Fabricantes nipónicos apostam forte na célula de combustível

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Fabricantes nipónicos apostam forte na célula de combustível

Mensagem por dgalv » 20 ago 2014, 13:32

Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Fabricantes nipónicos apostam forte na célula de combust

Mensagem por Fil » 20 ago 2014, 15:27

Eu sou da opinião que quanto mais tecnologia existe, melhor é, vai-se diversificando, e no fim é possível verificar qual é a melhor para cada um dos casos. Relativamente à célula de combustível, vai demorar muitos anos, tal como admitiu o entrevistado, até porque se os eléctricos carecem de postos e há centenas deles, no caso do hidrogénio deve haver uma dúzia no mundo todo, já para não falar da energia gasta a produzi-lo e mantê-lo. Com isto não quero dizer que no futuro não será melhor, espero bem que sim, mas para as próximas décadas parece-me que será mesmo a ficha a mandar.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 20 ago 2014, 16:00

Elétricos com baterias são muito mais eficientes energéticamente e permitem ao utilizador carregar em casa da fonte de energia que lhe apetecer em equipamentos extremamanete caros e complexos como um eletrolizador de água e um compressor.
Claro que às empresas isso é visto como prejudicial pois o preço da energia para os veículos passa a ter um teto máximo: o custo de produzir energia em casa a partir de fontes renováveis.
Se o preço na rede ficar superior os clientes começarão a produzir em casa. Com um combustível a alta pressão, baixas temperaturas e extremamente explosivo praticamente ninguém vai produzir em casa.

E isto para não falar do pior: 25% da energia elétrica gasta para fazer a eletrólise da água perde-se e na células de combustível perdem-se outros 25%.
O resultado gasta-se quase o dobro da eletricidade que com um VE a bateria. Dos kWh que se gastam a produzir hidrogénio com eletricidade e a voltar a produzir eletricidade no veículo na células de combustível 50% perde-se.

Atualmente praticamente todo o hidrogénio que as estações de abastecimento têm é produzido a partir de gás natural.

A única esperança são depósitos expostos ao sol com colónias de algas que produzem hidrogénio:

Eu só compraria um veículo com células de combustível como extensor de autonomia para emergência se as baterias e rede de abastecimento não evoluírem significativamente.
Para mim a sensação de independência de poder utilizar qualquer fonte de energia no veículo é muito importante.
Em casa tenho uma micro-produção propriedade do meu pai com 4 kW de painéis solares que mesmo sem rede assim que arranjar um inversor off-grid me permite carregar 3 Leafs num dia.

Aos electrotécnicos aqui, alguém tem um esquema interno ou fotos do carregador dos Leaf MK1?
Como o carregador é uma fonte comutada deveria poder funcionar diretamente com os 200V a 400V DC dos painéis sem tem que comprar um inversor. Em falhas de energia já liguei a TV, computadores, routers diretamente a DC de alta tensão sem problemas, porque a primeira coisa que as fontes comutadas têm é um retificador.
O carregador do Leaf deverá ter um retificador seguido de um conversor boost para correção do fator de potência, mas não quero desmanchar o carro para levvantar o esquema do carregador nem arriscar queimar um carregador de mais de 3000€ para experimentar...
Em teoria o carregador do carro recebendo o piloto do EVSE e DC entre 200 e 400V deveria funcionar

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 24 ago 2014, 22:54

RJSC Escreveu:Aos electrotécnicos aqui, alguém tem um esquema interno ou fotos do carregador dos Leaf MK1?
Como o carregador é uma fonte comutada deveria poder funcionar diretamente com os 200V a 400V DC dos painéis sem tem que comprar um inversor. Em falhas de energia já liguei a TV, computadores, routers diretamente a DC de alta tensão sem problemas, porque a primeira coisa que as fontes comutadas têm é um retificador.
O carregador do Leaf deverá ter um retificador seguido de um conversor boost para correção do fator de potência, mas não quero desmanchar o carro para levvantar o esquema do carregador nem arriscar queimar um carregador de mais de 3000€ para experimentar...
Em teoria o carregador do carro recebendo o piloto do EVSE e DC entre 200 e 400V deveria funcionar
Descobriste algo acerca disto RJSC?
Seria bom demais, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 25 ago 2014, 00:31

VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:Aos electrotécnicos aqui, alguém tem um esquema interno ou fotos do carregador dos Leaf MK1?
Descobriste algo acerca disto RJSC?
Seria bom demais, não?
Não me parece bom de mais, mas vai ter que aguardar a construção do EVSE sobre o qual fiz a sondagem, já que os da Nissan, pelo menos os tijolos maiores como os que tu e eu temos, não funcionam com DC por terem um transformador de núcleo de ferro e não uma fonte de alimentação comutada (que consegue funcionar com DC).
Além disso o EVSE de origem com corrente mais baixa que temos é de 10A e os painéis típicos da microproduções (250W) que temos só dão 8A no máximo com um dia fresquinho e sol aberto.

Se isto carregar fico com um sistema de Backup 5 estrelas: de dia carrega, de noite posso usar um inversor de 1500W ligado no barramento de 12V do Leaf. Desde que esteja de dia em casa e haja sol, pode faltar eletricidade uma semana. :lol:

Sei que um dia me disseste que qualquer dia ia arranjar maneira de carregar o Leaf diretamente dos painéis solares e eu ri-me porque na altura estava a pensar que seria para utilizar a ficha Chademo que me obrigava a dar 3000€ por uma e construir um conversor DC-DC.
Agora que me lembrei de aproveitar o carregador original do carro e um EVSE construido por mim que tanto servirá para DC como AC, o caso muda de figura... É carregamento DC só com o custo extra de umas fichas MC4 para ligar na instalação fotovoltaica.

Quero ver alguém fazer uma coisa destas com o carro com "Fool Cells"... :lol:
Ainda se arrisca e explodir com a casa...

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 25 ago 2014, 08:53

:lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”