Posto de carregamento

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Vmax69
Registado: 04 set 2013, 13:55

Posto de carregamento

Mensagem por Vmax69 » 08 jun 2014, 12:01

Não sei se será o sitio mais indicado, mas estou com uma duvida...
Como possivelmente irei mesmo avançar com a compra de um VE, mas só para 2015, no futuro local de trabalho, tenho um posto de carregamento quase à porta, é possivel deixar a carregar uma tarde inteira sem problemas? tanto com outros utilizadores que podem querer carregar ou com a policia, visto ir ficar à carga umas 3 ou 4h seguidas...
Se alguem poder dar alguma ajuda agredeço.

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Posto de carregamento

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 13:26

Ou seja, não podes. A partir do momento em que não está a puxar eletricidade está em violação da lei. Se o local estiver devidamente assinalado, é multa certa. Penso que se deverá ter algum bom senso e esperar um pouco, mas se alguém precisar tem todo o direito de se queixar. Todas as semanas cometo n vezes essa infração, até porque os i-MiEV e clones interrompem o carregamento com frequência (é característico deste modelo) e não temos maneira de monitorizar a carga à distância. Em Viseu faço a gestão da melhor forma com os restantes utilizadores (na verdade é apenas um, que sem EVSE de 16 A deseja sempre que a Mennekes esteja livre), pode-se dizer que não tenho atrapalhado ninguém. Ou seja, em infração com frequência, nunca autuado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 08 jun 2014, 14:05

Há um tempo após o fim da carga em que é permitido o carro ficar, penso que uma hora, para cargas lentas. Isto permite, no caso do Leaf, receber o mail a indicar fim de carga e ir lá retirar o carro.

No entanto, para já, é difícil às autoridades controlarem. Têm de passar duas vezes pelo local pois não têm noção há quanto tempo terminou a carga, e 99% nem sequer sabe verificar se o carro está a carregar ou não.

Há ainda a hipótese de usar o cabo de 10A, de modo à carga demorar quase a tarde toda 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

joaoop
Proprietário Leaf
Registado: 16 jul 2013, 01:11
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por joaoop » 08 jun 2014, 14:45

Malm Escreveu:Ou seja, não podes. A partir do momento em que não está a puxar eletricidade está em violação da lei. Se o local estiver devidamente assinalado, é multa certa. Penso que se deverá ter algum bom senso e esperar um pouco, mas se alguém precisar tem todo o direito de se queixar. Todas as semanas cometo n vezes essa infração, até porque os i-MiEV e clones interrompem o carregamento com frequência (é característico deste modelo) e não temos maneira de monitorizar a carga à distância. Em Viseu faço a gestão da melhor forma com os restantes utilizadores (na verdade é apenas um, que sem EVSE de 16 A deseja sempre que a Mennekes esteja livre), pode-se dizer que não tenho atrapalhado ninguém. Ou seja, em infração com frequência, nunca autuado.
Ola boa tarde
So leva multa se no lugar dos eletricos estiver a placa (Em carregamento)
Se estiver errado,gostava que me indicassem onde esta escrito que se leva coima por ja ter carregado o carro e nao o ter tirado.
2 anos e 3 meses 10 barras e 65000 kms, 12 Setembro 2015

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 15:09

Por isso eu referi, se o local estiver devidamente sinalizado. O EVSE de 10A pode resolver o problema, eu não o faria se imaginasse que poderia prejudicar alguém. E há outra situação, na prática menos comum, que é se eu parar num lugar não assinalado mas que me permite fazer a carga na mesma. Estou a ocupar um posto sem estar a carregar, mas não estou a ocupar o lugar de estacionamento que se relaciona com a sinalização. Nem sei se esta situação está prevista em algum lado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 15:51

Se for eu a chamar a polícia eu sei se ele está a carregar ou não, seja que carro for. Com o mennekes, basta verificar se ele está solto, e sei de quem já ficou sem esse cabo por não o retirar após terminar o carregamento. Se eu tiver a certeza que determinada pessoa abusa e deixa o carro todo o dia junto a um posto, carregando nem sequer uma hora das oito que lá está parado, e se eu preciso do posto, e preciso mesmo, para mim é tal e qual como se fosse um CI e chamo a polícia.

Vmax69
Registado: 04 set 2013, 13:55

Mensagem por Vmax69 » 08 jun 2014, 17:40

Desculpem, posso não ter sido esclarecedor, o objectivo é estar em carregamento, para o regresso a casa, visto ter que fazer 100 kms, de regresso

joaoop
Proprietário Leaf
Registado: 16 jul 2013, 01:11
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por joaoop » 08 jun 2014, 17:58

Vmax69 Escreveu:Desculpem, posso não ter sido esclarecedor, o objectivo é estar em carregamento, para o regresso a casa, visto ter que fazer 100 kms, de regresso
Ola vmax69
Meu amigo carrega o tempo que quiser e fica o tempo que quiser estacionado, caso a sinalizacao indique o contrario.
As autoridades estam-se borrifando para os VE's.
Por motivos do pessoal precisar de carregar de urgencia,este forum como outros ,tem uma base de dados para indicar as matriculas e os respetivos numeros dos telemoveis do pessoal para essas urgencias. E boa sorte na compra do VE.
2 anos e 3 meses 10 barras e 65000 kms, 12 Setembro 2015

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 08 jun 2014, 18:38

O posto só tem um ponto de carga? Se tiver dois deixa de haver problema, pelo menos nesta fase. Os 100km do regresso exigem pelo menos 4 horas de carga a 16A ou 8 horas a 10A (a 10A é menos eficiente).

Deixar o telemóvel é a solução ideal, embora muita gente não se sinta confortável com isso. A BD com os contactos é uma boa solução também.

Claro que há abusadores em tudo. Nos EUA há casos de Prius Plug In a ocuparem postos de carga, quando só demoram uma hora a carregar. Esta situação é completamente oposta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 19:29

Não há limite de tempo para a carga. Se demora 20 horas a carregar pode lá estar as 20 horas que está legal. E que eu não vou tolerar é todos os dias encontrar o mesmo carro num determinado lugar, dia após dia, estar lá 8 horas parado e só carregar uma. E precisar mesmo do local para carregar. É que há pessoas que usam esses locais apenas para ter um lugar para parar o carro em sítios onde é difícil encontrar lugar e não tem necessidade nenhuma de o pôr à carga. E vai uma pessoa daqui para uma capital de distrito qualquer e tem de lá carregar forçosamente e encontra lá um VE estacionado todos os dias mas que carrega apenas 1 kWh, e isso acontece uma, e outra, e outra vez, sempre o mesmo carro. A mim acontece-me. Esses lugares não são lugares específicos para estacionar VE, são locais específicos para carregar VE, estando a sinalização bem feita.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”