, bem como da APVE. Esta comissão irá produzir relatórios de avaliação do impacto ambiental e económico da iniciativa.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Mais valia continuar a andar de CI e instalar os PCR.
Aqui o Presidente da C. M. de Coimbra já mostra uma eficiência terrível, querem ver:
28 de Abril – Divisão de Património e Aprovisionamento (DPA) apresenta proposta de compra de automóvel (*)
29 de Abril – Presidente da Câmara despacha favoravelmente
30 de Abril – Pedro Monteiro, técnico superior da DPA, propõe aquisição de um Audi A6 à Auto Maran, por ajuste directo
30 de Abril – António Carvalho, chefe de divisão (?), ratifica proposta através de “parecer”
30 de Abril – Rosa Reis Marques, vereadora, homologa a aquisição, na qualidade de vice-presidente.
Mais um A6, e não foi da fatura, são mais 51 mil euros dos contribuintes. De certeza que com esta celeridade de processos, ficávamos "eletrizados" num instante.
Aqui o Presidente da C. M. de Coimbra já mostra uma eficiência terrível, querem ver:
28 de Abril – Divisão de Património e Aprovisionamento (DPA) apresenta proposta de compra de automóvel (*)
29 de Abril – Presidente da Câmara despacha favoravelmente
30 de Abril – Pedro Monteiro, técnico superior da DPA, propõe aquisição de um Audi A6 à Auto Maran, por ajuste directo
30 de Abril – António Carvalho, chefe de divisão (?), ratifica proposta através de “parecer”
30 de Abril – Rosa Reis Marques, vereadora, homologa a aquisição, na qualidade de vice-presidente.
Mais um A6, e não foi da fatura, são mais 51 mil euros dos contribuintes. De certeza que com esta celeridade de processos, ficávamos "eletrizados" num instante.
Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Perdemos TODOS três anos.
Mais vale tarde do que nunca.
Saudações Eléctricas
hsanchez
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Em Junho parece que saem os incentivos. Vamos ver se são alguma coisa de significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
O único que realmente convertia a opinião das pessoas era o não pagamento de scuts por viaturas eléctricas!! Nunca dariam muita despesa ao estado, já que não se iriam por a fazer longas viagens (por razões da sua própria natureza)...
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Ou não haver limite de velocidade para elétricos 

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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Toda a vida ouvi falar em incentivos para empresas...rdias Escreveu:Eu aposto num incentivo para as empresas ... Em termos fiscais e nunca num apoio directo como aconteceu no passado ...
Na verdade, bastava isentar de impostos estes ve's junto de todos.
MP 5400w+AC10000w
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Para nós nem se pode presentar o consumo electrico como despesa!! Estou certo Rdias?rdias Escreveu:Eu aposto num incentivo para as empresas ... Em termos fiscais e nunca num apoio directo como aconteceu no passado ...
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Eu acho que para uma empresa é muito, mas muito mais vantajoso.rdias Escreveu:Nunca houve incentivos para empresas. o unico incentivo e deduzir o iva como em qualquer viatura.santanamos Escreveu:Para nós nem se pode presentar o consumo electrico como despesa!! Estou certo Rdias?rdias Escreveu:Eu aposto num incentivo para as empresas ... Em termos fiscais e nunca num apoio directo como aconteceu no passado ...
Para poder deduzir iva da electricidade tem de ter um ponto ( contador ) em nome da empresa....
Nos temos majoracao do iva di gasoleo.... E do iva da electricidade ... Nada ....
Ate os 5000 euros do passado era so para particulares.
O facto de não estar sujeito a tributações autónomas (TA) pode revelar-se numa poupança enorme.
Também não vejo impedimento para a dedução do IVA da electricidade, coisa a que um particular não tem acesso.
Só no caso específico da actividade de taxista é que é mais complicado visto que já deduziam o IVA do combustível, não estavam sujeitos às TA e já tinham a dispensa do IA nos fumarentos para essa actividade.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
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=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Ministro do Ambiente vai andar ao volante de um carro el
Se os incentivos são para Junho, vale a pena esperar um pouco, já que tenho a entrega do meu VE para as próximas semanas. O que me dissem os amigos electrizantes?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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