
Temperatura Vs Carregamento a 100%
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Temperatura Vs Carregamento a 100%
Boa noite, pretendia colocar uma questão acerca da temperatura das baterias em dias quentes como os mais recentes.
Estou em dúvida de qual a escolha que deva fazer para reduzir o efeito de degradação da bateria do meu Leaf.
Questão:
Carrego o Leaf durante o dia, pode ser na parte da manhã ou na parte da tarde. A Garagem de manhã tem registado 20/25 graus, de tarde 30/35 graus.
Uma vez que só há deslocação no inicio e no fim do dia, o que será melhor? Carregar de manhã até 100% e estacionar em local mais fresco durante a tarde ou carregar de tarde e iniciar viagem após os 100% de carregamento?
É um MK2
Agradeço as vossa opiniões.
Estou em dúvida de qual a escolha que deva fazer para reduzir o efeito de degradação da bateria do meu Leaf.
Questão:
Carrego o Leaf durante o dia, pode ser na parte da manhã ou na parte da tarde. A Garagem de manhã tem registado 20/25 graus, de tarde 30/35 graus.
Uma vez que só há deslocação no inicio e no fim do dia, o que será melhor? Carregar de manhã até 100% e estacionar em local mais fresco durante a tarde ou carregar de tarde e iniciar viagem após os 100% de carregamento?
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- mjr
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Para minimizar o efeito, talvez carregar de madrugada na parte mais fria do dia até 80%. É fundamental os 100% de SOC? Não gosto de ver 100% de SOC com temperaturas elevadas durante muito tempo...
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- BrunoAlves
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Idealmente carregarias durante a noite e fora da garagem (sim, eu também tenho garagem e o carro dorme ao relento...)
Se não precisares da autonomia dada pelos 100% de carga, carrega só até 80% a menos que vás arrancar logo a seguir ao término da carga. A que horas fazes as viagens?
Se não precisares da autonomia dada pelos 100% de carga, carrega só até 80% a menos que vás arrancar logo a seguir ao término da carga. A que horas fazes as viagens?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Se carregar a 80% quando voltar a carregar devo ter menos de 20%, que também não é muito bom, certo?
As viagens diárias consomem normalmente 65/70 % da bateria
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
De manhã 8h /9h, ao fim do dia 19h/20h
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- BrunoAlves
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Não. O problema maior são as temperaturas altas e o SOC a 100% durante muito tempo. Combinados, pior
Desde que não vás para lá do aviso de bateria muito fraca frequentemente, os ciclos de descarga não são problemáticos. Se conseguires sair com as baterias (mais) frescas e evitar a esturra (p. ex.: sombra se houver) será preferível. Daí que carregar pela madrugada seja melhor do que carregar durante o dia ao calor.

Desde que não vás para lá do aviso de bateria muito fraca frequentemente, os ciclos de descarga não são problemáticos. Se conseguires sair com as baterias (mais) frescas e evitar a esturra (p. ex.: sombra se houver) será preferível. Daí que carregar pela madrugada seja melhor do que carregar durante o dia ao calor.
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Não Bruno, ele não carrega ao sol! A garagem onde carrega é que aquece de tal forma que de tarde passa dos 30 graus com sombra.
A solução tem sido retira-lo da garagem após carregamento e procurar uma sombra, mas não sei se é a melhor escolha.
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- BrunoAlves
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
O sol a incidir não é o maior problema. A temperatura ambiente, a falta de vento e o alcatrão a ferver por baixo (daí a importância da sombra) são bem mais problemáticos 

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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
A minha garagem tb é muito quente e o meu mk1 ficou parado na garagem 2 meses no verão á espera do processo de legalização e dos 62ahr que chegou passou para os 60ahr mesmo estando parado com carga a 50%.
Nestes dias carrego na rua a partir das 24h e sempre a 10ah.
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- mjr
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Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Para a degradação a nível de descarga, o importante é a variação do SOC. Se carregares a 100% e descer até 60%, a esse nível é igual carregar até 80% e descer até 20%. Eu tentava só evitar que ele descesse do joelho, ou seja que a tensão da célula mais fraca ficasse abaixo de 3,7V (355V tensão total do pack). No mk2 isso deve acontecer com 15% de SOC, mas o ideal é confirmar com o Leaf Spy.
SOCs perto de 100% são maus, especialmente com temperaturas elevadas e muito tempo nesse estado. O objetivo aqui é minimizar esse efeito. Se bem percebi, o carro carrega no trabalho e depois volta para casa e regressa ao trabalho onde volta a carregar. É isso?
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