Estação de carregamento - ajuda
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Estação de carregamento - ajuda
Peço a vossa colabração para o seguinte problema.
Pretende-se instalar uma estação de carregamento na garagem de uma instituição que pode vir a albergar alguns EV de marca e modelo incertos.
É importante que a estação permita controlo dos consumos através de cartão.
Dentro destes requisitos, a EFACEC dispõe de um modelo que existe em 3 variantes: 16A, 32A e 32Ax3.
De entre os modelos de 16 e 32A não há grande discussão, a diferença de preço é de 50€. A dúvida está na passagem dos 32A para 32Ax3, onde se passa da casa dos 600 para a dos 1200€.
De uma pesquisa que fiz para os modelos mais correntes, corrijam p.f. se estiver errado, o Leaf até 2013 é de 16A, daí em diante de 32A. O BMW i3 é de 32A. O Zoe é de 32Ax3. Assim o único que poderia tirar partido do carregamento trifásico seria o Zoe. Contudo o Zoe na versão R240 não tem carregamento rápido DC o que o vai condenar a vendas residuais,..não?
Será que o carregamento trifásico se vai generalizar no futuro ou não vale a pena pensar nisso?
Pretende-se instalar uma estação de carregamento na garagem de uma instituição que pode vir a albergar alguns EV de marca e modelo incertos.
É importante que a estação permita controlo dos consumos através de cartão.
Dentro destes requisitos, a EFACEC dispõe de um modelo que existe em 3 variantes: 16A, 32A e 32Ax3.
De entre os modelos de 16 e 32A não há grande discussão, a diferença de preço é de 50€. A dúvida está na passagem dos 32A para 32Ax3, onde se passa da casa dos 600 para a dos 1200€.
De uma pesquisa que fiz para os modelos mais correntes, corrijam p.f. se estiver errado, o Leaf até 2013 é de 16A, daí em diante de 32A. O BMW i3 é de 32A. O Zoe é de 32Ax3. Assim o único que poderia tirar partido do carregamento trifásico seria o Zoe. Contudo o Zoe na versão R240 não tem carregamento rápido DC o que o vai condenar a vendas residuais,..não?
Será que o carregamento trifásico se vai generalizar no futuro ou não vale a pena pensar nisso?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Estação de carregamento - ajuda
Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
Não conheço o Zoe mas terá forçosamente de suportar carregamento monofásico
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 13 fev 2015, 21:00
- Data de fabrico: 01 jun 2014
- Capacidade bateria: 9,3 kWh
Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.margarett Escreveu:Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
As razões são de ordem física, onde é possível com a mesma secção de cabo suportar 3 vezes mais a potência.
Isto faz toda a diferença na forma como se entrega a potência final e até do custo dos próprios quadros.
Por exemplo: um normal carregamento a 22kWh (tesla, zoe, B, smart...)
Se fosse monofásico, para colocar os quase 100 Amperes, seria necessário remodelar toda a instalação.
Se fosse trifásico, caso não houvesse, bastava juntar mais 2 fases, mantendo a instalação sem grande alterações.
Em termos de ordem prática na questão colocada, para várias viaturas, trifásico é sem dúvida o caminho.
Será possível ter a carregar várias viaturas por fase, por exemplo, e se necessário carregará mais rápido as que suportarem trifásico.
Cenários:
Para uma instalação trifásica de 3x30, cujos valores são baixos devido a ser <20,8kVA, consegue-se:
- carregar 3 LEAF a 6,6kWh
ou
- carregar 3 LEAF a 3,3kWh + 1 Zoe a 11kWh
ou
- carregar 1 Tesla ou 1 Zoe a 22kWh
Este é o cenário mais económico. Para potência superiores, o preço /dia dispara.
https://energia.edp.pt/negocios/energia ... prod=15496
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Bem resumido. Eu também prefiro o trifásico.jrochate Escreveu:Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.margarett Escreveu:Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
As razões são de ordem física, onde é possível com a mesma secção de cabo suportar 3 vezes mais a potência.
Isto faz toda a diferença na forma como se entrega a potência final e até do custo dos próprios quadros.
Por exemplo: um normal carregamento a 22kWh (tesla, zoe, B, smart...)
Se fosse monofásico, para colocar os quase 100 Amperes, seria necessário remodelar toda a instalação.
Se fosse trifásico, caso não houvesse, bastava juntar mais 2 fases, mantendo a instalação sem grande alterações.
Em termos de ordem prática na questão colocada, para várias viaturas, trifásico é sem dúvida o caminho.
Será possível ter a carregar várias viaturas por fase, por exemplo, e se necessário carregará mais rápido as que suportarem trifásico.
Cenários:
Para uma instalação trifásica de 3x30, cujos valores são baixos devido a ser <20,8kVA, consegue-se:
ou
ou
Este é o cenário mais económico. Para potência superiores, o preço /dia dispara.
https://energia.edp.pt/negocios/energia ... prod=15496
Mesmo do ponto de vista do equilíbrio da rede, acho que é o melhor caminho.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Como já foi muito bem explicado, o mais importante é saber qual a potência disponível para o carregador, quantos VE prevês estarem a carregar simultaneamente num curto médio prazo e averiguar se há necessidade de disponibilizar ou não cargas semi-rápidas.
A minha sugestão é que faças uma instalação trifásica mas instales carregadores monofásicos de 32A. Isto permite que carregas p.e 3 carros em simultâneo a 32A (7,4kW) um por fase, usando a mesma potência que seria utilizada por apenas um VE se a carga fosse em trifásico (22kW). 3 Carros a carregar a 22kW obrigariam a teres disponíveis 66kW para o carregador.
A minha sugestão é que faças uma instalação trifásica mas instales carregadores monofásicos de 32A. Isto permite que carregas p.e 3 carros em simultâneo a 32A (7,4kW) um por fase, usando a mesma potência que seria utilizada por apenas um VE se a carga fosse em trifásico (22kW). 3 Carros a carregar a 22kW obrigariam a teres disponíveis 66kW para o carregador.
- Batotinha
- Registado: 29 abr 2015, 15:18
- Data de fabrico: 14 jan 2011
- Capacidade bateria: 40 Ah
...VETL Escreveu:Bem resumido. Eu também prefiro o trifásico.
Mesmo do ponto de vista do equilíbrio da rede, acho que é o melhor caminho.
euquenadaseidoassuntovoutentarprovocaradiscussão

...
Para quem vai ter (ou tem) vários VE ainda se põe como mais premente a corrente trifásico. A questão do custo fixo associado, não deve ser posta. Se tem "estofo" para adquirir vários VE o custo fixo do fornecimento é irrelevante. Siga pra bingo!

Além disso, tomadas "trifásico" já existem aos molhos INSTALADAS. Quando a minha casa foi construída ( há 15 anos), a instalação e fornecimento era trifásico.

-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Acrescento que no caso vertente não há dificuldades para obter potência para a instalação (o edifício tem uns bons 400 kVA
) e o dinheiro não será problema de maior: dito isto, é apenas uma questão de racionalidade, ou há uma boa probabilidade de num futuro não muito longínquo este tipo de instalação trifásica ter procura e justifica-se o encargo adiocional, ou essa probabilidade é escassa e então se calhar não se justifica.
Estou naturalmente a presumir que uma instalação trifásica de 32A é capaz de dar na mesma corrente monofásica a 10, 16 ou 32A aos veículos cujos carregadores apenas suportem essas potências, certo?
Creio que é mais importante neste caso prever flexibilidade para acomodar vários tipo de soluções de carregamento do que ter um sistema preparado para cargas simultâneas.

Estou naturalmente a presumir que uma instalação trifásica de 32A é capaz de dar na mesma corrente monofásica a 10, 16 ou 32A aos veículos cujos carregadores apenas suportem essas potências, certo?
Creio que é mais importante neste caso prever flexibilidade para acomodar vários tipo de soluções de carregamento do que ter um sistema preparado para cargas simultâneas.
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Um VE trifásico carrega num carregador monofásico assim como um VE monofásico carrega num carregador trifásico.
A questão da compatibilidade não se coloca nem é problema. Aqui falamos no aproveitamento máximo das potencialidades do carro, pois se tens um VE que permita carregar em trifásico (3x32A) ligado a um carregador monofásico (1x32A) vai carregar a 1/3 da velocidade mas carrega perfeitamente.
Assim como se tiveres um carro monofásico de 16A ou 32A ligado a um carregador trifásico de 3x32A ele também carrega perfeitamente só que não aproveitará todo o recurso do carregador.
A questão da compatibilidade não se coloca nem é problema. Aqui falamos no aproveitamento máximo das potencialidades do carro, pois se tens um VE que permita carregar em trifásico (3x32A) ligado a um carregador monofásico (1x32A) vai carregar a 1/3 da velocidade mas carrega perfeitamente.
Assim como se tiveres um carro monofásico de 16A ou 32A ligado a um carregador trifásico de 3x32A ele também carrega perfeitamente só que não aproveitará todo o recurso do carregador.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Já estamos a discutir várias coisas ao mesmo tempo
Para a situação apresentada, ter trifásico é definitivamente a melhor aposta. Mesmo que os VEs não o suportem, dá para carregar 3 carros ao mesmo tempo como já se disse por aqui
Em relação aos VEs suportarem ou não trifásico...
) que a minha memória não me está a pregar partidas.
O que dizes em relação às velocidades de carregamento é tudo verdade. Mas a generalidade das pessoas carrega o carro em casa (e cá em PT será tanto mais assim quanto mais depressa se começar a pagar a rede publica de carregamentos)
Em casa, a grande grande maioria das pessoas tem só instalação monofásica. Aqui e em todo o mundo!
Não partilho da opinião dos custos:
6,9kVA: Potência (€/dia) 0,3275
20,7kVA: Potência (€/dia) 0,8629
São mais de 0,5€/dia --> 195€/ano (+IVA!)

Para a situação apresentada, ter trifásico é definitivamente a melhor aposta. Mesmo que os VEs não o suportem, dá para carregar 3 carros ao mesmo tempo como já se disse por aqui

Em relação aos VEs suportarem ou não trifásico...
Se isso acontecer, fará sentido "matar" a carga DC e as tomadas Chademo. Quer-me parecer que li por aqui há pouco tempo que esse foi definido como standard para a Europa para os próximos anos largos. Estou a falar de cor mas acho (esperoTotalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.

O que dizes em relação às velocidades de carregamento é tudo verdade. Mas a generalidade das pessoas carrega o carro em casa (e cá em PT será tanto mais assim quanto mais depressa se começar a pagar a rede publica de carregamentos)
Em casa, a grande grande maioria das pessoas tem só instalação monofásica. Aqui e em todo o mundo!
Quem é que tem 3 Leafs? Lá para o Tesla acredito... E mesmo assim, a 6,6kW monofásico "enches a barriga" ao P90 em 15h.Para uma instalação trifásica de 3x30, cujos valores são baixos devido a ser <20,8kVA, consegue-se:
ou
ou
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Tendo em conta a incerteza e de certeza que o local já deve de ter potencia contratada e de potencia elevada penso que o ideal e a pensar a longo prazo será o trifásico.Quem é que tem 3 Leafs? Lá para o Tesla acredito... E mesmo assim, a 6,6kW monofásico "enches a barriga" ao P90 em 15h.margarett Escreveu:
ou
ou
Tenho leaf e penso que se tivesse a possibilidade de trifásica praticamente não teria usado os CR ou apenas em casos mais esporádicos. Para muitas pessoas os 22KW já são suficientemente rápidos.