Temperatura Vs Carregamento a 100%

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 08 jul 2016, 00:04

Boa noite, pretendia colocar uma questão acerca da temperatura das baterias em dias quentes como os mais recentes.
Estou em dúvida de qual a escolha que deva fazer para reduzir o efeito de degradação da bateria do meu Leaf.

Questão:
Carrego o Leaf durante o dia, pode ser na parte da manhã ou na parte da tarde. A Garagem de manhã tem registado 20/25 graus, de tarde 30/35 graus.
Uma vez que só há deslocação no inicio e no fim do dia, o que será melhor? Carregar de manhã até 100% e estacionar em local mais fresco durante a tarde ou carregar de tarde e iniciar viagem após os 100% de carregamento?

É um MK2

Agradeço as vossa opiniões.
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por mjr » 08 jul 2016, 00:19

Para minimizar o efeito, talvez carregar de madrugada na parte mais fria do dia até 80%. É fundamental os 100% de SOC? Não gosto de ver 100% de SOC com temperaturas elevadas durante muito tempo...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2016, 00:22

Idealmente carregarias durante a noite e fora da garagem (sim, eu também tenho garagem e o carro dorme ao relento...)

Se não precisares da autonomia dada pelos 100% de carga, carrega só até 80% a menos que vás arrancar logo a seguir ao término da carga. A que horas fazes as viagens?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 08 jul 2016, 00:25

Se carregar a 80% quando voltar a carregar devo ter menos de 20%, que também não é muito bom, certo?
As viagens diárias consomem normalmente 65/70 % da bateria
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 08 jul 2016, 00:26

De manhã 8h /9h, ao fim do dia 19h/20h
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2016, 00:30

Não. O problema maior são as temperaturas altas e o SOC a 100% durante muito tempo. Combinados, pior ;)

Desde que não vás para lá do aviso de bateria muito fraca frequentemente, os ciclos de descarga não são problemáticos. Se conseguires sair com as baterias (mais) frescas e evitar a esturra (p. ex.: sombra se houver) será preferível. Daí que carregar pela madrugada seja melhor do que carregar durante o dia ao calor.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Braveleda
Proprietário Leaf
Mensagens: 79
Registado: 16 jan 2016, 22:30
Data de fabrico: 05 mai 2015
Capacidade bateria: 59Ah 12 Barras
Localização: Braga

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por Braveleda » 08 jul 2016, 00:35

Não Bruno, ele não carrega ao sol! A garagem onde carrega é que aquece de tal forma que de tarde passa dos 30 graus com sombra.
A solução tem sido retira-lo da garagem após carregamento e procurar uma sombra, mas não sei se é a melhor escolha.
Nissan Leaf 24Kw - 90.000Km
Tesla S85 - 364.000Km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2016, 00:47

O sol a incidir não é o maior problema. A temperatura ambiente, a falta de vento e o alcatrão a ferver por baixo (daí a importância da sombra) são bem mais problemáticos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por labutess » 08 jul 2016, 08:49

A minha garagem tb é muito quente e o meu mk1 ficou parado na garagem 2 meses no verão á espera do processo de legalização e dos 62ahr que chegou passou para os 60ahr mesmo estando parado com carga a 50%.
Nestes dias carrego na rua a partir das 24h e sempre a 10ah.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Mensagem por mjr » 08 jul 2016, 10:39

Para a degradação a nível de descarga, o importante é a variação do SOC. Se carregares a 100% e descer até 60%, a esse nível é igual carregar até 80% e descer até 20%. Eu tentava só evitar que ele descesse do joelho, ou seja que a tensão da célula mais fraca ficasse abaixo de 3,7V (355V tensão total do pack). No mk2 isso deve acontecer com 15% de SOC, mas o ideal é confirmar com o Leaf Spy.

SOCs perto de 100% são maus, especialmente com temperaturas elevadas e muito tempo nesse estado. O objetivo aqui é minimizar esse efeito. Se bem percebi, o carro carrega no trabalho e depois volta para casa e regressa ao trabalho onde volta a carregar. É isso?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”