
Curto circuito a carregar
Curto circuito a carregar
Boas,
Hoje á noite o carro quando começou a carregar fez disparar o quadro porque a ficha a que estava ligado tinha uma tripla que derreteu.
Ainda não sei se o carro carrega noutra ficha porque ainda não tive tempo para experimentar.
Acham que pode ter acontecido alguma coisa ao carro/carregador ou geralmente nada acontece?
Hoje á noite o carro quando começou a carregar fez disparar o quadro porque a ficha a que estava ligado tinha uma tripla que derreteu.
Ainda não sei se o carro carrega noutra ficha porque ainda não tive tempo para experimentar.
Acham que pode ter acontecido alguma coisa ao carro/carregador ou geralmente nada acontece?
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Re: Curto circuito a carregar
Ao carro não deve ter acontecido nada.
Ao EVSE (a caixa e cabo que liga da tomada ao carro) para além da ficha doméstica também ter derretido também não deve ter acontecido nada.
Além disso a tomada onde estava a ficha tripla também pode ter sobreaquecido.
Carregar carros com fichas triplas só para quem sabe do assunto, porque é extremamente raro encontrar uma ficha tripla no mercado com cabo e contactos que suportem um carregamento a velocidades normais.
Ao EVSE (a caixa e cabo que liga da tomada ao carro) para além da ficha doméstica também ter derretido também não deve ter acontecido nada.
Além disso a tomada onde estava a ficha tripla também pode ter sobreaquecido.
Carregar carros com fichas triplas só para quem sabe do assunto, porque é extremamente raro encontrar uma ficha tripla no mercado com cabo e contactos que suportem um carregamento a velocidades normais.
- mjr
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Re: Curto circuito a carregar
A acontecer alguma coisa ao EVSE, só mesmo na ficha que estava encaixada na tripla, que poderá ter derretido parcialmente. Uma inspeção visual deve ser suficiente, junto com uma verificação com uma carga numa ficha em boas condições que não aqueça demasiado. Se estiver danificada, basta trocar a ficha por uma de boa qualidade.
Com o carro podes estar descansado.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Curto circuito a carregar
Obrigado pelas respostas
O carro soube agora que carrega numa estação pública. Por isso está tudo bem.
Aproveito para perguntar qual a melhor solução para a ficha na garagem. Estava a pensar por uma ficha só para o carregador do carro mas depois acho que não convém este ficar sempre ligado certo?
É que a ficha é dentro da garagem (box) mas o carro fica num espaço de estacionamento à frente. Mas eu não abro a porta da garagem para ligar o carro todos os dias. Tenho só a tonada a passar por baixo da porta com uma ficha que tem um botão para lhe cortar a corrente. Essa é uma boa solução ou não?
O carro soube agora que carrega numa estação pública. Por isso está tudo bem.
Aproveito para perguntar qual a melhor solução para a ficha na garagem. Estava a pensar por uma ficha só para o carregador do carro mas depois acho que não convém este ficar sempre ligado certo?
É que a ficha é dentro da garagem (box) mas o carro fica num espaço de estacionamento à frente. Mas eu não abro a porta da garagem para ligar o carro todos os dias. Tenho só a tonada a passar por baixo da porta com uma ficha que tem um botão para lhe cortar a corrente. Essa é uma boa solução ou não?
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Re: Curto circuito a carregar
Não há qualquer problema em deixar o EVSE sempre ligado. (a não ser que alguém com outro carro elétrico vá carregar à socapa)
Última edição por RJSC em 21 set 2017, 13:42, editado 1 vez no total.
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Re: Curto circuito a carregar
É que a ficha é dentro da garagem (box) mas o carro fica num espaço de estacionamento à frente. Mas eu não abro a porta da garagem para ligar o carro todos os dias. Tenho só a tonada a passar por baixo da porta com uma ficha que tem um botão para lhe cortar a corrente. Essa é uma boa solução ou não?[/quote]
Tens de saber a potência que carregas o carro e o que aguenta esse botão. Se for daqueles botões que até acendem,axo fraco para o carregamento do carro.o ideal era meteres um disjuntor e ligavas e desligavas aí. No meu caso tb comecei a passar o cabo pelo portão, mas depois acrescentei o cabo do evse e meti uma ficha trifásica na parede,agora é só ligar um pequeno cabo do carro á ficha
Tens de saber a potência que carregas o carro e o que aguenta esse botão. Se for daqueles botões que até acendem,axo fraco para o carregamento do carro.o ideal era meteres um disjuntor e ligavas e desligavas aí. No meu caso tb comecei a passar o cabo pelo portão, mas depois acrescentei o cabo do evse e meti uma ficha trifásica na parede,agora é só ligar um pequeno cabo do carro á ficha
Re: Curto circuito a carregar
Eu tenho a ficha na garagem à altura da cintura. Acham que há problema em deixar o EVSE pendurado? Parece-me um bocado pesado para estar sempre ali a fazer força. Preferia deixar no chão mas para isso estou a usar uma extensão. O que é melhor?
- BrunoAlves
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Re: Curto circuito a carregar
Os "sabonetes" costumam ter uns pequenos olhais. Passa lá uma "guita", mete um prego na parede e prontos, fica seguro 
Não uses extensões de menos de 2,5mm^2 e SOBRETUDO NÃO USES TRIPLAS!!!

Não uses extensões de menos de 2,5mm^2 e SOBRETUDO NÃO USES TRIPLAS!!!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Curto circuito a carregar
BrunoAlves Escreveu:Os "sabonetes" costumam ter uns pequenos olhais. Passa lá uma "guita", mete um prego na parede e prontos, fica seguro
Não uses extensões de menos de 2,5mm^2 e SOBRETUDO NÃO USES TRIPLAS!!!
Isso é a espessura/secção do cabo? Desculpem as perguntas mas não percebo muito de electricidade...
As triplas já aprendi, lol.
Obrigado pelas respostas.
- BrunoAlves
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Re: Curto circuito a carregar
Sim, é. Secções reduzidas produzem muito calor, podem fundir o condutor e, nos casos mais graves e nem por isso muito raros, incendiar o isolamento que depois pode incendiar o que estiver à volta.Mikel Escreveu:Isso é a espessura/secção do cabo? Desculpem as perguntas mas não percebo muito de electricidade...
Se fores comprar ou fazer uma extensão, procura certificar-te que tens secção adequada

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