o problema do futuro

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
banshee
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

o problema do futuro

Mensagem por banshee » 04 nov 2016, 01:03

Sou ainda muito pouco rodado na aventura dos eléctricos, no entanto prevejo que o grande problema num futuro próximo tantos para os usuarios actuais de ve ,como nos indecisos na compra de ve seja os problemas para abastecer .

Esta semana cheguei á AS de pombal , e estava um tesla a carregar , como era feriado e tinha vagar aguardei 35 minutos pela carga do "fantástico " tesla , e lá fui eu carregar "mais 20 minutos de espera". Como era feriado , sem qualquer stress.

Na volta sentido norte-sul , cheguei e estava um kia a abasteçer "do confrade sousinha", de seguida carreguei eu , e chegou logo um tesla tambem que ficou á espera . Como era feriado ainda estivemos todos na conversa acerca das aventuras de andar de ve. :lol: :lol: :lol:

Ainda esta semana no caminho para Lisboa, cheguei a Aveiras , e estava mesmo a sair do carregamento um leaf novinho .Portanto na boa .

Quando vinha a sair de Lisboa precisava mesmo de abastecer em Aveiras sul-norte mas o posto estava avariado, cinco tentativas depois vi-me forçado a pedir á funcionaria se podia abastecer do outro lado , ao que prontamente me respondeu que sim(deixo aqui um agradecimento á simpatia e atenção da funcionaria da AS Aveiras ). Agora vamos imaginar que chegava lá e estava um ve a abastecer , e outro em espera!!!!!! :roll: :roll: :roll: Já tarde, atrasado , e com alguma pressa..............

Já me aconteceu tambem algumas vezes chegar para carregar aos postos de cidade"santarem , leiria ,coimbra" , e os lugares estarem ocupados por veiculos normais , como não há sinal de proibido estacionar excepto ve , não há como resolver a coisa.

Portanto acho que com o aumento de ve a circular , este venha a sêr um grande problema, especialmente quando vamos com pressa. :think:

sousinha
Registado: 03 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 30 Ah

Re: o problema do futuro

Mensagem por sousinha » 04 nov 2016, 01:58

Esses são para mim os incovenientes. Chegar aos postos e eles estarem a ser usados ( vamos ter de esperar caso a autonomia não chegue para ir a mais nenhum lado) o problema do estancionamento indevido por muito que custe o portugues só aprende quando lhe mexemos no bolso. Quanto a eles estarem avariados penso que se ha entidades responsaveis pela sua manutençao ,serão eles que tem de tratar deles ( diga-se de passagem que ha tantos sem estarem a funcionar a 100% que da pena). Uma duvida para ires carregar ao outro lado como fizeste?( ha alguma passagem para o outro lado ou tiveste de sair da autoestrada e inverter o sentido?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 04 nov 2016, 04:37

Em Pombal e Aveiras tem sido habitual deixarem dar a volta para o sentido contrário. Impecáveis :)
O acesso faz-se caminho de serviço deles, há uma entrada/saída de serviço nas traseiras das AS e uma ligação entre os sentidos por baixo da estrada.
Obviamente que nos comprometemos a voltar pelo mesmo caminho e seguir viagem normal na AE. Em alguns casos é normal deixar uma identificação qualquer
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Flyer
Proprietário Tesla
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Mensagem por Flyer » 04 nov 2016, 10:38

É um problema, mas deixará de o ser logo que começa a ser pago, algo que defendo desde a implantação da rede.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 04 nov 2016, 10:43

É um problema que pode acontecer quer a gasolina, gasóleo, GPL, etc... se o posto estiver ocupado é necessário esperar!
Há que adequar a oferta à procura e atualmente a procura é baixa logo "estatisticamente" a oferta estará bem dimensionada...

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 04 nov 2016, 11:37

Flyer Escreveu:É um problema, mas deixará de o ser logo que começa a ser pago, algo que defendo desde a implantação da rede.
Neste caso concreto não acredito.

Em AE a solução passa por carregamento DC, mais postos (no mínimo a 22kwh).

Na cidade concordo, porque as carregamentos domésticos serão privilegiados.

Já referi noutro tópico isto mesmo, a muito curto prazo esta situação tornar-se-á muito complicada, sobretudo em Aveiras devido à proximidade de Lisboa.

No final do mês passado tive muita sorte porque 10min depois de ter chegado a Aveiras, já estavam 2 carros à espera e em conversa com o proprietário de um desses carros, eles disse-me que era assim todos os dias 2 e 3 carros à espera.

Não é preciso recuar muito tempo para perceber que as coisas mudaram muito ultimamente.

E o problema é que não se vê nada a avançar na AE em termos de PCR's., esperemos que os 14 para os municípios cheguem antes do final do ano.

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 04 nov 2016, 13:36

rimsilva Escreveu:
Flyer Escreveu:É um problema, mas deixará de o ser logo que começa a ser pago, algo que defendo desde a implantação da rede.
Neste caso concreto não acredito.

Em AE a solução passa por carregamento DC, mais postos (no mínimo a 22kwh).

Na cidade concordo, porque as carregamentos domésticos serão privilegiados.

Já referi noutro tópico isto mesmo, a muito curto prazo esta situação tornar-se-á muito complicada, sobretudo em Aveiras devido à proximidade de Lisboa.

No final do mês passado tive muita sorte porque 10min depois de ter chegado a Aveiras, já estavam 2 carros à espera e em conversa com o proprietário de um desses carros, eles disse-me que era assim todos os dias 2 e 3 carros à espera.

Não é preciso recuar muito tempo para perceber que as coisas mudaram muito ultimamente.

E o problema é que não se vê nada a avançar na AE em termos de PCR's., esperemos que os 14 para os municípios cheguem antes do final do ano.
Antes do final do ano nem se terá quem vai colocar e gerir os postos. Pois até final do mês de Novembro mais dia menos dia é a receção de propostas, depois temos a qualificação e escolha (aí uns 30 a 60 dias) depois informar todos das condições e quem ganhou, tempo para reclamações (15-30 dia) deliberação final etc etc. Ou seja lá para meio do próximo ano.. :?

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 04 nov 2016, 13:43

beme83 Escreveu: Antes do final do ano nem se terá quem vai colocar e gerir os postos. Pois até final do mês de Novembro mais dia menos dia é a receção de propostas, depois temos a qualificação e escolha (aí uns 30 a 60 dias) depois informar todos das condições e quem ganhou, tempo para reclamações (15-30 dia) deliberação final etc etc. Ou seja lá para meio do próximo ano.. :?
Infelizmente sou tentado a concordar, mas... Através de uma entidade que normalmente está envolvida nestas andanças, foi-me referido que os postos estão a aguardar intalação, será só o tempo de terminar o concurso, assinar contrato e instalar.

Gostava muito, mas acho dificil...

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 04 nov 2016, 14:05

Eu entendo que quando for a pagar irá melhorar. Primeiro porque só irá carregar quem realmente precisar e segundo porque quando os postos começarem a ser muito usados torna-se economicamente vantajoso colocar mais postos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

banshee
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por banshee » 04 nov 2016, 15:14

mjr Escreveu:Eu entendo que quando for a pagar irá melhorar. Primeiro porque só irá carregar quem realmente precisar e segundo porque quando os postos começarem a ser muito usados torna-se economicamente vantajoso colocar mais postos.
Também acho que irá melhorar, mas para ser comercialmente vantajoso a venda da electricidade o kw irá para os 0.30 /kw, pelo que em viagens longas de AE se voltará a optar por usar um carro normal ,no meu caso numa viagem a lisboa em AE a 115-120 kms hora, mais 20 minutos para abastecer na ida ,outros 10-15 minutos a abastecer na volta , e pagar á volta de 10 euros de electricidade, nos dias que vou com pressa irei preferir ir num veiculo normal,pois a essa velocidade gasto mais ou menos 12 euros de gasoleo ida/volta.

Claro que neste caso não seria descabido tentar junto das entidades competentes uma redução de pelo menos 50% no valor das portagens aos ve , pois alem de não emitir co2 e outros gases , não causam grande desgaste ao piso do AE pois a velocidade normal de ve é de 100-120 kms /h.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”