
Temperatura média do pack de baterias e o número de ciclos
Temperatura média do pack de baterias e o número de ciclos
O Malm acha que a temperatura pode ter muita influência no número de ciclos que um pack pode conseguir realizar até perder uma percentagem considerável de autonomia. Mas na literatura todos falam em número de ciclos, mas não dizem qual o intervalo de temperaturas. Qual é a vossa opinião?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Normalmente o número de ciclos anunciados são a 25C. A temperaturas superiores serão menos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
aqui explica mt bem, até têm um modelo e tudo
Varia consoante 4 factores:
Technically, lithium battery calendar life is a function of 4 variables:
Mean temperature
Standard deviation of temperature
Mean state of charge (SOC)
Standard deviation of SOC
http://www.electricvehiclewiki.com/Batt ... acity_Loss
Como curiosidade neste modelo (que só é valido para leafs 2011 e 2012)n no Porto a bateria dura mais 11 meses, para o mesmo numero de kms
Vgomes
Varia consoante 4 factores:
Technically, lithium battery calendar life is a function of 4 variables:
Mean temperature
Standard deviation of temperature
Mean state of charge (SOC)
Standard deviation of SOC
http://www.electricvehiclewiki.com/Batt ... acity_Loss
Como curiosidade neste modelo (que só é valido para leafs 2011 e 2012)n no Porto a bateria dura mais 11 meses, para o mesmo numero de kms
Vgomes
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Pelo que percebi vamos ter mk1 a fazer 200mil quilómetros com o pack ainda em bom estado, desde que hajam cuidados com as temperaturas, certo?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Sim. Em Seatle um Leaf fez mais de 200k km até à 8 barras, e isto fazendo duas CR diárias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
O malm teve degradacoes anuais de 10% contra 2% tendo cuidado com a temperatura. Sera coincidencia?? Eu acho que naomjr Escreveu:Sim. Em Seatle um Leaf fez mais de 200k km até à 8 barras, e isto fazendo duas CR diárias.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Quem não se preocupa em deixar a bateria dois meses, quase todos os dias, a 40 ºC, vai observar taxas de degradação muito elevadas. Deve ter sido algo de semelhante o que se passou comigo em 2012 e 2013. Com a agravante de ter uma taxa de degradação bem diferente entre as células, com as mais internas a sofrerem mais. Em 3 anos desapareceram-me uns 25% de capacidade, sem que o carro se tenha adaptado a isso, o que fez com que chegasse a parar ainda com uma barra (sem tartaruga). Desde que tenho o Canion que faço questão de a manter abaixo dos 25º C, só por poucas horas semanais admito que cheguem aos 30º C. Pelo que tenho observado, de há ano e meio para cá, a perda tem sido muito menor, mantendo a mesma autonomia e a tartaruga de vários pontos percentuais de SoC. Recordo que obtive dois registos da capacidade restante da bateria, feitos já neste período em que mantive os cuidados com as temperaturas, um em março de 2014 que deu 36,4 Ah e um em junho de 2015 que deu 35 Ah. Corresponde a uma degradação de 3% ao ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
É uma conta relativamente fácil, basta multiplicar o consumo médio (kW.h/km) pelo número de km e dividir pela capacidade média da bateria no período.
No meu caso ando com cerca de 800 ciclos completos, 24% de degradação. Mas o fator principal não são os ciclos mas sim os 50 meses...
No meu caso ando com cerca de 800 ciclos completos, 24% de degradação. Mas o fator principal não são os ciclos mas sim os 50 meses...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Consumo médio deve rondar os 120 Wh/km.
Tenho cerca de 83000 km.
Vamos considerar a capacidade média de 14,5 kWh.
Dá 687 ciclos.
Tenho cerca de 83000 km.
Vamos considerar a capacidade média de 14,5 kWh.
Dá 687 ciclos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura média do pack de baterias e o número de cicl
Porque achas que para calcular o número de ciclos sugeri usar a capacidade média no período? Deste modo já está considerada a degradação.
Claro que são sempre aproximações, pois não sabemos o consumo médio real nem a capacidade média real. Eu diria que os valores apresentado têm uma margem de até 20%, o que é bem bom.
Claro que são sempre aproximações, pois não sabemos o consumo médio real nem a capacidade média real. Eu diria que os valores apresentado têm uma margem de até 20%, o que é bem bom.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt