
Carregar a 10A ou 16A
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Carregar a 10A ou 16A
Durante um carregamento noturno, ou seja com muito tempo, o que é recomendável, carregar a 10A ou 16A?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregar a 10A ou 16A
Os experts referem que a 16a a eficiência é maior.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Carregar a 10A ou 16A
Não aquece mais as baterias?
Quando te referes a eficiência significa que se gasta mais eletricidade a 10A do que a 16A?
Quando te referes a eficiência significa que se gasta mais eletricidade a 10A do que a 16A?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Carregar a 10A ou 16A
Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Carregar a 10A ou 16A
Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregar a 10A ou 16A
No nosso planeta também é assim.ICEM4N Escreveu:Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
A 10A está mais tempo a carregar. Mesmo numa noite fria, enquanto está a carregar a tempª não diminui, logo, carregar a 16A faz com que o carro tenha mais tempo livre para arrefecimento.
Enquanto o carro está a carregar, há componentes que estão ligados e a consumir igual tornando por isso o carregamento a 10A mais ineficiente. Mas a este nível acho que a diferença é mínima (pelo menos no leaf é).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Carregar a 10A ou 16A
Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?
Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?
Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregar a 10A ou 16A
Lançaste agora realidades muito diferentes.jasmim Escreveu:Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?
Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
O pack da vetrix é muito mais pequeno. Logo muito mais variam os C's de entrada consoante a potência de carregamento.
Para o leaf, 10A ou 16A (ou até mesmo 32A) não passam de cócegas inferiores a 0,5C.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Carregar a 10A ou 16A
Ok, bem visto.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: Carregar a 10A ou 16A
Correcto. Numa bateria de 21 KWh carregar a 6,6 KW corresponde a apenas 0,3 C. Para uma bateria de lítio actual isto não é nada. Durante o carregamento existem vários componentes a serem usados independentemente da corrente que passa, quanto menos tempo estiverem a ser usados mais eficiente fica o carregamento e menos desgaste sofrem esses mesmos componentes. Carregar a 32 A é o ideal.jasmim Escreveu:Ok, bem visto.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.