
Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Não sei se este video já anda por aqui, se assim for peço desculpa.
https://www.youtube.com/watch?v=Ofph3CUObAQ
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Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Está mesmo no tópico abaixo do Bolt...mas não deve ser para assim tão cedo, o carro... 

Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Como referi não reparei, mas penso que esta noticia merece um tópico próprio, até pelas implicações que pode ter no mercado de VE de imediato.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Já tinha referido no forum essa possibilidade mas de 350 kms exequíveis já....parece que estão à espera.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Pelo vídeo, aparecendo este pack ainda com a carroçaria actual, é bem possível que dê para actualizar! Assim já conseguia convencer a minha patroa a fazer novo investimento!
Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Hoje estava a "passear" pelo Google à procura de um telemóvel Android com boa bateria e encontrei o que poderá ser a bateria do Leaf de segunda geração.
O telemóvel é o X550 da Bluboo.

http://www.bluboo.com.cn/product/showpr ... g=en&id=52
Ao ver o fabricante da bateria, lembrei-me de notícias que já tinha lido deste fabricante e do seu projecto para baterias para carros eléctricos.
A bateria de 5300mah deste telemóvel é da amprius, 5300mah para bateria de telemóvel é muito mah, o meu Xiaomi Red Rice tem uma de 2050mah... Este fabricante de baterias para telemóveis é parceiro da Nissan, é por isto que tem importância para o que estamos a falar neste tópico.
Nos últimos anos temos lido notícias de baterias fantásticas com o dobro da densidade energética e a metade do preço das actuais. O problema é que muitas destas notícias servem apenas para algumas empresas captarem investimentos e depois fugirem com o dinheiro para o México...
A amprius tem contribuído para este tipo de notícias, prevendo ter para breve uma bateria de 330wh/kg para ser usada em carros eléctricos, a diferença é que a amprius tem a credibilidade de um fabricante que já fabrica e vende baterias, não é uma empresa que apenas tem baterias em projecto. Os factos de este fabricante ser parceiro da Nissan e enviar regularmente para teste células de lítio a uma agência do governo dos EUA, dão ainda mais credibilidade.
A recente bateria de 5300mah para o telemóvel demonstra que a amprius finalmente conseguiu aumentar a densidade energética das suas baterias.
A bateria actual do Nissan Leaf tem uma densidade energética de 157wh/kg.
Mais informações neste relatório do ano passado:
As células usadas em carros eléctricos deverão ser maiores que as usadas nos telemóveis. Tendo em conta que para a tensão normalmente usada em carros eléctricos implica utilizar cerca de 96 células em série, cada célula deverá ser aproximadamente de 140ah ou 70ah se usadas duas em paralelo.
Resumindo, 330wh/kg é mais do dobro de 157wh/kg.
Considerando a autonomia de 199km em NEDC para o Leaf actual, a actualização de bateria suponha uma subida para 418 km NEDC. Isto mantendo o mesmo peso.
Mas podemos fazer outras contas se considerarmos o volume em vez de massa. As células actuais usadas no Leaf têm uma densidade energética de 317Wh/L enquanto as da amprius têm 680Wh/L e mesmo 700Wh/L. Podemos assim ter uma autonomia de 440km NEDC, mantendo a bateria com o mesmo tamanho e apenas um pouco mais pesada.
Já houve um Leaf em testes com duas baterias, uma delas no porta-bagagens, teria assim 880km em NEDC
Mas acho que a autonomia adicional não compensava o peso extra.
Estou curioso para saber que tipo de células a Panasonic vai usar na Gigafactory da Tesla. Correm o risco de começar a produzir células já obsoletas se mantiverem a mesma química.
Um coisa é certa, as baterias já estão disponíveis, e a Renault-Nissan não vai querer perder a liderança na mobilidade eléctrica. Para o ano já se poderá fazer Porto-Lisboa e Lisboa-Faro num carro eléctrico sem parar para carregar nem ter que roubar um banco para comprar um Tesla.
O telemóvel é o X550 da Bluboo.

http://www.bluboo.com.cn/product/showpr ... g=en&id=52
Ao ver o fabricante da bateria, lembrei-me de notícias que já tinha lido deste fabricante e do seu projecto para baterias para carros eléctricos.
A bateria de 5300mah deste telemóvel é da amprius, 5300mah para bateria de telemóvel é muito mah, o meu Xiaomi Red Rice tem uma de 2050mah... Este fabricante de baterias para telemóveis é parceiro da Nissan, é por isto que tem importância para o que estamos a falar neste tópico.
Nos últimos anos temos lido notícias de baterias fantásticas com o dobro da densidade energética e a metade do preço das actuais. O problema é que muitas destas notícias servem apenas para algumas empresas captarem investimentos e depois fugirem com o dinheiro para o México...
A amprius tem contribuído para este tipo de notícias, prevendo ter para breve uma bateria de 330wh/kg para ser usada em carros eléctricos, a diferença é que a amprius tem a credibilidade de um fabricante que já fabrica e vende baterias, não é uma empresa que apenas tem baterias em projecto. Os factos de este fabricante ser parceiro da Nissan e enviar regularmente para teste células de lítio a uma agência do governo dos EUA, dão ainda mais credibilidade.
A recente bateria de 5300mah para o telemóvel demonstra que a amprius finalmente conseguiu aumentar a densidade energética das suas baterias.
A bateria actual do Nissan Leaf tem uma densidade energética de 157wh/kg.
Mais informações neste relatório do ano passado:
•
Amprius –project lead
•
BASF –cathode development
•
Nissan – cell design
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2014_p.pdfFinal performance targets:
•
>680 Wh/L energy density, >330 Wh/kg, 300 - 1,000 cycles
•
Calendar life degradation indicative of 5 -10 year life
•
Safe, durable cell construction
As células usadas em carros eléctricos deverão ser maiores que as usadas nos telemóveis. Tendo em conta que para a tensão normalmente usada em carros eléctricos implica utilizar cerca de 96 células em série, cada célula deverá ser aproximadamente de 140ah ou 70ah se usadas duas em paralelo.
Resumindo, 330wh/kg é mais do dobro de 157wh/kg.
Considerando a autonomia de 199km em NEDC para o Leaf actual, a actualização de bateria suponha uma subida para 418 km NEDC. Isto mantendo o mesmo peso.
Mas podemos fazer outras contas se considerarmos o volume em vez de massa. As células actuais usadas no Leaf têm uma densidade energética de 317Wh/L enquanto as da amprius têm 680Wh/L e mesmo 700Wh/L. Podemos assim ter uma autonomia de 440km NEDC, mantendo a bateria com o mesmo tamanho e apenas um pouco mais pesada.
Já houve um Leaf em testes com duas baterias, uma delas no porta-bagagens, teria assim 880km em NEDC

Estou curioso para saber que tipo de células a Panasonic vai usar na Gigafactory da Tesla. Correm o risco de começar a produzir células já obsoletas se mantiverem a mesma química.
Um coisa é certa, as baterias já estão disponíveis, e a Renault-Nissan não vai querer perder a liderança na mobilidade eléctrica. Para o ano já se poderá fazer Porto-Lisboa e Lisboa-Faro num carro eléctrico sem parar para carregar nem ter que roubar um banco para comprar um Tesla.
Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Realmente os próximos tempos parecem prometedores, são excelentes notícias. Motores e carregamentos mais eficientes, e baterias com o dobro da capacidade. A ser verdade, será a que preço? Será que os novos modelos serão mais caros que os actuais? Iremos passsar a fasquia dos 30 mil € ?
Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
O preço das baterias vai descer pois depende pouco dos materiais, o que mais contribui para o preço são os processos de fabrico, que estão cada vez mais avançados. Actualmente uma célula de lítio demora dias a produzir pois é um processo complexo visto que uma célula tem várias camadas. Mas o tempo deste processo é cada vez menor e vai ser reduzido para horas, depois para minutos.
Fica aqui um artigo que fala exactamente disso:

http://forococheselectricos.com/2015/06 ... e-24m.html
http://cleantechnica.com/2015/06/23/new ... w-battery/
Quando começarem a ser produzidas baterias de electrólito sólido o preço da bateria não deverá ser superior ao do motor eléctrico. Nessa altura o carro eléctrico será consideravelmente mais barato que o de combustão.
Fica aqui um artigo que fala exactamente disso:

http://forococheselectricos.com/2015/06 ... e-24m.html
http://cleantechnica.com/2015/06/23/new ... w-battery/
Quando começarem a ser produzidas baterias de electrólito sólido o preço da bateria não deverá ser superior ao do motor eléctrico. Nessa altura o carro eléctrico será consideravelmente mais barato que o de combustão.
Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Será que vamos ter baterias para os mk1 com essa densidade energética? Nem sequer tem sistema de refrigeração para baterias!
Mas afinal não era a LG que estava mais avançada nas baterias? A aliança Nissan-Renault não tem já ligação com esse fornecedor através do modelos como o Zoe?
Mas afinal não era a LG que estava mais avançada nas baterias? A aliança Nissan-Renault não tem já ligação com esse fornecedor através do modelos como o Zoe?
Re: Nissan's 544-km Long-Range LEAF
Acho que a Nissan não vai permitir a actualização das baterias dos mk1/mk2. A estratégia deverá ser o que alguém da Renault já disse publicamente, a Renault-Nissan oferece-se para comprar o carro antigo e aplica um desconto no carro novo. Mas a esta altura nada é certo.OCasal Escreveu:Será que vamos ter baterias para os mk1 com essa densidade energética? Nem sequer tem sistema de refrigeração para baterias!
Mas afinal não era a LG que estava mais avançada nas baterias? A aliança Nissan-Renault não tem já ligação com esse fornecedor através do modelos como o Zoe?
A tecnologia da amprius a ser aplicada nos carros eléctricos, deverá ser comprada e produzida pela AESC ou LG. A amprius não deve ter capacidade para produzir baterias suficientes para um grande fabricante como Nissan ou Renault.
Mas seja através de espionagem industrial ou compra de patentes, esta tecnologia deverá ficar disponível a outros fabricantes caso o queiram. Até é possível que a LG já esteja mais avançada que a amprius, mas que não o divulgue pois tem construtores automóveis a comprar as baterias actuais.