Carregar a 10A ou 16A
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Carregar a 10A ou 16A
Durante um carregamento noturno, ou seja com muito tempo, o que é recomendável, carregar a 10A ou 16A?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregar a 10A ou 16A
Os experts referem que a 16a a eficiência é maior.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
Não aquece mais as baterias?
Quando te referes a eficiência significa que se gasta mais eletricidade a 10A do que a 16A?
Quando te referes a eficiência significa que se gasta mais eletricidade a 10A do que a 16A?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
No nosso planeta também é assim.ICEM4N Escreveu:Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
A 10A está mais tempo a carregar. Mesmo numa noite fria, enquanto está a carregar a tempª não diminui, logo, carregar a 16A faz com que o carro tenha mais tempo livre para arrefecimento.
Enquanto o carro está a carregar, há componentes que estão ligados e a consumir igual tornando por isso o carregamento a 10A mais ineficiente. Mas a este nível acho que a diferença é mínima (pelo menos no leaf é).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?
Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?
Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Lançaste agora realidades muito diferentes.jasmim Escreveu:Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
O pack da vetrix é muito mais pequeno. Logo muito mais variam os C's de entrada consoante a potência de carregamento.
Para o leaf, 10A ou 16A (ou até mesmo 32A) não passam de cócegas inferiores a 0,5C.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
Ok, bem visto.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Correcto. Numa bateria de 21 KWh carregar a 6,6 KW corresponde a apenas 0,3 C. Para uma bateria de lítio actual isto não é nada. Durante o carregamento existem vários componentes a serem usados independentemente da corrente que passa, quanto menos tempo estiverem a ser usados mais eficiente fica o carregamento e menos desgaste sofrem esses mesmos componentes. Carregar a 32 A é o ideal.jasmim Escreveu:Ok, bem visto.