Estação de carregamento - ajuda

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
LFN
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Estação de carregamento - ajuda

Mensagem por LFN » 29 jul 2016, 01:21

Peço a vossa colabração para o seguinte problema.

Pretende-se instalar uma estação de carregamento na garagem de uma instituição que pode vir a albergar alguns EV de marca e modelo incertos.

É importante que a estação permita controlo dos consumos através de cartão.

Dentro destes requisitos, a EFACEC dispõe de um modelo que existe em 3 variantes: 16A, 32A e 32Ax3.

De entre os modelos de 16 e 32A não há grande discussão, a diferença de preço é de 50€. A dúvida está na passagem dos 32A para 32Ax3, onde se passa da casa dos 600 para a dos 1200€.

De uma pesquisa que fiz para os modelos mais correntes, corrijam p.f. se estiver errado, o Leaf até 2013 é de 16A, daí em diante de 32A. O BMW i3 é de 32A. O Zoe é de 32Ax3. Assim o único que poderia tirar partido do carregamento trifásico seria o Zoe. Contudo o Zoe na versão R240 não tem carregamento rápido DC o que o vai condenar a vendas residuais,..não?

Será que o carregamento trifásico se vai generalizar no futuro ou não vale a pena pensar nisso?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Estação de carregamento - ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2016, 02:15

Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
Não conheço o Zoe mas terá forçosamente de suportar carregamento monofásico
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jrochate
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Mensagem por jrochate » 29 jul 2016, 08:07

margarett Escreveu:Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.

As razões são de ordem física, onde é possível com a mesma secção de cabo suportar 3 vezes mais a potência.
Isto faz toda a diferença na forma como se entrega a potência final e até do custo dos próprios quadros.

Por exemplo: um normal carregamento a 22kWh (tesla, zoe, B, smart...)
Se fosse monofásico, para colocar os quase 100 Amperes, seria necessário remodelar toda a instalação.
Se fosse trifásico, caso não houvesse, bastava juntar mais 2 fases, mantendo a instalação sem grande alterações.

Em termos de ordem prática na questão colocada, para várias viaturas, trifásico é sem dúvida o caminho.

Será possível ter a carregar várias viaturas por fase, por exemplo, e se necessário carregará mais rápido as que suportarem trifásico.

Cenários:

Para uma instalação trifásica de 3x30, cujos valores são baixos devido a ser <20,8kVA, consegue-se:

- carregar 3 LEAF a 6,6kWh
ou
- carregar 3 LEAF a 3,3kWh + 1 Zoe a 11kWh
ou
- carregar 1 Tesla ou 1 Zoe a 22kWh

Este é o cenário mais económico. Para potência superiores, o preço /dia dispara.

https://energia.edp.pt/negocios/energia ... prod=15496

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 29 jul 2016, 09:56

jrochate Escreveu:
margarett Escreveu:Na minha opinião (e é só isso) não. O carregamento trifásico não será norma porque, em casa, as pessoas não têm esse tipo de instalação.
Totalmente em desacordo. A tendência será seguramente os EV (sobretudo na europa) suportarem trifásico.

As razões são de ordem física, onde é possível com a mesma secção de cabo suportar 3 vezes mais a potência.
Isto faz toda a diferença na forma como se entrega a potência final e até do custo dos próprios quadros.

Por exemplo: um normal carregamento a 22kWh (tesla, zoe, B, smart...)
Se fosse monofásico, para colocar os quase 100 Amperes, seria necessário remodelar toda a instalação.
Se fosse trifásico, caso não houvesse, bastava juntar mais 2 fases, mantendo a instalação sem grande alterações.

Em termos de ordem prática na questão colocada, para várias viaturas, trifásico é sem dúvida o caminho.

Será possível ter a carregar várias viaturas por fase, por exemplo, e se necessário carregará mais rápido as que suportarem trifásico.

Cenários:

Para uma instalação trifásica de 3x30, cujos valores são baixos devido a ser <20,8kVA, consegue-se:

ou
ou

Este é o cenário mais económico. Para potência superiores, o preço /dia dispara.

https://energia.edp.pt/negocios/energia ... prod=15496
Bem resumido. Eu também prefiro o trifásico.
Mesmo do ponto de vista do equilíbrio da rede, acho que é o melhor caminho.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 29 jul 2016, 12:07

Como já foi muito bem explicado, o mais importante é saber qual a potência disponível para o carregador, quantos VE prevês estarem a carregar simultaneamente num curto médio prazo e averiguar se há necessidade de disponibilizar ou não cargas semi-rápidas.
A minha sugestão é que faças uma instalação trifásica mas instales carregadores monofásicos de 32A. Isto permite que carregas p.e 3 carros em simultâneo a 32A (7,4kW) um por fase, usando a mesma potência que seria utilizada por apenas um VE se a carga fosse em trifásico (22kW). 3 Carros a carregar a 22kW obrigariam a teres disponíveis 66kW para o carregador.

Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por Batotinha » 29 jul 2016, 12:23

VETL Escreveu:Bem resumido. Eu também prefiro o trifásico.
Mesmo do ponto de vista do equilíbrio da rede, acho que é o melhor caminho.
...
euquenadaseidoassuntovoutentarprovocaradiscussão :oops:
...
Para quem vai ter (ou tem) vários VE ainda se põe como mais premente a corrente trifásico. A questão do custo fixo associado, não deve ser posta. Se tem "estofo" para adquirir vários VE o custo fixo do fornecimento é irrelevante. Siga pra bingo! :violin:
Além disso, tomadas "trifásico" já existem aos molhos INSTALADAS. Quando a minha casa foi construída ( há 15 anos), a instalação e fornecimento era trifásico.
:o Acho de um ENORME tiro no pé, que as marcas não tenham aproveitado essa vertente para garantir junto do grande consumo a confiança e o saber de que já existe. Não é FUTURO! Com trifásico, passa a ter a opção de ELECTRÕES em abundância para quase todas as marcas e em simultâneo. Creio que deveria ser tido/entendido como um investimento INTELIGENTE :pray:

LFN
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por LFN » 29 jul 2016, 12:49

Acrescento que no caso vertente não há dificuldades para obter potência para a instalação (o edifício tem uns bons 400 kVA :)) e o dinheiro não será problema de maior: dito isto, é apenas uma questão de racionalidade, ou há uma boa probabilidade de num futuro não muito longínquo este tipo de instalação trifásica ter procura e justifica-se o encargo adiocional, ou essa probabilidade é escassa e então se calhar não se justifica.

Estou naturalmente a presumir que uma instalação trifásica de 32A é capaz de dar na mesma corrente monofásica a 10, 16 ou 32A aos veículos cujos carregadores apenas suportem essas potências, certo?

Creio que é mais importante neste caso prever flexibilidade para acomodar vários tipo de soluções de carregamento do que ter um sistema preparado para cargas simultâneas.

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 29 jul 2016, 13:15

Um VE trifásico carrega num carregador monofásico assim como um VE monofásico carrega num carregador trifásico.
A questão da compatibilidade não se coloca nem é problema. Aqui falamos no aproveitamento máximo das potencialidades do carro, pois se tens um VE que permita carregar em trifásico (3x32A) ligado a um carregador monofásico (1x32A) vai carregar a 1/3 da velocidade mas carrega perfeitamente.
Assim como se tiveres um carro monofásico de 16A ou 32A ligado a um carregador trifásico de 3x32A ele também carrega perfeitamente só que não aproveitará todo o recurso do carregador.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2016, 15:24

Já estamos a discutir várias coisas ao mesmo tempo :mrgreen:

Para a situação apresentada, ter trifásico é definitivamente a melhor aposta. Mesmo que os VEs não o suportem, dá para carregar 3 carros ao mesmo tempo como já se disse por aqui ;)

Em relação aos VEs suportarem ou não trifásico...
Se isso acontecer, fará sentido "matar" a carga DC e as tomadas Chademo. Quer-me parecer que li por aqui há pouco tempo que esse foi definido como standard para a Europa para os próximos anos largos. Estou a falar de cor mas acho (espero :P ) que a minha memória não me está a pregar partidas.

O que dizes em relação às velocidades de carregamento é tudo verdade. Mas a generalidade das pessoas carrega o carro em casa (e cá em PT será tanto mais assim quanto mais depressa se começar a pagar a rede publica de carregamentos)
Em casa, a grande grande maioria das pessoas tem só instalação monofásica. Aqui e em todo o mundo!
ou
ou
Quem é que tem 3 Leafs? Lá para o Tesla acredito... E mesmo assim, a 6,6kW monofásico "enches a barriga" ao P90 em 15h.
Não partilho da opinião dos custos:
6,9kVA: Potência (€/dia) 0,3275
20,7kVA: Potência (€/dia) 0,8629
São mais de 0,5€/dia --> 195€/ano (+IVA!)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 29 jul 2016, 16:01

margarett Escreveu:
ou
ou
Quem é que tem 3 Leafs? Lá para o Tesla acredito... E mesmo assim, a 6,6kW monofásico "enches a barriga" ao P90 em 15h.
Não partilho da opinião dos custos:
6,9kVA: Potência (€/dia) 0,3275
20,7kVA: Potência (€/dia) 0,8629
São mais de 0,5€/dia --> 195€/ano (+IVA!)
Tendo em conta a incerteza e de certeza que o local já deve de ter potencia contratada e de potencia elevada penso que o ideal e a pensar a longo prazo será o trifásico.
Tenho leaf e penso que se tivesse a possibilidade de trifásica praticamente não teria usado os CR ou apenas em casos mais esporádicos. Para muitas pessoas os 22KW já são suficientemente rápidos.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”